segunda-feira, 29 de agosto de 2011


A Técnica Da Indução Ou Influência

Como induzir seu aluno a escrever tudo que você quer?

Desde já, antes de qualquer coisa venho advertir a todos que esta técnica não é politicamente correta, mas poucas pessoas percebem isso. Eu particulamente, jamais faria uma coisa desta mais algumas pessoas fazem, veja as imagens abaixo:



Esta é uma técnica usada em vários sistemas de educação do mundo inteiro, principalmente, quando o objetivo do diretor escolar ou do professor é levar o aluno a escrever textos elogiando um produto, SISTEMA DE GOVERNO ou mesmo um POLÍTICO de sua estima.
(Clik duplo para ampliar a imagem)
Imagem: Jornal A Folha de Burarama - Agosto 2011 nº 20


O que quero compartilhar com todos aqui, é que esta técnica de marketing politicamente incorreta é utilizada frequentemente com crianças inocentes ou pessoas menos esclarecidas, seguindo os seguintes passos, (não é difícil e qualquer um consegue desenvolver esta técnica):

1º passo: O diretor escolar ou professor determina o tipo de texto que deseja. Por exemplo, pode ser uma carta ou um slogan (frase) elogiando um sistema, um produto, ou ainda uma pessoa.

2º passo: Promete aos alunos que a melhor carta ou frase será premiada.
Obs.: O prêmio pode ser um pirulito, um bombom ou até mesmo uma bicicleta, isto varia de acordo com os objetivos e recursos financeiros.

3º passo: O diretor escolar ou professor escreve no quadro negro palavras chaves explica cada uma e acrescentando dados que gostaria que fosse citado. Depois deixam tudo por conta da imaginação dos alunos, e elogios jorram quando aquelas cabecinhas pensam, por exemplo, na bicicleta que poderão ganhar.

4º passo: As melhores frases ou mesmo a cartas são publicadas em jornais locais, postadas na internet ou ainda publicadas em jornais de maior circulação, dependendo dos objetivos desta ação.
Agora eu pergunto; quem não irá acreditar nas palavras de uma inocente criança???

Atenção:


O objetivo da demonstração desta técnica é alertar a sociedade que esta forma de marketing utilizada nos tempos da ditadura esta sendo utilizada com os nossos filhos nos dias de hoje, e isso pode influenciar e muito na educação deles como um todo. Eles poderão desenvolver características semelhantes aquelas que normalmente encontramos na maioria dos políticos de nosso país, como: jogo de interesses, gosto pela mentira e mania de tirar vantagem em tudo. Temos que está de olho bem aberto. É triste saber que estas coisas acontecem bem debaixo de nosso nariz.


As imagens acima é uma tentativa de amenizar a denúncia da matéria Alimentação escolar, isso é coisa séria! 

Abra o olho, meu povo, abra o olho!

11 comentários:

  1. Gerlice, caridade tem limite. Essa de chamar aquele panflero pessimamente escrito e mal diagramado de jornal é um ¨chute no saco¨. Até para ser panfleto ¨aquilo¨precisaria melhorar muito.

    ResponderExcluir
  2. Isso não é o que chamamos de incentivo à leitura e à técnica de produção de textos. Chamamos isso de reprodução passiva do pensamento adulto. O professor ( o "ser ativo") propõe (impõe) o tema e sugere frases ou palavras soltas que o aluno (ser "passivo") reproduz e torna-se autor de um texto que nem ele mesmo sabe o que escreveu. Condeno essa e toda a produção de texto modelado que tem o professor como protagonista oculto e o aluno como mero reprodutor capaz de atingir com maior facilidade e credibilidade o público leitor.

    ResponderExcluir
  3. A matéria é muito boa, o assunto preocupante para quem está envolvido com a formação do cidadão ético, crítico e participativo mas, apesar de minha preocupação, não consegui reter o riso ao ver as palavrinhas escritas no quadro de giz. kkkk. Vcs são demais. Geeeeente o que é isso? srrrr

    ResponderExcluir
  4. Sugestão para o título da redação: O FUTURO DOS ALIENADOS. KKKKKK. Muito bom ler um comentário feito por alguém que fala com propriedade do assunto.

    ResponderExcluir
  5. Estou acompanhando o seu blog. Está shou de bola!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Xande, como professora da área de Língua Portuguesa e Literatura Brasieira e como pedagoga eu não poderia me abster de fazer esse comentário. Abç amigo.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu comentário, é uma pena que não temos mais Neide(s) pelas escolas, não apenas pela sua formação, mas principalmente com sua índole.

    ResponderExcluir
  8. Concordo Gerlice, mesmo porque formação acadêmica não terá seus fins garantidos na sociedade, se os conhecimentos forem abstratos e, para torná-los concretos, é indispensável ter caráter, inclinação e disposição para multiplicar e fazer útil a formação conquistada. É o caso de nossa amiga, cuja postura profissional é ilibada. Abço.

    ResponderExcluir
  9. Só que essa nossa amiga comentarista, com toda a formação e capacidade que possui para atuar junto a educação do município, nunca aceitou as propostas que já lhe foram feitas para contribuir com o progresso da educação municipal.É certo que vem prestando seus serviços valiosos ao estado na area de educação, mais quando o asunto é na area municipal, ela sempre dá um deixa pra depois.Não sei se o que lhe desagrada é os salarios oferecidos mais nunca tivemos sua colaboração com a educação municipal.

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo perfeitamente a postura da colega, não podemos nos vender por míseros salários, educação é coisa séria e infelismente até o momento isso não tem ocorrido não educação da rede municipal de Capitão Eneas. Não se pode tratar o pessoal da educação como se fossem meros "peões de gatinhas", ou seja, trabalhadores de empreiteiras que não valorizam seus funcionários. Temos que ter seriedade e postura ética, e principalmente fome e sede de justiça, a propósito "você de fome de quê?"

    Parabéns, a todos que se preocupam verdadeiramente com a formação intelectual e política de nossas crianças.
    Até a próxima.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.