Arte do Nosso Povo
José Maria Murça e Dona Joeliza
Artesão, pessoa que respira criatividade, e possui a experiência de quem carrega a cultura nas mãos, seus olhos vêem no dia a dia inspiração para o seu trabalho.
Conhecer lugares e pessoas é das experiências, as que mais aprecio, hoje conheci mais de perto o casal José Maria Murça e sua adorável esposa Dona Joeliza, pessoas maravilhosas que são para nós exemplos de vida, ambos são artesãos cada um há seu modo. O amigo José Maria mostra seu trabalho com alegria e demonstra que não se deixa vencer pelas adversidades, que para ele é apenas algo mais a ser agregado ao seu trabalho.
Trabalho esse que ultrapassa os limites do tempo, os seus olhos vêem o mundo como matéria prima e cenas cotidianas são representadas com maestria em sua arte. Pessoas como Zé Maria (carinhosamente assim conhecido) e D. Joeliza são verdadeiras guardiões da tradição e do saber popular dos mineiros.
O casal que tem 52 anos de casados e teve 06 filhos e até então 14 netos. e esbanjam felicidade e satisfação, são alegres, despojados e transmitem muita paz e perseverança.
Vieram de Grão Mogol para Capitão Enéas no inicio da década de 70, eram comerciantes e aqui resolveram ficar. Junto-se aos seus dois irmãos que vieram antes e em pouco tempo já havia aqui 07 irmãos de uma família de 11 (João, Adão, Zé Maria, Geraldo, Alfeu, Gerson e Jair) todos comerciantes em nossa querida Capitão Enéas e segundo Zé Maria esta era uma terra excelente para o comércio e ele é muito agradecido ao povo eneapolitano porque foi aqui que ele criou os seus filhos e prosperou.
O Sr. Zé Maria é um artesão que recria o mundo a toda hora, o mais impressionante são as ferramentas usadas para tal feito, com suas mãos habilidosas utiliza apenas uma pequena faca para tachar a madeira. Acreditem! Apenas uma pequena faca.
Sua dedicação produz a beleza e o sucesso que ele compartilha com todos à sua volta. Através do sorriso de satisfação apresenta cada uma de suas obras, que trazem consigo narrativas que o espirou no ato de esculpir, os personagens tem nomes e estão dentro do contexto cotidiano. Resguardo me de tentar narrar tal estórias, acredito que as narrativas fazem parte da arte que só o seu autor faz com propriedade e emoção.
Aqui apresento as cenas representadas pela arte na madeira. E que todos os seus descendentes e amigos sintam orgulho deste geraiseiro apaixonado pela arte e pela vida. Sentimos orgulho de vocês amigos.
Clik duplo para ampliar
Legal Gerlice...seu José Maria Murça e esposa são ótimas pessoas, admiro-os muito. Eu fui presenteado por ele com um artesanato....
ResponderExcluirParabens pela matéria, muito bom voce divulgar que aqui temos artistas!
Parabéns, ao casal Zé Maria e Joeliza, pois são exemplos de pessoas maravilhosas. A arte do bom viver é a principal de todas e o artesanato representa muito bem este estilo saudável de vida.
ResponderExcluirParabéns ao blog por expressar de forma resumida mas com palavras tão precisas a história de gente tão querida por todos nós.
Abraços.
Parabéns Zé Maria sua arte é muito interessante, continue assim. Gostei muito da atitude do blog de valorizar a arte local.
ResponderExcluirEu Bárbara e minha mãe Jussira aqui de Maringá, vimos todos os artesanatos do sº amamos tudo. parabéns para sº e para a minha vó Joeliza. Parabéns, parabéns muitos anos de vida amamos vocês!!!! beijos
ResponderExcluirBárbara (Maringá-Pr)
kerley e elma da emobiliaria ebano adoramos a sua arte que continui assim parabens para senhor e sua esposa
ResponderExcluir