Asma Ocupacional – Adquirida por meio da inalação de poeira de materiais como algodão, linha, borracha, couro, sílica, madeira vermelha etc. Os trabalhadores de fábricas, madeireiras, plantações de algodão e tecelagens apresentam sintomas como falta de ar, tosse, aperto e chiado no peito e tosse noturna. Dermatoses ocupacionais – Causadas por contato com agentes biológicos, físicos e químicos, principalmente. Os sintomas são alteração da pele e mucosas. Os trabalhadores em fábricas químicas são os mais prejudicados com ela. LER/DORT – Decorrente de problemas com o local de trabalho e com os movimentos repetitivos. Os empregados dos setores industriais podem ser prejudicados com esta doença. Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR) – Diminui gradativamente a audição dos trabalhadores por exposição continuada a níveis muito elevados de ruído. Sofrem com este problema metalúrgicos, marceneiros, serralheiros e outros. Pneumoconioses – Doenças pulmonares ocasionadas pela inalação de poeiras químicas como da sílica e dos asbestos, que causam silicose e asbestose. Químicos, trabalhadores da construção civil e mineradores podem sofrer com estes problemas. Distúrbios mentais – Mais difíceis de detectar e principalmente relacionar ao trabalho, podem ter ligação com diversas circunstâncias e grau de desenvolvimento. Sofrem com isso trabalhadores que trabalham sobre fortes pressões e em situações de grande estress. Se você é trabalhador fique atento aos sintomas, e caso algum destes sintomas apareça procure o médico o mais rápido possível. Leia também…Inca identifica 19 tipos de câncer que podem estar relacionados ao trabalho Conforme levantamento do Inca, 46% dos casos relacionados ao trabalho não são notificados por falta de mais informação a respeito |
Cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de não ter medo, de não ser pisado por causa de seu sexo, de sua cor, de sua idade, de seu trabalho, da cidade donde veio, da situação em que está, ou por causa de qualquer outra coisa. Qualquer ser humano é nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que nós temos.
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Trabalho, Elemento Essencial na Construção da Dignidade Humana – Parte II
Um comentário:
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
O quadro atual no mundo é desalentador e pode ser ilustrado apocalipticamente pelo pensador otto zuzt:”Parece que Marx foi o profeta moderno: ele previu que o capital tomaria conta do mundo, que alienaria mais ainda o ser humano do que antes fizera a fé. O fato é que vivemos hoje sem comando algum, somos comandados por um único monarca alienígena, não humano: o capital.(...) esta besta que anda livre e solta”.
ResponderExcluir