sábado, 18 de fevereiro de 2012


Grupo Capoeirando



A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, freqüentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.

Nós Eneapolitanos temos orgulho em dizer que em nossa comunidade esta linda cultura continua viva, e tem há 15 (quinze) anos ensinado homens, mulheres e crianças a valorizar suas raízes, resgatando assim valores e hábito deixados por nossos antecedentes.

Aqui em Capitão Enéas existem dois grupos de Capoeira, o Capoeirando e Luanda. No dia 04 de fevereiro o grupo Capoeirando trouxe para nossa cidade um intercâmbio com vários outros grupos do norte de minas, como o grupo Esporte Brasil, Cordão de Ouro, Birimbau de Ouro e ainda o Birimba Brasil. Os capoeiristas contaram com a experiência de Mestres, Professores.

Sidney (bem-te-vi) é o Mestre que desenvolve esse lindo trabalho com o grupo Capoeirando em nosso município. Porém não podemos negar a influência do José Darci (Tixa) juntamente com seu Mestre e outros capoeiristas fundadores como Marcos Vinicius (Kisuki), Rogério, Waltenberg (Monan) entre outros que unidos fundaram o grupo Capoeirando.



É trabalhado pelo grupo políticas sociais como a integração dos jovens na sociedade, educação das crianças tendo a ênfase na convivência familiar, os deveres e direitos do cidadão, resgate da cultura do nosso povo, aulas de higiene pessoais, danças afros (maculelê), atividades físicas e ainda reforço escolar.

Quero Parabenizar o grupo que há anos vêm desenvolvendo este trabalho cultural, mas principalmente social. Conduzindo vários jovens e crianças para um futuro seguro e bem definido.



"...na vida como na roda, é preciso gingar sempre..."
"A mão de quem dá um flor fica mais perfumada do que a de quem recebe."

12 comentários:

  1. É pena que não tem apoio da prefeita para estar mostrando nossa arte la fora.

    ResponderExcluir
  2. Nenhum comentário? após um dia o tal PT e anonimos não comenta coisas importante como a nossa cultura só comenta a o que projudica nossa cidade que cresse e eles suja a imagem de nossa cidade poderia ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Seria uma polêmica ou fauta de conhecimento,não enteder que a capoeira é uma expressão cultural? Infelismente é o que acho.franciscoassis2930@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela materia sou capoerista, e adorei seu jeito de relatar o vendo e nossa luta, demostra conhecimento e respeito pelo grupo, já ouvir tantas coisas de outras pessoas que né quero falar aqui. Mas você em uma breve postagem falou tudo que representamos. Beijos continue assim na lutar pelo nosso povo.

    ResponderExcluir
  5. Foi espetacular o evento,parabéns todos os capoeiristas da nosa comunidade e especail a Jose´Darcy(ticha) pelo esforço para que esse evento acontecesse, e que possaacontecer mais,e relamente é um esporte muito bonito,espero que a comunidade dê mais valor,e agradecer a ecretária de educação por ter doado a escola, o tranporte, enfim todo o que ela pode ajudar eao prefeito tambémqe ajudou e muito para que o evento a contecesse,isso ai vamos valorizar a nosa cultua,e agradecer a gerlice por ter aceito o convite..valeu

    ResponderExcluir
  6. Bom,eu,faço,parte,do,capoeirando,e,adoro,,o,meu,grupo.me,chamo,samuel

    ResponderExcluir
  7. Em Capitão não tem só capoera, tem o breakdance (hip hop), como nosso grupo o Union of Styles Crew, e muitas outras culturas precisando de apoio...

    Parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
  8. Em Capitão Enéas não tem só a capoeira, tem também o breakdance (HipHop), por exmplo o grupo UFG3 e o Union of Styles Crew (http://uoscrew.blogspot.com.br) q manda muito bem, e diversas outras culturas precisando de apoio...

    Parabéns ao blog...!

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS PELA MATÉRIA..CAPITÃO ENÉAS TEM UMA ENERGIA INENARRÁVEL...ABRAÇO A TIXA, MONAN, KISUCO, ROGÉRIO, MOSQUITO ...E TODA GALERA DE CAPITÃO QUE NESTE MÊS DE SETEMBRO NO SRECEBERAM TÃO BEM! PARABÉNS AO PROFESSOR TIXA, RECÉM FORMADO....ABRAÇO AO AUTOR DO BLOG...DEPOIS SE QUISER O RESUMO E FOTOS DA FORMATURA DE JOSE DARCI TE MANDOOO...AXÉ... THIAGO RAPADURA thiagoaafonso@ig.com.br

    ResponderExcluir
  10. Vocês esqueceram de citar alguns grupo, que também ajudaram na difusão dessa arte e na concretização desse projeto, é importante que as informações sejam fieis aos acontecimentos. Tivemos também a equipe de Varzelândia, representada pelo Professor Carcará, do grupo de capoeira Carcaraginga que tanto vem lutando para a preservação e valorização desse esporte.

    ResponderExcluir
  11. QUERIDOS CAMARADAS DO CARCARAGINGA, OS DADOS AQUI RELATADOS NÃO FORAM PRESTADOS PELO C.C.CAPOEIRANDO. DESSA FORMA, COMUNICO A VOCÊS QUE O FATO DE TEREM COLOCADO SÓ O NOME DE ALGUNS GRUPOS NÃO FOI POR NOSSA CONTA. É DE NOSSA CIÊNCIA A PARTICIPAÇÃO DO CARCARAGINGA E DE VÁRIOS OUTROS GRUPOS QUE ABRILHANTARAM A NOSSA FESTA. SEM VOCÊS E OUTROS GRUPOS DE DEMAIS CAMARADAS QUE AQUI NÃO FORAM RELATADOS NÃO TERÍAMOS FEITO TÃO BELA FESTA. AXÉ, CARACARAGINGA, CELEIRO DE MINAS, CORDÃO DE OURO, BIRIBA BRASIL, SPORT BRASIL, GINGA BAHIA, NEGROS DE SINHÁ, BERIMBAU DE OURO, MANDINGUEIROS DOS PALMARES, LUANDA, ANGOLEIROS DO NORTE.... THIAGO RAPADURA

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.