quinta-feira, 11 de agosto de 2011


RESGATANDO A NOSSA HISTÓRIA

Surgiu de uma expedição organizada pelo capitão Antônio Gonçalves Figueira, que buscava ligar a cidade de Montes Claros ao rio Gorutuba e aos currais do sul da Bahia. A expedição alcança a região próxima a serra do Catuni, às margens de uma pequena lagoa. Ali, o capitão e seus comandados montaram acampamento e ergueram uma cruz, marcando o futuro município de Brejo das Almas, atual Francisco Sá. Em breve o município de Brejo das Almas passa a ter um distrito chamado Bururama, que dá origem ao município de Capitão Enéas.

O nome de Capitão Enéas é homenagem a um benemérito local. Em 1962 Bururama emancipa-se e em 1965 passou a se chamar Capitão Enéas.

Enquanto que em Burarama, Enéas, já no final de sua linda e proba existência, ainda dava as cartas como o dono do pedaço e senhor absoluto. Muito fez em defesa de seu povo e de seu torrão que hoje se denomina Capitão Enéas, a Cidade das avenidas, por suas vastas, planas e bem traçadas ruas, cuja planície, presente da Natureza, por concessão única ou quiçá por descuido dos deuses, àquele abençoado recanto localizado ao norte de Minas, estado que se encontra em quase seu todo, coberto por montanhas e elevações, dai vindo o seu codinome “alterosas”.

Por outro lado, Enéas, ou o Capitão Enéas Mineiro de Souza, era homem de poucas palavras e não muito afeito às letras. Também não dispunha do jogo de cintura necessário em todas as atividades e principalmente na arte da política. Falava estritamente o necessário e, acostumado a caserna dos senhores de engenhos de onde provinha, expressava-se na maioria das vezes com frases truncadas e nem sempre compreensíveis. Bem humorado, afável, sorridente, no entanto, o Capitão possuía um senso de humanidade e um coração bondoso que contrastavam com suas rudes palavras. Empreendedor contumaz, esse Paraibano arretado, “Bandeirante do Norte das Gerais”, era comprometido com o seu povo, com o Brejo e com sua “Burarama”, hoje Capitão Enéas, em sua justa homenagem.

Dados oficiais: elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bururama de Minas pela Lei Estadual n° 2.764 de 30/12/1962, desmembrando-se de Francisco Sá. Pela Lei Estadual n° 3.973 de 15/12/1965 o município de Bururama de Minas passou a se chamar Capitão Enéas.

A estação foi aberta em 1944 com o nome de Burarama. Pouco tempo mais tarde, o nome foi alterado para Engenheiro Zander, ainda nos anos 1940. O trem de passageiros deixou de ali passar em 1996. Hoje o prédio está sendo utilizado como escritório pela FCA. Mas descaracterizado com a troca de suas janelas e portas de madeira por metálicas, tendo também perdido o guichê onde se vendiam as passagens.  

Um comentário:

  1. muito bom saber ...
    eu como bisneto de capitao enéas , neto de josé mineiro, sabia muito pouco sobre minha arvore geneologica !!!
    admiro a coragem deste homem ...

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.