domingo, 20 de maio de 2012


Um rei sem visão

Certa vez, num reino bem distante, o rei ficou doente. Era uma doença muito estranha. Ele não conseguia enxergar as pessoas pequeninas, que falavam baixinho. Ele só via as pessoas grandes, fortes e bem falantes. O pior é que o rei nem se dava conta de que estava doente e sequer percebia que tal enfermidade contaminava os seus ministros e secretários. Toda essa gente ficou com esse problema de visão. Só enxergava os iguais a eles, enquanto os pequenos por mais que reclamavam não eram vistos. E estas pessoas ficaram muito incomodadas, mas não sabiam o que fazer para que o rei os enxergasse.

Essa historinha, que ainda não chegou ao final, se chama “O que os olhos não vêem” e foi escrita para crianças pela professora Ruth Rocha. E o que me chamou a atenção é que não precisamos ir muito longe para perceber que cada um tem o rei com problemas de visão que merece. Eu conheço um reino onde moram pessoas que o rei não enxerga. Essa turma trabalha bastante, mas é esquecida, nunca é atendida e por mais que se esforce, não é reconhecida. E olha que, assim como as demais pessoas, elas têm um papel importantíssimo no reino. 

Por mais que esse povo grite, ele não é ouvido. O rei parece que, além de perder a capacidade de ver pessoas baixinhas, também ficou surdo. 

Mas o povo, apesar de não ser visto, é mais importante que um único rei cego e surdo. Na historinha da Ruth Rocha, o povo decidiu fazer pernas de pau para ficar alto e assim ser visto pelo rei. Nesse reino mais real – a redundância é proposital – de um jeito ou de outro, o povo também ficou mais alto, se reuniu em assembleia e o reino começou a virar geleia. Um dos ministros do rei, que havia ficado doente também, começou a ficar curado e renunciou ao cargo para ficar ao lado do povo. A lição levou o povo às lágrimas.

O rei da historinha, quando conseguiu enxergar o povo, ou seja, ficou curado, fugiu com todos os seus ministros e disse que se governar era aquilo – com os olhos voltados para o povo - não queria mais.

Mas no reino que conheço o caso é bem mais grave. Por mais que o povo suba nas pernas de pau, o rei não consegue enxergá-lo. 
Mas, o nosso rei prefere ficar cego. Afinal, quando os olhos não veem, o coração não sente.

49 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo entendeu o trocadilho,sera porque estas pessoas criticas que se dizem tão capazes nao chegaram a nenhum lugar,é melhor 1 grama de exemplo a 1 tonelada de criticas e conselhos.

    ResponderExcluir
  3. Sou uma desta pequenas pessoas que levantei a bandeira do rei, gritei, aplaudir, elogiei, mas não subir em pernas de pau, estava ocupada demais ensinado meus alunos. Moral da história, não fui vista, nem reconhecida, muito menos atendida, e em oito anos tive que ficar bem calada, pra não correr o risco de ir pará na Zona rural, então recebo mensalmente um salário menor que o minimo. Não há mais tempo e as promessas do rei virou fumaça...E agora? Calada fiquei, com o pé na lama...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TALVEZ O SEU REI NÃO ESTEJA TE ESCUTANDO OU ENTENDENDO PORQUE VCS NÃO ESTÃO FALANDO A MESMA LINGUA,TENTE CAMINHAR JUNTO, QUERER O QUE A MAIORIA QUER E LUTAR POR UM BEM COLETIVO,NÃO PROPRIO.TALVEZ ELE TE ESCUTE!!SIGA EXEMPLOS BONS FACA A DIFERENÇA CHAME A ATENÇÃO PELA SUA COMPETENCIA E TRABALHO BEM FEITO COM AMOR,TRABALHE COM O CORAÇÃO.MUITA GENTE DEPENDE DO SEU TRABALHO,E ESSE O PAPEL DO PROFESSOR MOSTRAR AO ALUNOS QUE MESMO NAS DIFICULDADES PODEMOS FAZER A DIFERENÇA!!!!MEUS PEDIDOS NUNCA FORAM NEGADOS!!!

      Excluir
    2. com o pe na lama voce estaria se voce estivesse desempregada, portanto de graças a Deus e ao Rei.

      Excluir
  4. Nem Jesus pode agradar a todos!!!vcs fazem parte de uma menoria. afinal rei mostra sua competencia sempre que disputa alguma coisa,sempre mostra a satisfaç~~ao de muitos!ex eleicoes para deputado,para diretores,premio sebrae etc etc etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. disse tudo caro anonimo! e ele mostrara sua competencia mais uma vez em outubro, esperem e veram com seus proprios olhos....

      Excluir
  5. GERLICE!!VC NÃO POSTOU NADA SOBRE A LINDA REPORTAGEM QUE FOI AO AR NA INTER TV Á ALGUNS DIAS ATRAZ!!!!VC NÃO VIU??PENA!!!!FALARAM MUITO BEM DA NOSSA QUERIDA CIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou se bem da cidade e da historia de capitão enéas, mas esqueceram de mostrar a realidade das ruas, avenidas, das estradas vicinais, da saúde, da educação, da remuneração dos educadores, dos servidores da saúde, dos da limpeza de nosso municipio, dos que recebem sem fazer nada, do perigo do trafico de drogas, do transporte escolar e mais coisas......

      Excluir
    2. ver, ela deve ter visto mas ela so posta nesse blog o que falam de mal da nossa cidade... sera porque ne????

      Excluir
  6. Gerlice explica ai sobre a lei de acesso a informação 12.527/2011, o povo precisa saber os seus direitos. Abrassss.

    ResponderExcluir
  7. Maquiavel poderia ter escrito o livro "O Rei" mas ele preferiu escrever "O Príncipe", porém, as instruções de Maquiavel tem sido seguida por políticos independente do cargo ocupado, observe:

    "O Príncipe

    Nicolau Maquiavel

    No capítulo 18, Maquiavel argumenta que o governante deve ser dissimulado quando é necessário, porém nunca deixando transparecer sua dissimulação. Não é necessário, a um príncipe, possuir todas as qualidades, mas é preciso parecer ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso já que às vezes é necessário agir em contrário a essas virtudes, porém é necessário que esteja disposto a modelar-se de acordo com o tempo e a necessidade.


    capítulo XV a XIX: estimativas sobre a conduta de um Príncipe;
    Do capítulo XV ao XIX, vê-se a necessidade de uma certa versatilidade que deve adotar o governante em relação ao seu modo de ser e de pensar a fim de que se adapte às circunstâncias momentâneas – “qualidades”, em certas ocasiões, como afirma o autor, mostram-se não tão eficazes quanto “defeitos”, que , nesse caso, tornam-se próprias virtudes; da temeridade dele perante a população à afeição, como medida de precaução à revolta popular, devendo o soberano apenas evitar o ódio; da utilização da força sobreposta à lei quanto disso dependeram condições mais favoráveis ao seu desempenho; e da sua boa imagem em face aos cidadãos e Estados estrangeiros, de modo a evitar possíveis conspirações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. afinal de contas quem é voce rosevania??? voce pelo menos mora em capitao eneas???

      Excluir
    2. Apelou em colega?? Anônimo(a)... risssss..aliás a Rosevânia nem precisa dizer nada, tanto faz, Você é ANÔNIMA mesmo uai... risssss

      Excluir
  8. HÁ COMO EU GOSTARIA DE VER A LINDA FOLHINHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA, E MOSTRAR E ESFREGAR NA CARA DE ALGUNS PUXA SACO E MOSTRAR A REALIDADE DE NOSSA CRATERA BURARAMA.POIS É ASSIM QUE DEVERIA SE CHAMAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce esta é com inveja do salario que eles ganham interesseiro(a).

      Excluir
  9. ADOREI AS FOTOS EM BRASILIA ALGUNS FANTASMAGÓRICOS APARECERAM NAS FOTOS.SÓ FALTOU UM EXORCISTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e pra quem pode não pra quem quer!!!!kkkkkkkkk
      e vcs viram bem???afinal as maquinas degitais era so top de linha, coisa fina!!!!boas fotos.....belas lembrancas

      Excluir
    2. porque voce nao foi para preencher a vaga????????

      Excluir
  10. Dick Vigarista diz:
    Muttley faça alguma coisa, todos os nossos rivais aceleraram suas máquinas!
    Muttley diz:
    (risos)Medalha, medalha, medalha....

    ResponderExcluir
  11. Segundo a Lei 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação, que Obriga qualquer órgão a publicar informações de interesse público de maneira acessível e estabelece prazos para o atendimento de demandas dos cidadãos. Na prática, qualquer cidadão já pode ir na Prefeitura de sua cidade e pedir a lista de todos os funcionários e seus salários. A prefeitura deveria ter divulgado isso na internet ou outro meio de informação, mas como não fez e não vai fazer, basta que o interessado faça isto. Claro, o poder público tem um prazo para levantar os dados. Dê um lida na lei, mas façam logo... porque certamente muitos funcionários sumirão e outros terão seus salários rebaixados.

    ResponderExcluir
  12. mais uma vez capitão eneas ta na inter tv so para mostrar coisa boa!!!diferente de outros tempos que so aparecia pra mostrar coisa ruim de desvios de verba etc etc....
    esse e nosso Rei!!!
    pode se orgulhar quem é Rei nunca perde a magestade!!!!!kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De que adianta tudo isso??? Se não pode sair pelas Ruas tão cheias Lama.!

      Excluir
  13. O PREFEITO REINALDO ESTEVE HOJE AO VIVO NO MGTV PARA DÁ UMA ENTREVISTA SOBRE O PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR DO SEBRAE, É REI VOCÊ É ORGULHO PARA NÓS ENEAPOLITANOS, POR LEVAR O NOME DESTA CIDADE PARA SER RECONHECIDA LÁ FORA... SÓ NÃO ENCHERGA QUEM NÃO QUER. OOOOPOSIÇÂO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será porquê a inter tv não mostra ném? dinheiro.... tem dinheiro... tem dinheiro comprando tudo....

      Excluir
  14. SEBASTIÃO, a lei existe. Porém não para a cidade de Capitão Enéas aqui a lei fala mais alto é o poder. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  15. rei de novo na tv, xiii, vai dar bode!

    ResponderExcluir
  16. SOU PROFESSORA E GOSTARIA QUE O rei FOSSE NA TELEVISÃO FALAR DO SALÁRIO VERGONHOSO QUE SÓ ELE PAGA AOS PROFISSIONAIS DESSA ÁREA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez vc deveria ter estudado para ser médica e não para professora, corra atrás capacite - se, trabalhe também no estado, tá insatisfeita pede conta querida....
      Você tentou o concurso do estado quem sabe vc passa, ou se já é concursada tá reclamando de barriga cheia....

      Excluir
    2. HÁ ALGUNS ANOS UM POLÍTICO DISSE QUE AS PROFESSORAS NÃO ERAM MAU REMUNERADAS, ELAS ERAM MAU CASADAS..... KKKKKKK

      Excluir
    3. A maioria dos representantes do povo e das lideranças pensam assim, "que professores não merecem um sálario digno, ou que são mal casadas...", lamentável!!! Porém, mais lamentável e triste é saber que ainda existe professores que apoiam e votam neste tipo de gente....

      Excluir
    4. Minas e o Brasil têm assistido a permanentes ataques dos governos neoliberais à Educação básica, à saúde pública, às áreas enfim de lazer e cultura. Aliás, não se trata de uma invenção nacional, mas de uma cópia de práticas semelhantes das políticas ditadas pelos países capitalistas, hoje mergulhados em profunda crise.

      Excluir
    5. A impressão que temos é que a educação pública no Brasil pode se tornar um caso perdido para muitas gerações. Claro que isso atende aos interesses das elites que repartem entre si as bilionárias receitas arrancadas do suor dos trabalhadores.

      Não interessa a essas elites sociais e políticas que os de baixo se tornem pessoas com consciência crítica, capazes de analisar o mundo a sua volta de forma independente, crítica. Capazes, sobretudo, de não aceitarem mais conviver com essa realidade.

      Os professores aparecem nessa história ora como vilões, ora como os coitadinhos missionários que trabalham por vocação, ora como as "mal casadas", como disse um infeliz governador de Minas certa vez, o corrupto e beberrão Hélio Garcia: "as professoras não ganham mal, elas são é mal casadas".

      A idéia que a elite brasileira faz dos professores tem mais ou menos esse raciocínio: professor é pra tomar conta de criança pobre em sala de aula, para que ela não fique na rua. Aprendizado é detalhe pra rico, não é coisa pra pobre. O problema é que essa criança um dia cresce, e não tendo perspectiva de vida, vai roubar, sequestrar, matar. Mas esse é um detalhe que as elites que vivem em condomínios fechados e protegidos por batalhões de segurança não preocupam muito. Esse é um problema para o trabalhador que escapou do crime organizado e vai ter que pagar pelos pesados aparatos policiais que protegem o patrimônio privado de poucos ricos.

      Ah, como os professores poderiam contribuir para mudar esse cenário!!! Somos dois milhões e meio de professores e estamos em contato com 50 milhões de crianças e jovens e seus pais e assim mesmo não temos força e organização e consciência sequer para garantir direitos aprovados em lei como o piso de dois salários mínimos aprovado pelo Congresso Nacional.

      Excluir
  17. ESSE TAL REI É O MAIOR MENTIROSO DO BRASIL, DEVERIA SER ESSE O SEU PRÊMIO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o seu seria da sua LINGUAAA, invejosoo....

      Excluir
  18. É lamentável ver um absurdo desse, questionar um professor sobre o seu salário! É só lembrar que o mal educado talvez nunca tenha sentado em um banco escolar. Não sou professor, mas certamente sei o quanto essa classe tem sofrido com as mazelas de um governador de bosta, e uma prefeitura de tão pouca capacidade de administrar.

    ResponderExcluir
  19. Olha, não sou professora e tão somente mal casada, você sim é um anêmora, que nos próximos meses vai sair da mamata que se encontra.

    ResponderExcluir
  20. Vocês viram cai esquema de fraude em 14 cidades do Norte de Minas, o Ministério Público Federal (MPF) 14 prefeituras do Norte de Minas por diversos crimes praticados contra a administração pública, como falsificação de documentos, fraudes em licitações e desvio de verbas públicas. Este é um gigantesco esquema de corrupção que também envolve vários múnicípios e funcionários públicos municipais. Ainda bem que em Capitão Enéas, essas coisas não acontecem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que os críticos deste blog me falam sobre os fraudes em licitações e coisas mais que estão acontecendo em algumas prefeituras inclusive em Montes Claros? Enquanto nós ganhamos prêmios? Gostariamos de ouvir suas opiniões.

      Excluir
    2. Isso aqui é brincadeira... riss, é duro ver análise de alguns Anônimos(as)e mais ainda, quando falam por metáforas..., Prêmios?? Que prêmio??? Cadê o Prêmio? em que, a cidade foi beneficiada..? o que seus moradores tiveram de real valor com essa dita "comenda" mas,..que comenda? Espéro que o Sr(a)ANÔNIMO(a) possa me dizer algo sobre o tal prêmio... risss!! Será que é sobre Urbanização, Saúde ou Educação??

      Excluir
    3. ACHO QUE VC NÃO ENTENDEU O ASSUNTO É SOBRE FRAUDE. ENTENDEU?? FRAUDES EM LICITAÇÕES JÁ OUVIU FALAR?? VÁRIAS PREFEITURAS ESTÃO ENVOLVIDAS, POR EX: MONTES CLAROS, E QUANTO AOS PRÊMIOS É QUE AQUI NUNCA SE ENCONTROU NADA DE ERRADO. E NAS VEZES QUE TENTARAM FOMOS VITORIOSOS....

      Excluir
  21. sou prefessora formada em uma das melhores univercidade de minas passei 4 anos nessa vida de viajar todo dia para moc,não joguei meu diploma fora afinal unimontes é pra poucos.Me formei mais não aceito o retorno financeiro, por isso trabalho em escolas. não posso trabalhar insatisfeita com meu salario,por isso faca como eu!!! se não ta satisfeita mude so depende de vc!!!!não podemos trabalhar descontente isso reflete em nossos alunos !!!por favor pense neles como eu fiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK ESTA PREFESSORA NÃO PODERIA MESMO ESTAR EM UMA SALA DE AULA! SE AGENTE PEGAR UMA "FACA" COMO ELA, MEU DEUS O QUE VAI ACONTECER HEM????

      Excluir
    2. nao seja idiota voce entendeu muito bem o que ela quiz dizer...

      Excluir
    3. Moça UNIVERSIDADE é com S, e não com C, ETA UNIMONTES. KKKKKK. È por isso que eu digo capacite - se.

      Excluir
  22. Gerlice formou e vira e meche escreve errado.

    ResponderExcluir
  23. Enquanto falam de fraude de licitaçao nos Municipios do norte de Minas,Capitao Eneas estapa as manchetes com a excelente administraçao do Rei.

    ResponderExcluir
  24. É significativo as observações dos cidadãos eneapolitanos. Realmente, é preciso reevindicar, apontar erros e também contribuir com boas ideias e participação efetiva e real. Nada adianta esbravejar, se revoltar e não buscar soluções. O exemplo é fundamental quando discordamos de determinadas situações, ao mesmo tempo, precisamos mostrar caminhos. Gerlice, o que literalmente você já fez pelo povo eneapolitano? Há algo além do blog? Ao analisar suas considerações ficou perceptível o quanto o brasileiro não lê, (conforme publicação na super)argentinos, uruguaios e chilenos(embora latinos americanos) somos lanterna entre os sul americanos.Qual motivo apresento esses dados? A autora do blog não parece ter formação acadêmica,seus erros sao primários.Espero que tenha a maturidade técnica de evitar erros ortográficos para postar em rede seus comentários infantins e sem fundamento, salvo alguns poucos; provavelmente,os leitores que a apoiam devem estar no mesmo nível.
    Buscamos mudanças participando, dialogando, levando ideias, enfim, compartilhando como cidadã. Reveja seus conceitos como pessoa do mundo desenvolvido e não por viver em um país em desenvolvimento.
    Não adiantaria me identificar,você não me conhece e não faz parte do meu grupo de amigos.Entrei no seu blog buscando infomações para uma pesquisa que culminará em um artigo sobre "Mentira social". As decepções foram incomensuráveis. Acredito que você não é revoltada com a vida,afinal, quando a amamos coseguimos enxergar o que a vida nos oferece de melhor, transformamos limão em limonada!
    Aguardo dados confiavéis para me orientar no artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, é uma grande pena não poder responder apenas PRA você este comentário, porém quando você tiver coragem quem sabe não poderei te conhecer até mesmo pessoalmente. Quanto às criticas dos meus erros ortográficos, me equiparo a você, veja só em um pequeno comentário quantos erros primários você cometeu: Não é: reevindicar, É REIVINDICAR. Não é: sao, É SÃO. Não é: infantins, É INFANTIS. Não é infomações, É INFORMAÇÕES. Não é: confiavéis, É CONFIÁVEIS. Isso fora os erros de pontuação, concordâncias entre outros. Mas bem, eu e você somos vítimas da mesma educação de baixa qualidade! NÃO SOU REVOLTADA COM A VIDA, AS PESSOAS QUE ME RODEIAM, SABEM COMO SOU ALEGRE, FELIZ E REALIZADA. ALÉM DO MAIS ADORO LIMONADAS E LIMÕES, POIS EM MINHAS MÃOS LIMÕES SE TRANSFORMA NÃO APENAS EM UM SIMPLES REFRESCO. QUANDO VOCÊ FALA EM AMOR, FICO A PENSAR, SERÁ QUE EU NÃO SEI AMAR???... POR DENUNCIAR OS OPRESSORES DO POVO? AS AÇÕES QUE DEIXAM O MEU PRÓXIMO CADA VEZ MAIS NA MISÉRIA? PODERIA FICAR AQUI HORAS PARA TE FALAR O QUE TENHO FEITO POR CAPITÃO ENÉAS, MAS NÃO FAREI ISSO PARA UM DESCONHECIDO. EM TEMPO; CERTAMENTE NÃO PEDIREI A VOCÊ AJUDA COM A ORTOGRAFIA! RRSRSR BRINCADEIRINHA!

      Excluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.