quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Os Projetos da Prefeitura de Capitão Enéas não passaram pelo crivo da Funasa e a Cidade que já era pré-selecionada fica fora do PAC II

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou, nesta quinta-feira (08), no site da instituição (www.funasa.gov.br), os projetos de engenharia (e valores) dos 3.116 municípios selecionados nas modalidades de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário/solução estática.

A seleção dos projetos apresentados pelos proponentes foi realizada a partir da deliberação do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), instituído pelo Decreto n° 6.025, de 22 de janeiro de 2007.

A seleção dos empreendimentos de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário também foi condicionada à existência de projetos por parte dos municípios. Outra etapa dos trabalhos, já concluída, abrangeu a realização de entrevistas técnicas nas quais foram apresentados os projetos pré-selecionados.

Os critérios adotados para a seleção dos projetos foram o número de habitantes limitado a 50 mil por município, de acordo com o Censo do IBGE de 2010, embora nem todas as cidades que tem menos de 50 mil habitantes foram pré selecionadas. Como na Matéria divulgada neste Blog,  no dia 09 de Setembro de 2011 (http://capitao-eneas.blogspot.com/2011/09/programa-federal-de-aceleracao-do.html) Capitão Enéas havia sido pré-selecionada, dependendo apenas dos projetos de execução das obras. 

O ocorrido foi que os projetos da Prefeitura de Capitão Enéas não passaram pelo crivo da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e a cidade não terá recursos do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para obras de saneamento. 

A superintendência Regional da Funasa identificou inconsistências técnicas nos projetos que acabaram inviabilizando investimentos que atenderia principalmente a população da Zona Rural, com obras como construção de banheiros sanitários, entre outros.

 "É por isso que faço um apelo aos gestores para que se organizem e passem a elaborar um planejamento. Assim, é certa a locação de recursos para esse investimento básico em saúde". É lamentável esse fato.

Resultados:
Lista  dos municípios que tiveram os projetos aprovados:
http://www.funasa.gov.br/internet/diversos/PAC2/Port_808_2011.pdf

lista de Pre-seleção:
http://www.funasa.gov.br/internet/diversos/PAC2/anexo_II_PAC2.pdf


14 comentários:

  1. Perguntamos: será quem elaborou o projeto possuía competência para tanto? Ou não obedeceu as orientações da funasa para pleitear o recurso?

    ResponderExcluir
  2. ACORDA GENTE!!! SABE O QUE ISSO SIGNIFICA? MENOS 16 MILHÕES DE INVESTIMENTO DENTRO DE CAPITÃO ENÉAS!!! COMO DIZ A BLOGUEIRA ABREM O OLHO!

    ResponderExcluir
  3. nossa isso tudo de dinheiro? que pena, tem como rever isso não? não vai adiantar te rede de escoto passando na porta de cada casa se o povo vai continuar usando fossa.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Francisco Assis de Uberlândia, embora vc se identificou no comentário, não postei porque vc fez como anonimo. poderia me adicionar no seu msn ou me enviar um email para gerlicenunes@hotmail.com seria um prazer conhece-lo. Abraço e te aguardo para maiores esclarecimentos. Conto com você!

    ResponderExcluir
  6. È REI DE NOVO MEU POVO, E VIVA A MONARQUIA

    ResponderExcluir
  7. Que coisa triste! mas e os rios de dinheiro do município gastos com as auditoria? assessorias? engenheiros? quer disser que fica assim mesmo? Queremos resposta! Prefeito!!!

    ResponderExcluir
  8. É , se as professoras que possuem curso superior não conseguem receber o tão famigerado Fundeb, um direito na constituição, ainda mais o povo brigar por uma rede de esgoto. E tome fossa!!!com a chuva tomara que um puxa saco da prefeitura acabe lembrando que ele também seria beneficiado com a rede de esgoto.

    ResponderExcluir
  9. Agora, é rei da fossa...

    ResponderExcluir
  10. Talvez eu fico feliz com a falta de planejamento, é menos dinheiro do contribuinte ir por ralo abaixo!!!

    ResponderExcluir
  11. isto e porque nao temos representantes no municipio mas sim temos puxa sacos comprados pelo prefeito mas voces vao ter o troco em 2012

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.