quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


Resgatando Nossa História 
Bairro Santo Antônio 


            Aos 20 dias do mês de janeiro de 1942, chega neste lugar o Capitão Enéas Mineiro de Souza com sua esposa Maria Aparecida (dona Neném), ocasião esta em que acontecia a tradicional festa religiosa de São Sebastião no bairro Sapé, momento em que acontecia o mordomo e a levantada do mastro, tradição esta que pendura até hoje.

 Não mais no bairro Sapé como antes, porém no centro da cidade. Este fato marcou de forma decisiva a organização política-social de um povoado que mais tarde se transformaria de fazenda Burarama, para cidade, de Capitão Enéas, denominada carinhosamente de cidade das avenidas. Provisoriamente o Capitão se instalou no chalé ali mesmo no bairro Sapé, até se fixar em residência definitiva.

         É certo dizer que nossa história não começou naquele 20 de janeiro, sendo que, pessoas importantes e determinadas aqui já viviam e tinham grandes projetos que mais tarde foram concretizadas como veremos a seguir.

         Em Junho de 1943, o senhor Adão da Rocha Pinto que sempre foi um homem dinâmico, de muita iniciativa, coragem, garra, e quando toma uma decisão bem ou mal vai até o fim. Impulsionado pela idéia de organizar povoados e uma visão bastante ampla de progresso, idealiza e efetiva a construção do bairro Santo Antônio, nome originado por concretizar a idéia no mês de junho véspera de fogueiras, em homenagem a Santo Antônio e também por acreditar que fosse um nome de forte expressão.

         As terras do bairro Santo Antônio que era de propriedade do senhor Adão da Rocha se constituiu em bairro a partir do seu desejo de organizar aquela comunidade. Alguns lotes foram doados, outros foram vendidos.

         Para tal organização foi fundamental a colaboração de grandes nomes como o senhor José Araújo, conhecido atualmente por Zé Beba, e sua esposa dona Noeme, que além de outros serviços arborizou as ruas. Geraldo de Vital, Chico Salu, Chiquinha pé branco, Maiadinha, Roque, Anizio com sua esposa dona Augusta, João Carreiro, dona Genera, Amélia e João Vaqueiro com sua esposa dona Lita. Entre os primeiros comércios podemos destacar João Cordeiro, Corujinha, José Queiroz e Antonio Roberto. Manoel da Paraíba e seu Arnaldo participaram desta história na confecção de móveis, cancelas e outros objetos em suas marcenaria e serralheria que foram as primeiras da cidade.

Narrativa: José Beba, Dona Noeme, Dona Genera, Corujinha, Adão da Rocha.
Parte I do texto. Documentado por Rita de Cássia, Edht Pimenta.  

26 comentários:

  1. Tem razão Aline, é muito bom lê história que agente faz parte! parabens gelice por mais essa.

    ResponderExcluir
  2. Apesar do descaso da buraqueira, da impossibilidade de chegar até o bairro, a hisrória é muito bonita, eu sempre ia lá agora não tenho mais coragem de enfrentar a avenida Adão Dàcio Souto pois a última vez que fui lá tive que deixar o carro próximo ao Juca da Rocha e fui a pé até o laticínio mais infelismente meu,amigo não consegui chegar voltei para traz, fiquei muito sentida porque estava indo no velório de seu Alfredo, tive que voltar e esperar o enterro no Sapé.

    ResponderExcluir
  3. É legal ver o bairro onde voce nasceu, cresceu e vive ate hoje ser homenageado.
    saber quem ajudou a criar, como foi criado é muito legal.
    muitas dessas pessoas nao estao presentes como dona genera conhecida por muitos como mae genera porque alhem de ter sido parteira ela cuidava de bebes dando banho neles.
    era muito emocionante ver ela cuidando de criancas fazia isso com muito amor.
    mas triste mesmo e ver a situacao em que o bairro se encontra nos dias de hoje.
    parabens gerlice

    ResponderExcluir
  4. GERLIÇE ESTA HISTÓRIA DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO MUITO MIM EMOCIONOU, PESSOAS MARAVILHOSA QUE CONTRIBUIRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DESDE BAIRRO E QUE ESTÃO PRESENTES ATÉ HOJE E SÃO EXEPLOS DE VIDA COMO É O CASO DE SEU ZÉ BEBA E DONA NOEME ADOREI O HISTÓRICO, É SEMPRE BOM VALORIZAR E HOMENAGER AS PESSOAS ENQUANTO ESTÃO VIVAS PARABÉNS PELA MATÉRIA

    ResponderExcluir
  5. Perai estava na hora de alguém lembrar do bairro Santo Antônio como algo de bom, pois este bairro é o mais esquecido de todos até o prefeito Zilmio Rocha que é filho de Adão da Rocha que foi o fundador não se importou em fazer nada de bom.

    ResponderExcluir
  6. Matéria exelente precisamos sim resgatar a nossa história.Apenas uma curiosidade, o que te impulsionou a pesquisar sobre a origem do bairro? foi apenas interresse pela pesquisa ou é o fato da situação caotica e do descaso por parte do executivo em relação ao bairro em especial a avenida Adão Dacio Souto, se não quiser responder não precisa, mais refirmo matéria é exelente.

    ResponderExcluir
  7. Etá povinho ingirido até que enfim esqueceram os buracos do bairro Santo Antônio e lembraram de uma coisa boa,

    ResponderExcluir
  8. parabens gerlice por esta materia sao pessoas q ajudou construir o nosso bairro e vem hoje pessoas para destruir como o a atual admistracao desmanchando o q os outros fes

    ResponderExcluir
  9. E aí prefeito, voçê que esteve na inauguração da filial do Varejão Capitão no sábado pela manhã. e sentiu o gostinho da degradação e do seu descaso pelos bairros Sapé e Santo Antônio, utilizando a avenida Pedro Mineiro para chegar até o local e se auto avaliando, de 01 a 10 qual a nota voçê daria para sua administração? ou seja adiministração Viva Capitão.

    ResponderExcluir
  10. Reinaldo voçê não ficou com vergonha do estado daquela avenida. fiu como as pessoas do Sapé e Santo Antônio estavam felizes, viu também a indiferença das pessoas para com voçê, apenas uma meia dúzia podemos dizer os de sempre é que estava te bajulando muito pouco pelo que voçêjá foi não acha, sabe o que é isso é resposta pelo seu descaso pelos bairros.abre seu8 olho meu amigo, aquele velho ditado de quem é REI nunca perde a magestade parece que está fugindo do seu controle.seu nome é Reinaldo mas voçê não é Rei.Sueli Vieira.

    ResponderExcluir
  11. Gerlice Nunes, estás de parabém pela matéria e principalmente pelo resgate da história e da cultura de Capitão Enéas que vens postando no blog, fazendo com que os mais jovem(é o meu caso)conheçam as raizes e a verdadeira história lindíssima do povo eneapolitano. Acompanho-te quando posssivel suas postagens, vejo que tu sintetiza-te do nosso saudoso João Guimarães Rosa

    "O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria,
    aperta e daí afrouxa,
    sossega e depois desinquieta.
    O que ela quer da gente é "CORAGEM" ".

    CORAGEM que falta ao povo dessa terra tão amada. É sobra-te para poder tirar (ou tentar) o véu da ignorância desse povo tão sofrido e quiça libertá-los do jugo da mentira, corrupção instaurada em nosso municipio e tambem nas mentes de muitos eneapolitanos. Respeitosamente, um abraço.


    ASS: Um jovem sonhador.

    ResponderExcluir
  12. a enpresaria alice costa en seu discurso na enauguraçao do varejao envolveu politica no mei do assunto defendendo prefeito onde voce disse q assinar carteira e o inportante lenbrando vc e bom mais voce falar q as ruas conserta depois voce poderia ta andando de pe ou bicicleta pra ver como ebom mas como vc tem carro de luxo nao ta nen ai mais vc tem rasao ocalsamento tai pra vc eo q vc queria pensse no prossimo pequenim ok

    ResponderExcluir
  13. esse ultimo comentário vai estudar meu querida (o) tantos erros de português "razão", "lenbrando" isso e apenas os erros na grafia, sem contar com os erros morfossintáticos e semanticos.

    ResponderExcluir
  14. Anonimo....Aprenda a escrever primeiro.

    ResponderExcluir
  15. parabens gerlice pela sua atitude.

    ResponderExcluir
  16. parabens a gerlice pela atitude.

    ResponderExcluir
  17. Esta noite sonhei que o jovem sonhaor do comentário acima estava na escola.Nossa cara pelo amor de DEUS,vc nem sabe escrever ainda quer ressitar Guimarães Rosa. Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  18. quando o povo ve que nao da pra defender o prefeito critica os outros.
    esse blog nao tem como objetivo relatar erros do portugues mas sim erros na administracao da cidade.
    ai voce que é de uberlandia preucupe com a sua cidade.
    se quizer me criticar deixe o nome.

    ResponderExcluir
  19. Ao senhor Jader Felipe; Para sua informação este blog não tem como objetivo primeiro fazer críticas ao prefeito,mas sim de informar a população sobre fatos relevantes e ajudar a população carente.Equanto o senhor estiver sentado a frente do seu computador apenas reclamando do prefeito, vc não mudar nada na sua cidade.Defenda causas que realmente vale apena, Não de uma pessoa que ultiliza da língua portuguesa de forma errada para querer ser melhor do que os outros.O que o senhor está fazendo hoje para melhorar sua cidade? O fato de eu ter nascido no dia 07/12/1981,na avenida Pedro mineiro n°1524 bairro Sapé,mesmo morando a 15 anos em Uberlandia me da o direito de participar deste blog, Não e o senhor quem decide se um cometário deve ser postado ou não.E quanto a minha cidade o senhor pode conferir no portal de transparencia da prefeitura no www.prefeituradeuberlandia.org.br, política aqui não e usada como forma de renda familiar, mas sim com ética, transparencia,e valorização do ser humano.Meu nome é Francisco de Assis Figueredo Junior e está ai o meu email caso o senhor queira ter uma narrativa mais aprimorada sobre pessoas que só querem mudar o mundo,não apenas uma cidade. franciscoassis2930@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. CAro amigo de Uberlândia,

    Para criticar quem escreve de forma incorreta, tem que ser um verdadeiro perito na língua escrita. Já reparou como vc escreveu a palavra recitar?
    Nunca critique alguém, por mais humilde que seja. Todos têm o direito de manifestar sua opinião, quer ela esteja escrita correta ou não.
    Pense nisso, os humilhados serão exaltados...

    ResponderExcluir
  21. È por isso que amo este blog. RSRSRSRSRS!!!! Francisco Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  22. È digitar também faz parte, viu como vc digitou caro amigo? Um abraço amigão vou seguir seu consenho. Francisco Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  23. parabéns gerlice gostei demais da história.espero que conte outras para eu relembrar como fiz agora.conheci hj o blog e fiquei fã.boa sorte.patricia souto

    ResponderExcluir
  24. Parabéns Gerlice por lembrar do meu bairro. Gostei de ver o nome do meu pai ai.

    ResponderExcluir
  25. Gente, gostei muito de ler um pouco sobre a história da minha cidade natal. Lembro-me bem dos comerciantes e outras personalidades citadas. Me emocionei a ler no meio deles o nome de meu querido padrinho: João Cordeiro. Hummm! senti saudade dele e de sua esposa, a já falecida madrinha Lurdes, grande costureira que me mimava ao fazer para mim graciosos vestidos!! Eu amava! Tenho muita vontade de rever minha Capitão Enéas. Lá ainda vivem minha prima Silma Martins com seus filhos e marido, bem como a mãe dela, minha tia paterna, a tia Fulô! Papai trabalhou muitos anos como chofer de Adão Rocha e também, juntamente com a minha mãe nas propriedades de Adão, Zílmio e Augusto, todos integrantes da família Rocha. Sendo de três diferentes gerações: Vô, pai e filho. Tínhamos uma vida muito humilde na época, mas ainda assim éramos muito felizes. Saudadess!!!

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.