quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Projeto prevê proibição de bebidas alcoólicas no interior de veículos



Condutores flagrados com bebidas alcoólicas no interior dos veículos deverão responder a uma infração de nível grave caso o Projeto de Lei 1.985/2011 seja aprovado no Congresso Nacional. O PL visa diminuir os acidentes e mortes no Trânsito causados por motoristas embriagados ou simplesmente por confusões de passageiros sobre efeito do álcool.  

Segundo o texto do PL, bebidas transportadas no porta-malas dos carros não serão consideradas como infração, apenas se estiverem ao alcance do motorista e dos passageiros. A íntegra diz ainda que se aprovada, a lei auxiliará na fiscalização da Lei Seca. Isso porque, muitos motoristas, quando flagrados, se recusam a fazer o exame d do nível de álcool no sangue. E, se constatada presença de bebida no interior do veículo, a aplicação de punição já poderá ocorrer.

Caberá às Comissões de Viação e Transporte e Constituição e Justiça julgar o Projeto, em caráter conclusivo – sem necessidade de votação em Plenário.

Estudo divulgado em 2010, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) comprova que, no Brasil, morrem 2,5 mais pessoas em relação aos Estados Unidos - onde a frota de veículos é três vezes maior - e 2,7 mais em comparação à União Européia.  Enquanto nos Estados Unidos, em 2008, a porcentagem de mortes foi de 12,5 a cada 100.000 habitantes, no Brasil a taxa foi de 30,1.

Os números colocam o Brasil em um ranking nada agradável: é um dos países onde mais pessoas morrem em acidentes de trânsito.


Um comentário:

  1. As multas poderia ser extremamente alta, por que o povo só respeita quando doi no bolso.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.