sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


PREFEITURA DE CAPITÃO ENÉAS RETIRA ASFALTO E CASCALHA AS AVENIDAS COM FINOS DE QUARTZOS
Qual será o preço pago pela população?

A população do Bairro Santo Antônio está assustada com a medida que o prefeito tomou para resolver paliativamente a situação das avenidas do Bairro Santo Antônio. O asfalto estava praticamente acabado devido anos sem manutenção e obras de reparo. Além do desgaste natural ainda sofreu com as obras de saneamento, pois a empreiteira não reparou “ainda” os danos causados em nossas avenidas.

Diante de uma população revoltada e cansada do descaso da administração “Viva Capitão Enéas” com o bairro, medidas paliativas foram tomadas pelo executivo, neste caso, estão retirando o resto do asfalto e espalhando pó de quartzo provindo da Rima Industrial.  Qual será o preço pago por essa população?

Vamos entender:

A silicose é causada por inalação de poeira de sílica livre cristalina (quartzo). Caracteriza-se por um processo de fibrose, com formação de nódulos isolados nos estágios iniciais e nódulos conglomerados e disfunção respiratória nos estágios avançados.

É importante destacarmos que a população está exposta a grande quantidade de poeiras finas de sílica, principalmente os moradores próximo das avenidas, colocando assim crianças e idosos, homens e mulheres, mas principalmente os moradores que já possuem a doença, que podem ser agravada.

Na fase inicial, a silicose não ocasiona sinto­mas. A dispnéia geralmente é a primeira mani­festação e apresenta-se com piora progressiva. Tosse e sibilância são sintomas menos comuns, predominando nos tabagistas (fumantes). A progressão da doença é acompanhada de sintomas de vários problemas respiratório, edemas nos membros inferiores e aumento abdominal.

Logo vêm os problemas, considerados mais graves, causados pela  respiração do pó de Sílica (quartzo) em suspensão no ar que provocam a Silicose.

As partículas que penetram além do bronquíolo terminal são rapidamente ingeridas por células chamadas macrófagos, cuja função é destruir material estranho. Alguns dos macrófagos, com suas partículas ingeridas, são transportados sobre a lâmina mucociliar. Outros macrófagos morrem, liberando partículas, substâncias ativas e restos celulares, que são ingeridas por novos macrófagos, e esse processo é repetido indefinidamente.


A vida do macrófago sob circunstâncias normais é medida em termos de semanas ou talvez um mês ou mais. Sua vida é encurtada se a partícula ingerida é especialmente tóxica, como é o caso da sílica livre cristalina, que devido às suas propriedades de superfície, mata o macrófago em um período de horas ou dias. Partículas de poeira que se alojam nos alvéolos estimulam o recrutamento e acúmulo dos macrófagos nessa área provocando reações do tecido pulmonar.Estudos têm demonstrado um aumento nos indicadores de inflamação principalmente nos pulmões de pessoas silicóticas.

A formação de colágeno acompanha a inflamação prolongada ou crônica na maioria dos órgãos do corpo. É uma parte da familiar formação de cicatriz nos tecidos, que pode agir tanto sobre a pele como dentro do pulmão.

A fibrose pulmonar é uma seqüela comum da inflamação pulmonar crônica. Além disso, as células do pulmão que estão em contato com o ar possuem uma alta taxa de reposição ou renovação, onde as células com a superfície parcialmente danificada são rapidamente trocadas por células novas. Devido à rápida regeneração das células do pulmão, há provavelmente maior vulnerabilidade às alterações carcinogênicas pela presença da poeira.


Com base em todas as considerações anteriores, pode-se antecipar que a poeira depositada nos pulmões pode induzir:
·        pequena ou nenhuma reação;
·        hiperprodução de muco e hipertrofia das glândulas de secreção de muco,
·        recrutamento de macrófagos;
·        proliferação crônica ou reação inflamatória;
·        fibrose;
·        câncer.

Quando um veículo passa por uma via cascalhada com quartzos o seu peso faz com que as pedrinhas se desintegrem, formando pequenas partículas de poeira que é livremente espalhada pelo vento. A diferença é que a poeira do quartzo não é solúvel e assenta nos pulmões formando calcificações.


No meio industrial os trabalhadores utilizam máscaras de proteção e a população como irá prevenir de tal problema? E a Rima Industrial, será que pode disponibilizar essa escória assim, simplesmente, sem nenhuma responsabilidade ambiental ou com a saúde publica, já que os nossos representantes não têm compromisso com a população? Acorda Gente!

22 comentários:

  1. Ola amiga, a população não merece esta troca, tem que ter asfalto?

    ResponderExcluir
  2. O povo estar sem saída, se ficar o bicho come e corre o bicho pega!

    ResponderExcluir
  3. Isso mostra como o que "se diz" e "se acha" o melhor prefeito do Brasil e um excelente engenheiro.

    ResponderExcluir
  4. Esta chegando a hora de dizer adeus!Vamos acordar, vamos encontrar a saída, que o povo de capitão saiba votar conscientemente e não por favores recebidos os políticos eleitos são nossos funcionários, e dever dele zelar pelo povo.

    ResponderExcluir
  5. pede o secretário de saúde Sr. Leopoldo para fazer uma intervenção! ou ainda uma palestra para a população.

    ResponderExcluir
  6. Sou ex-funcionario da Rima, tenho silicose e moro na avenida, o que fazer? quem vai responsabilizar com o agravamento da minha saúde?

    ResponderExcluir
  7. Seu plano de saúde filho !

    ResponderExcluir
  8. Êta povinho insatisfeito se tampa os buracos tá ruim, se não tampa reclamam, o sicose está na moda, não sabem não?

    ResponderExcluir
  9. queremos que tampe sim mas com o material adequadro, pois sabemos que tem verba para tal finalidade, se não tem procura, isso é, se é que nao já passaram a mão.

    ResponderExcluir
  10. tem muitos anos que a fumaça da rima caem sobre capitão eneas, chegando a deixar uma fina camada de carvão de quartzo, que a população respira todos os dias e ninguem reclama!só agora é que estão falando que faz mal,porque colocaram quartzo nas ruas?deixemos de ser hipócritas!!! O melhor a fazer é que cuidemos dos nossos pulmões!!

    ResponderExcluir
  11. Isso é jogada politica,a administraçao do atual prefeito foi a melhor da historia de Capitao Eneas o Reinaldo ganhou inumeros premios pela suas açoes inclusive ate no norte do país,é o presidente da AMESF representa os prefeitos do norte de Minas!! Mas esta trajetoria nao foi contruida da noite pro dia, o Rei tem muita experiencia como administrador e catedra na Europa,as pessoas tem que entender mais sobre as verbas que a prefeitura recebe e onde elas devem serem aplicadas,nuitas vezes o municipio nao as recebe verba e quem leva o nome é o Reinaldo,fala serio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pede seu REI só para ele ser TRANSPARENTE, isso é que o povo quer.

      Excluir
  12. Boa tarde Gerlice gosto muito do seu blog pois a maioria das noticias aqui postadas condizem com a realidade do município de Capitão Enéas que ao meu ver tem uma péssima administração onde os políticos (prefeito, vereadores)trabalham apenas para favorecer a si mesmos deixando a população desamparada, uma prova disto é a quantidade de funcionários da prefeitura que são parentes destes políticos, é filhos sobrinhos e ninguém faz nada, pelo que eu sei tem uma lei que trata deste assunto o nepotismo se não for pedir muito gostaria que você escrevesse uma matéria a respeito deste assunto pois a população de capitão éneas tem que saber realmente em prol do que estes políticos trabalham...

    ResponderExcluir
  13. População desamparada? E a Marluvas quantos empregos esta gerando! Sem falar da nova empressa que ta vindo por aí, muitos prefeitos se curvam diante da administração do Reinaldobasta da olhada na imprensa, ele apenas assumiu a presidencia da Amesf e o número de Municipos associados multiplicou, não vejo outro nome em Capitão Enéas que tenha potencial para administrar esta cidade como ele,uma pena que o Rei não pode ser reeleito, porque todos sabemos que ele iria arrebentar nas eleições.

    Vamo lá alguém pode dizer quem tem gabarito em Capitão Enéas para equiparar ao Reinaldo?

    ResponderExcluir
  14. eu tenho gabarito! meu caro, tenho grande experiencia em contar mentiras, advinha com quem aprendi? Sei elogiar as pessoas mesmo quando nao acredito nela. adoro os cliques da maquinas fotográfica, tenho dinheiro para comprar qualquer jornalzinho de 5ª. Sou charmoso canto até as encroadas com os meus galanteios, prometo sempre e não cumpro. Tenho um montão de baba ovo puxa-saco como o anonimo acima. Quer concorre comigo? Anonimo anterior? não/ que pena nem o meu espelho vai poder. graças a Deus são só 8 anos.

    ResponderExcluir
  15. Sonhar não paga nada sem estes comentarios baratos, e pé no chao.
    È muito facil um anonimo ter tantas qualidades na ficçao pode tudo mas a dura realidade é outra,o Rei é ingenhoso craque em fazer projetos administrador formado na Europa tem muita influencia com politicos experiencia e não é reeleito porque não pode.

    Mas ainda estou esperando algum nome na cidade para efeito de comparação,QUEM??

    E

    ResponderExcluir
  16. Cai na real!!! Silicose só se for pela fumaça da RIMA!!!
    Ali sim temos altas quantidades de sílicio particulado lançado sobre a cidade 24h por dia!!
    E da RIMA??? Quem reclama???

    ResponderExcluir
  17. Que Pena que nem todos possuem um computador para acessar tais informações, infelismente nossa população careçe de informação e de força de vontade para manifestar suas indignações. Falta abraçarmos a causa e dizermos o problema é nosso! Onde está nossos representantes? Até quando prevalecerá o silêncio?

    ResponderExcluir
  18. A população de CAPITÃO Enéas que quis desse jeito,pois vendeu votos por cesta básicas,agora outra pessoas estão pagam por isso... Vê se nessa política vocês seres humanos votem certo,e queiram um prefeito que faça de CAPITÃO ENÉAS UMA CIDADE MELHORRR;PENSE NISSO NÃO SE DEIXE SEU VOTE VALER UMA CESTA BÁSICA.OK

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.