quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


Em tempos de grandes transformações sociais e políticas em nosso país, Capitão Enéas não 
poderia ser exceção

Irmã Elizete, Irmã Pureza e Irmã Cida


Recebemos em nossa cidade há um ano e dois meses, três irmãs da Sociedade Divina Providência, fundada no ano 1842 na Alemanha. Irmã Cida, Irmã Pureza e Irmã Elizete vieram a convite do Padre Jairo, que já conhecia o trabalho que a irmandade desenvolvia em outras comunidades, impulsionado pela situação que encontrou nos bairros da cidade, motivou toda a sociedade a construir uma casa para as irmãs no bairro Bela Vista.

A idéia foi abraçada por muitos que de forma voluntária se juntaram em mutirão na construção da casa que hoje abriga as irmãs. A Irmã Cida relata; que muitos foram os esforços, que contaram com apoio de muitos fiéis e empresários, mas em especial o Sr. João Caninha. Em pouco mais de um ano, o sonho se transformou em realidade com a mudança definitiva das irmãs.

Diante dos novos desafios, as irmãs decidiram primeiramente diagnosticar as necessidade e conhecer profundamente a comunidade em que iriam trabalhar. Por um tempo limitaram as visitas nos domicílios conversando e se interando das particularidades de cada família visitada.

Durante todo o ano no Centro Comunitário do bairro Bela Vista, desenvolveram várias atividades, entre elas cursos de artesanatos, reuniões para trabalharem o espiritual, mas principalmente promover e defender a Vida, atuando na educação, saúde e assistência social.

Neste ano de lutas e vitórias, lideranças locais foram surgindo, incentivadas pelo trabalho ali realizado. Sem dúvida sementes estão sendo plantas e florescerão em um futuro próximo. O trabalho naquela comunidade é árduo. “Uma das características encontrada no local ainda é fruto da forma em que a cidade foi criada. As pessoas não expressam os seus anseios, sentimentos e sonhos.” “Não somos nós que vamos transformá-los, mas o povo precisam mudar.”  Afirma a irmã Elizete.

O objetivo da missão, não se limita ao assistencialismo, mas em despertar toda a sociedade a lutarem pelos seus direitos, obedecendo também os seus deveres. Buscar uma sociedade empenhada por uma gestão participativa, tendo por base os princípios de governança solidaria e a excelência no desenvolvimento de pessoas.

Transformações profundas acontecerão quando a sociedade se organizar e as pessoas lutarem pelos seus direitos, sem medo de retaliações políticas, buscando entender o que está por trás de cada gesto ou direções tomadas. Levar o povo a descobrir qual é o seu valor, e lutar por uma sociedade mais digna e honesta, é uma das metas a serem alcançada pelas irmãs.

Elas desejam a nós Eneapolitanos uma vida comunitária ativa e integrada com as questões social, política e religiosa. 






9 comentários:

  1. Parabéns ao padre Jairo, as Irmãs pelo trabalho social e espiritual, e a você Gerlice por essa busca de mudar nossa gente.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. As irmãs sao luzes de Deus em nossa cidade, parabéns pelo trabalho lindo que tem feito, ajudando a nossa comunidade, é difícil ajudar todos que precisam, o mais importante é saber que vocês estão sempre de braços abertos. Um grande abraço para vocês irmãs...

    ResponderExcluir
  4. Parabens irmãs pelo trabalho realizado infelismente ainda não é visto pela nossa sociedade mas as pessoas que são beneficiadas reconhecem e agradecem como é o caso da minha mãe.

    ResponderExcluir
  5. Que Nossa Senhora da Abadia interceda por vcs Irmãs. Que exemplo lindo de vida religiosa, parabéns!!!!! Francisco Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  6. "Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça"

    Não tenho certeza se você é como eu sou, mas, quando estou com fome, SAI DE BAIXO! Procuro na geladeira, na dispensa, dentro do forno, até que encontre algo que me sacie.

    Jesus mencionou que a busca do ser humano pela justiça de Deus deve ter a mesma dedicação. O que é a justiça?

    O termo justiça (do latim iustitia), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos da sociedade.

    Num sentido mais amplo pode ser considerado como um termo abstrato que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. Justo é aquilo que é equitativo ou consensual, adequado e legítimo (aplicar o direito nas suas próprias fontes - as pessoas - em igualitariedade). A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais e em ordem à equidade. O ser humano deve buscar a justiça divina com a intensidade de um faminto; deve desejá-la, com a mesma ansiedade de um sedento.

    Mateus 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

    Parabéns irmãs, por empenhar esforços no cumprimento de uma missão tão especial e necessária, que infelizmente muitos preferem ignorar.
    Deus ilumine o seu povo!

    ResponderExcluir
  7. Vi que meu comentário relacionado a comunidade de Caçarema foi retirado, será que não podemos reclamar do descaso que nossa comunidade esta sendo tratada????

    ResponderExcluir
  8. Prezado anônimo, vc pode e dever reclamar, gritar, denunciar, etc, mas por gentileza, assine seus comentários. Há um artigo na Constituição que diz assim: "Artigo 5º, inciso V - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".

    ResponderExcluir
  9. Achei o blog muito interessante. Mas quando se critica o prefeito e seus vereadores observei que tem muitos anominos mas outras autoridades do municipio não pode????

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.