JOSÉ VIEIRA GOMES
Cidadão Honorário de Capitão Enéas
Aos 27 de julho de 1923, nascia José Vieira Gomes, filho do casal Manoel Lúcio da Silva Gomes e Antônia Vieira Gomes, na cidade de Arapiraca Alagoas. Um sonhador que entrou para historia mundial e nos deu a hora de fazer parte de nossa história local.
Aos 18 anos ingressou no 20º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, em Maceió, se tornaria o Cabo Vieira, foi então transferido para o Quartel General da 7ª Região Militar em Recife, ficando adido ao serviço de material bélico, daí fez o curso de armeiro. Devido a sua formação militar foi transferido para a cidade de Pidamonhagaba – SP. No quarto mês, para surpresa de todos da corporação teve seu nome incluído na lista de combatentes que seguiria para o Rio de Janeiro para o 3º Escalão do Exército Brasileiro, rumo a Itália, nos campos da Segunda Guerras Mundial.
Na sua jornada junto a FEB (Força Expedicionária Brasileira) serviu o Teatro de Operação da Itália no período de 23 de Novembro de 1944 a 20 de setembro de 1945, tendo sido agraciado com a Medalha de campanha e respectivo Diploma pelo Decreto de 21 de janeiro de 1946.
Numa trajetória que e deu conforme narrativa do próprio, o Cabo Vieira foi incorporado ao Depósito de Pessoal do Exército Brasileiro no final de 1944, pelo qual segui rumo ao combate no continente Europeu, onde permaneceu até o final da guerra em 08 de maio de 1945, tomando o Monte Castelo, com ajuda das forças aliadas fizeram os alemães recuarem para Montese e o eternizado Vale do Pó, onde a tropa brasileira rendeu uma tropa alemã. Segundo José Vieira, 19.000 homens renderam ao comando brasileiro. Aqui praticamente terminaram as operações de guerra... Os gritos de liberdade e paz eram uníssonos.
Relata o bravo herói: Ouvir pelas rádios européias a notícia: HIROSHIMA TREZENTOS MIL MORTOS. A notícia naquele instante, quando as tropas brasileiras se e organizavam para retornarem a pátria mãe, trouxe de volta a angústia e a incerteza. Tenho certeza de uma coisa os resultados da guerra foram negativos.
Em outubro de 1945, retornaram para o Brasil onde foi condecorado pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, junto com a sua tropa imortalizaram pela bravura e coragem.
Após a guerra retornou a sua terra natal, e logo depois veio morar no distrito de Burarama de Minas, município de Francisco Sá. Nesta terra acolhedora se casou com Maria Cecy Gomes onde constituiu sua família e consolidou a sua estadia com seu trabalho e sua efetiva contribuição para emancipação do município. Sendo eleito vereador nos anos de 1959 a 1963; foi oficial do Cartório de Paz e Tabelionato Civil em Capitão Enéas.
Com sua esposa e companheira tiveram 09 filhos. Filhos estes que continuam esta linda história de vida juntamente com seus netos e bisnetos. A história têm um sabor diferente quando contada por quem viveu.
José Vieira Gomes (Zé do Jipe) se destaca pela sua alegria contagiante, pela sua inteligência e conhecimento de historia geral, enorme capacidade de amar, de se doar e por isso tem sido abençoado em sua vida. Homem honrado, orgulha-se de ter participado do nascimento, construção e crescimento de Burarama, a Capitão Enéas, esta cidade onde está plantado também o seu coração.
Que legal eu não sabia dessa história de vida, parabens pelo blog Gerlice, materia linda!
ResponderExcluirParabéns mesmo é bom saber estas histórias, que Deus abençoe sua vida.
ResponderExcluirGerlice, agradeço em nome de toda nossa familia a atenção dispensada, é muito bom poder compartilhar com os Eneapolitanos um pouco da historia de vida do meu avô..mais conhecido por aqui como " ZÉ DO JIPE"...
ResponderExcluirAbrasços,
Tajim.
ZÉ DO JIPE, REALMENTE É UM HOMEM HONRADO, GOSTEI MUITO DA MATÉRIA PARABÈNS!
ResponderExcluirParabéns Gerlice!
ResponderExcluirEstava na hora de alguém lembrar do seu Zé do Jipe, pessoa honrada que ajudou muita gente em nossa Cidade.
O Sr. José Vieira é uma pessoa de muitas histórias pois, foi uma das pessoas importantes que ajudaram na construção de nossa Cidade. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirQue exemplo de vida.
Gerlice,
ResponderExcluirDia 26/11 sabado é aniversário do Sr. Adão da Rocha porque vc não presta neste Blog uma homenagem como a que foi feita ao Sr. José Vieira.
Moro em Montes Claros e tive a honra de ter sido Colega de José Vieira no Ministério do Trabalho como Fiscal Federal.
ResponderExcluirQUE HISTÓRIA LINDA, COMO É BOM REVIVER E RELEMBRAR O NOSSO PASSADO. O SR.ZÉ DO JIPE AJUDOU MUITO MINHA FAMÍLIA, É UM HOMEM ALEGRE CHEIO DE VIDA!
ResponderExcluir"Eu gosto mais do senhor Adão Rocha" faz homenagem pra ele também faz.... Estudei salve o engano com a neta dele Funny que era super gente boa. franciscoassis@hotmail.com
ResponderExcluirconta a história do REI, ROBERTO CARLOS! ABRAÇOS...
ResponderExcluirGerlice,
ResponderExcluirQuero deixar aqui o meu abraço a você Delssi pessoas que muito admiro e, agradecer pela homenagem ao meu pai. Em meu nome e de todos da minha famíliaveu muito lhe agradeço.
Continue a defender a nossa Cap. Enéas. Estamos com vc!
Miriam Aguilar e família.
Não tem que agradecer Miriam, o prazer foi todo meu de ter a honra de publicar uma história de vida tão linda!
ResponderExcluirSr. José,
ResponderExcluirMoro em São Paulo, que grande alegria saber que o senhor continua forte. Foi o Sr. que nos registrou, casou os meus pais e muitos nos ajudou. Daqui sempre lembramos do Sr. e de Dona Flozina. Um grande abraço.
João Pinheiro Lima
Gerlice, muito bom seu trabalho, moro em SBCampo-SP, conheço muito bem o Sr. José Vieira Gomes, homem, de muitas qualidades,merecedor da homenagem pela sua grande contribuição ao nosso mnicípio de Cap. Eneas.Parabéns, pela reportagem
ResponderExcluirmostrando a história do grande ser humano Tio Zé