sábado, 10 de dezembro de 2011


10 de Dezembro - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Todos nós sabemos que ver uma criança vivendo na rua, um doente sem tratamento médico, uma pessoa sendo maltratada ou alguém passando fome são coisas tristes e muito difíceis de aceitar.

Estas situações são um atentado contra os direitos humanos! Mas o que são direitos humanos? São aqueles direitos que nascem com a pessoa, não importa a raça, a cor, o sexo, a religião ou a nacionalidade.

Mas quando foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 10 de dezembro de 1948. Esta atitude da Organização das Nações Unidas foi uma resposta às crueldades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Entre estas crueldades estavam os crimes praticados pelos nazistas, que atingiram judeus, comunistas, ciganos e homossexuais. E também as bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de pessoas inocentes.

Através da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os diversos países se comprometeram a realizar um esforço para eliminar todas as formas de afronta a esses direitos.

O princípio básico desta declaração está colocado logo no começo: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Muito bom. Baseada neste princípio, a declaração proíbe a escravidão, a tortura e todas as formas de discriminação e violência.

Também proíbe o tratamento desigual entre brancos e negros, entre homens e mulheres. Quando vemos brancos e negros receberem salários diferentes para uma mesma função, por exemplo, sabemos que isto é um desrespeito aos direitos humanos! 

A Declaração também diz que todos têm direito à liberdade de expressão, de opinião e de pensamento. 

Podemos observar que diversos problemas sociais do nosso país também ferem os direitos humanos, como a fome, a falta de habitação, de saneamento básico, a falta de segurança. Isso faz pensar numa coisa. Não basta às pessoas ter direitos. Estes direitos precisam ser reconhecidos e aplicados.

Pois bem, às vezes pensamos que não podemos fazer nada, mas as coisas não são bem assim. Todos podem lutar pela aplicação dos direitos humanos. Podemos protestar quando vemos um direito sendo violado. Podemos participar mais da vida na nossa escola e na nossa comunidade.

Podemos nos expressar, discutir com nossos colegas, falar com pessoas da nossa família. Existem também muitas associações e entidades que lutam pelos direitos humanos.


Quando as pessoas se unem, têm muito mais força para transformar a realidade! Que possamos todos unirmos em prol de uma comunidade mais humana, de uma cidade para todos.

Que o progresso, tantas vezes pregado, seja alcançado por todos, dos mais ricos aos mais pobres. Que a saúde, a educação, as obras, o emprego, a distribuição de renda, em fim, que a qualidade de vida possam ser alcançados por todos. Negros, brancos, pardos, amarelos, índios, homens, mulheres, grandes e pequenos, crianças, jovens, adultos, velhos, cristãos, mulçumanos, judeus, católicos e protestantes. Todos são humanos e tem os mesmos direitos assegurados.

Que nossa luta seja sempre a procura do respeito mútuo entre todos, independente de raça, sexo, cor, riqueza ou religião. Que possamos cada dia lutar para que cada direito ali escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos, seja de fato exercido pelo humanos. Só assim poderemos alcançar a verdadeira justiça!


2 comentários:

  1. Infelizmente estes direitos ainda não são vistos aqui em Capitão Enéas, experimenta pedir pra ver qualquer a folha de pagamento da prefeitura!

    ResponderExcluir
  2. Temos pelo menos o direito de sonhar com dias melhores não acham??

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.