segunda-feira, 30 de abril de 2012

Trabalho, Elemento Essencial na Construção da Dignidade Humana – Parte II


Qual é o Maior Patrimônio de 
Uma Empresa???




        O maior patrimônio de uma empresa não são seus bens, suas instalações, suas máquinas, sua vasta carteira de clientes, sua conta bancária credora... O maior patrimônio de uma empresa, é, e sempre serão, os seus funcionários (ou como dizem hoje em dia, seus colaboradores).

        O desafio aos colaboradores é fazer-se valorizar. Por mérito e capacidade próprios, sem pisar em ninguém e sem puxar o tapete de outros tantos. Fazer-se valorizar é demonstrar dia-a-dia nas atividades que desenvolve, nas atitudes que se têm (com relação a si e aos outros principalmente) e nos relacionamentos que são estabelecidos. Demonstrar discernimento, confiança e pensamentos pró-ativos e principalmente cuidar do que lhe é mais precioso, Sua Saúde.
Adaptado de Johney Laudelino

Amanhã, dia 1º de maio, será um dia de reflexão sobre a histórica luta do proletariado, será mais um momento para se fazer um balanço sobre os diversos  temas que envolve o trabalhador. Os problemas são muitos, mas, hoje destacarei as principais doenças ocupacionais.
     
         As principais doenças do trabalho
Asma Ocupacional – Adquirida por meio da inalação de poeira de materiais como algodão, linha, borracha, couro, sílica, madeira vermelha etc. Os trabalhadores de fábricas, madeireiras, plantações de algodão e tecelagens apresentam sintomas como falta de ar, tosse, aperto e chiado no peito e tosse noturna.
Dermatoses ocupacionais – Causadas por contato com agentes biológicos, físicos e químicos, principalmente. Os sintomas são alteração da pele e mucosas. Os trabalhadores em fábricas químicas são os mais prejudicados com ela.
LER/DORT – Decorrente de problemas com o local de trabalho e com os movimentos repetitivos. Os empregados dos setores industriais podem ser prejudicados com esta doença.
Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR) – Diminui gradativamente a audição dos trabalhadores por exposição continuada a níveis muito elevados de ruído. Sofrem com este problema metalúrgicos, marceneiros,  serralheiros e outros.
Pneumoconioses – Doenças pulmonares ocasionadas pela inalação de poeiras químicas como da sílica e dos asbestos, que causam silicose e asbestose. Químicos, trabalhadores da construção civil e mineradores podem sofrer com estes problemas.
Distúrbios mentais – Mais difíceis de detectar e principalmente relacionar ao trabalho, podem ter ligação com diversas circunstâncias e grau de desenvolvimento. Sofrem com isso trabalhadores que trabalham sobre fortes pressões e em situações de grande estress.

Se você é trabalhador fique atento aos sintomas, e caso algum destes sintomas apareça procure o médico o mais rápido possível.

Leia também…

Inca identifica 19 tipos de câncer que podem estar relacionados ao trabalho

Conforme levantamento do Inca, 46% dos casos relacionados ao trabalho não são notificados por falta de mais informação a respeito



Um comentário:

  1. O quadro atual no mundo é desalentador e pode ser ilustrado apocalipticamente pelo pensador otto zuzt:”Parece que Marx foi o profeta moderno: ele previu que o capital tomaria conta do mundo, que alienaria mais ainda o ser humano do que antes fizera a fé. O fato é que vivemos hoje sem comando algum, somos comandados por um único monarca alienígena, não humano: o capital.(...) esta besta que anda livre e solta”.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.