terça-feira, 22 de novembro de 2011

JOSÉ VIEIRA GOMES

Cidadão Honorário de Capitão Enéas


Aos 27 de julho de 1923, nascia José Vieira Gomes, filho do casal Manoel Lúcio da Silva Gomes e Antônia Vieira Gomes, na cidade de Arapiraca Alagoas.  Um sonhador que entrou para historia mundial e nos deu a hora de fazer parte de nossa história local.

Aos 18 anos ingressou no 20º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, em Maceió, se tornaria o Cabo Vieira, foi então transferido para o Quartel General da 7ª Região Militar em Recife, ficando adido ao serviço de material bélico, daí fez o curso de armeiro. Devido a sua formação militar foi transferido para a cidade de Pidamonhagaba – SP. No quarto mês, para surpresa de todos da corporação teve seu nome incluído na lista de combatentes que seguiria para o Rio de Janeiro para o 3º Escalão do Exército Brasileiro, rumo a Itália, nos campos da Segunda Guerras Mundial.

Na sua jornada junto a FEB (Força Expedicionária Brasileira) serviu o Teatro de Operação da Itália no período de 23 de Novembro de 1944 a 20 de setembro de 1945, tendo sido agraciado com a Medalha de campanha e respectivo Diploma pelo Decreto de 21 de janeiro de 1946.

Numa trajetória que e deu conforme narrativa do próprio, o Cabo Vieira foi incorporado ao Depósito de Pessoal do Exército Brasileiro no final de 1944, pelo qual segui rumo ao combate no continente Europeu, onde permaneceu até o final da guerra em 08 de maio de 1945, tomando o Monte Castelo, com ajuda das forças aliadas fizeram os alemães recuarem para Montese e o eternizado Vale do Pó, onde a tropa brasileira rendeu uma tropa alemã. Segundo José Vieira, 19.000 homens renderam ao comando brasileiro. Aqui praticamente terminaram as operações de guerra... Os gritos de liberdade e paz eram uníssonos.

Relata o bravo herói: Ouvir pelas rádios européias a notícia: HIROSHIMA TREZENTOS MIL MORTOS. A notícia naquele instante, quando as tropas brasileiras se e organizavam para retornarem a pátria mãe, trouxe de volta a angústia e a incerteza. Tenho certeza de uma coisa os resultados da guerra foram negativos.

Em outubro de 1945, retornaram para o Brasil onde foi condecorado pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, junto com a sua tropa imortalizaram pela bravura e coragem.

Após a guerra retornou a sua terra natal, e logo depois veio morar no distrito de Burarama de Minas, município de Francisco Sá. Nesta terra acolhedora se casou com Maria Cecy Gomes onde constituiu sua família e consolidou a sua estadia com seu trabalho e sua efetiva contribuição para emancipação do município. Sendo eleito vereador nos anos de 1959 a 1963; foi oficial do Cartório de Paz e Tabelionato Civil em Capitão Enéas.

Com sua esposa e companheira tiveram 09 filhos. Filhos estes que continuam esta linda história de vida juntamente com seus netos e bisnetos. A história têm um sabor diferente quando contada por quem viveu.

José Vieira Gomes (Zé do Jipe) se destaca pela sua alegria contagiante, pela sua inteligência e conhecimento de historia geral, enorme capacidade de amar, de se doar e por isso tem sido abençoado em sua vida. Homem honrado, orgulha-se de ter participado do nascimento, construção e crescimento de Burarama, a Capitão Enéas, esta cidade onde está plantado também o seu coração.

16 comentários:

  1. Que legal eu não sabia dessa história de vida, parabens pelo blog Gerlice, materia linda!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mesmo é bom saber estas histórias, que Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Gerlice, agradeço em nome de toda nossa familia a atenção dispensada, é muito bom poder compartilhar com os Eneapolitanos um pouco da historia de vida do meu avô..mais conhecido por aqui como " ZÉ DO JIPE"...
    Abrasços,
    Tajim.

    ResponderExcluir
  4. ZÉ DO JIPE, REALMENTE É UM HOMEM HONRADO, GOSTEI MUITO DA MATÉRIA PARABÈNS!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Gerlice!

    Estava na hora de alguém lembrar do seu Zé do Jipe, pessoa honrada que ajudou muita gente em nossa Cidade.

    ResponderExcluir
  6. O Sr. José Vieira é uma pessoa de muitas histórias pois, foi uma das pessoas importantes que ajudaram na construção de nossa Cidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!

    Que exemplo de vida.

    ResponderExcluir
  8. Gerlice,


    Dia 26/11 sabado é aniversário do Sr. Adão da Rocha porque vc não presta neste Blog uma homenagem como a que foi feita ao Sr. José Vieira.

    ResponderExcluir
  9. Moro em Montes Claros e tive a honra de ter sido Colega de José Vieira no Ministério do Trabalho como Fiscal Federal.

    ResponderExcluir
  10. QUE HISTÓRIA LINDA, COMO É BOM REVIVER E RELEMBRAR O NOSSO PASSADO. O SR.ZÉ DO JIPE AJUDOU MUITO MINHA FAMÍLIA, É UM HOMEM ALEGRE CHEIO DE VIDA!

    ResponderExcluir
  11. "Eu gosto mais do senhor Adão Rocha" faz homenagem pra ele também faz.... Estudei salve o engano com a neta dele Funny que era super gente boa. franciscoassis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. conta a história do REI, ROBERTO CARLOS! ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  13. Gerlice,
    Quero deixar aqui o meu abraço a você Delssi pessoas que muito admiro e, agradecer pela homenagem ao meu pai. Em meu nome e de todos da minha famíliaveu muito lhe agradeço.
    Continue a defender a nossa Cap. Enéas. Estamos com vc!
    Miriam Aguilar e família.

    ResponderExcluir
  14. Não tem que agradecer Miriam, o prazer foi todo meu de ter a honra de publicar uma história de vida tão linda!

    ResponderExcluir
  15. Sr. José,



    Moro em São Paulo, que grande alegria saber que o senhor continua forte. Foi o Sr. que nos registrou, casou os meus pais e muitos nos ajudou. Daqui sempre lembramos do Sr. e de Dona Flozina. Um grande abraço.

    João Pinheiro Lima

    ResponderExcluir
  16. Gerlice, muito bom seu trabalho, moro em SBCampo-SP, conheço muito bem o Sr. José Vieira Gomes, homem, de muitas qualidades,merecedor da homenagem pela sua grande contribuição ao nosso mnicípio de Cap. Eneas.Parabéns, pela reportagem
    mostrando a história do grande ser humano Tio Zé

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.