sexta-feira, 20 de abril de 2012


Reflexo de nossa história

Quais reflexo a nossa história tem em nossas vidas como comunidade que pensa na coletividade?


Um pequeno vilarejo com suas casas simples e um povo que sem razão ali ia crescendo.  Sem razão? É, por ali não passava um grande rio nem mesmo um pequeno riacho, não tinha ouro nem diamantes, a água era demasiadamente salobra. Acredito que cansados dos senhores proprietários de fazendas o povo ali ia se ajuntando. 

Muitos deles escravos desgarrados ou forros, encontraram no vilarejo chamado Sapé um lugar para viver em busca, não de riquezas, mas de  liberdade, de poder ir e vir sem pedir licença para os donos das terras, fazendeiros e coronéis. Relatos de antigos moradores que ouviram de seus avós nos dá uma idéia que aquela comunidade já existia a mais de 130 anos da chegada do Capitão.

O Sapé (ou Sapê) era assim chamado, em virtude de um tipo de capim, de folhas longas, que foi muito usado em cobertura de casas para moradia de povos muito pobres, principalmente no interior de Minas Gerais. Quem nunca ouviu falar em "casinha de Sapê"? 

Tinham ali suas crenças e já organizada, ainda que informalmente como vila, festejavam anualmente o padroeiro Santo Antônio em todos os vigésimo dia do mês de Janeiro. Porém no ano de 1942 essa terra mudaria drasticamente sua história, com a chegada do Capitão Enéas Mineiro de Souza.

O povo agora tinha um líder. Não escolhido pelo povo, mas um povo escolhido por ele, era assim o Capitão, fazia sempre sua própria lei e o povo obedecia sem poder discordar de suas direções.

Não conheço, e nunca ouvir falar de alguém que não fez a sua vontade, ou até mesmo discordasse de suas decisões, por favor se tem alguém ou alguma informação me deixe um comentário seria um grande prazer.

Então aquele pequeno vilarejo foi ficando em segundo plano, tudo passou a girar em torno da sede da fazenda Burarama e de seu dono. O povo que aqui ia chegando, a convite do Capitão, de longe já vinha sabendo da sua submissão.  

Foi assim que aos poucos foi crescendo, e a fazenda Burarama vira Burarama de Minas, hoje Capitão Enéas. Quais influências dessa história em nossas vidas? Vamos aos poucos descobrindo. Quem pode me ajudar a fazer estas revelações?!

4 comentários:

  1. Nossa capitão Enéas está em LUTO perdemos Dona Naná uma grande mulher, esposa, mãe, professora, que nesta terra deixou seu marco de exemplo de fé e garra...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A nossa história é muito rica, cheia de aventuras, amores, lutas, disputas e mistérios...
    Como se deve ser toda história que se preze.
    "Escute os idosos, resgate a história, escrevam, registrem não deixem nossa história se perder....

    ResponderExcluir
  4. Sou filha de um homem que conheceu e trabalhou para o Capitão, este homem, meu pai em toda sua vida provou que não era corrompivel. Posso te falar o que ele nos falava (para mim e meus irmãos), dizia que o CAPITÃO ERA UM HOMEM JUSTO, QUE AJUDAVA QUEM PRECISAVA DELE,Porém se este fosse disordeiro ele o recriminava e era olho por olho dente por dente, não concordava com certas coisas e lá no fundo é bom pensarmos será se o Capitão fosse vivo nossa Cidade teria tantos crimes barbaros. O que de fato aconteceu com várias pessoas que vieram de outras regiões para morar aqui? penso que se le fosse tão ruim as pessoas não viriam prá cá, concordaria com você se nos contasse que o Capitão pensava pelas cabeças que aqui outrora existia, pois sabemos que quem não pensa é pensado pelos outros. Não é? espero ter contribuido.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.