quarta-feira, 9 de novembro de 2011


CAPITÃO ENÉAS CONTRA A DENGUE



Definição

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos.

Nomes alternativos

Febre da dengue; febre quebra-ossos;

Causas, incidência e fatores de risco


Foto: ADAM
Há muitas espécies de mosquitos que podem transmitir doenças infecciosas, como febre do Nilo Ocidental, malária, febre amarela, encefalite viral e dengue
A dengue é causada por quatro vírus distintos, porém da mesma família. É transmitida pela picada de mosquitos, mais frequentemente pelo mosquito Aedes aegypti, que é encontrado em regiões tropicais e subtropicais. Essas regiões incluem:
  • Arquipélago da Indonésia ao nordeste da Austrália
  • América Central e do Sul
  • Sudeste da Ásia
  • África subsaariana
A dengue é cada vez mais percebida em pessoas que viajam pelo mundo.
A dengue não deve ser confundida com a dengue hemorrágica, que é uma doença distinta causada pelo mesmo tipo de vírus, mas apresenta sintomas muito mais graves.

Sintomas

A dengue começa com uma febre alta súbita, geralmente acima de 40°C. Uma erupção vermelha e plana pode surgir em grande parte do corpo de 2 a 5 dias após o início da febre. Uma segunda erupção, semelhante ao sarampo, surge em um estágio posterior da doença. As pessoas infectadas podem ter a sensibilidade da pele aumentada e se sentem muito indispostas.
Outros sintomas incluem:
  • Dor de cabeça (principalmente atrás dos olhos)
  • Fadiga
  • Dores nas articulações
  • Dores musculares
  • Náusea
  • Nódulos linfáticos inchados
  • Vômito

Exames e testes

Os testes que podem ser realizados para diagnosticar esta doença incluem:

Tratamento

Não há um tratamento específico para a dengue. Você vai precisar tomar líquidos caso tenha sinais dedesidratação. O paracetamol é usado para tratar a febre alta. Evite tomar ácido acetil salicílico.

Evolução (prognóstico)

A doença geralmente dura uma semana ou mais. Embora seja desagradável, a dengue não é fatal. As pessoas com essa doença se recuperam completamente.

Complicações


Foto: ADAM
Dengue
A dengue, ou febre do Nilo Ocidental, é uma doença viral branda transmitida por mosquitos que provoca febre, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. O tratamento inclui reidratação e espera-se recuperação. Uma segunda exposição ao vírus pode resultar na dengue hemorrágica, uma doença potencialmente fatal.

Ligando para o médico

Procure seu médico caso tenha viajado para uma região conhecida pela ocorrência da dengue e apresentado sintomas dessa doença.

 

Prevenção

Cobrir as partes do corpo, usar repelente contra mosquitos e redes podem ajudar a reduzir a exposição a mosquitos. Viajar durante períodos de baixa atividade do mosquito também pode ajudar.
Programas de combate ao mosquito podem reduzir o risco de infecção.

4 comentários:

  1. Parabéns ao trabalho dos agentes sanitários, o que não se consegue combater são os BAIXOS SALÁRIOS de vocês. Que merecem um salário melhor. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos Agentes Sanitários, que fazem um trabalho bacana,pena que recebem um salário injusto,tão pouco. Quem sabe a casa cai, e vocês realmente venham a ter um salário digno .Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que a problematica da dengue é mto seria e não culpo só os baixos salarios dos funcionarios. Temos que ter um conscientizaçlão de toda populaçã a respeito do assunto pois o que temos que combater é a indiferença dos moradores com o problema......enquanto a equipe da epidemiologia, temos que só parabeniza-los pois fazem o que esta ao seu alcance; parabens meninos!!!!

    ResponderExcluir
  4. .....isto tudo acontece por culpa do mosquito: REI!!!!

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.