quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


NEPOTISMO É UMA FORMA DE CORRUPÇÃO

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é uma forma de corrupção na qual um alto funcionário público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de forma que outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas. 

Atualmente, o nepotismo é amplamente condenado na esfera política mundial, sendo associado à corrupção e considerado um empecilho à democracia. O maior nepotista da história talvez tenha sido Napoleão Bonaparte, uma vez que o imperador francês nomeou três de seus irmãos como reis nos países por ele conquistados. 

A Constituição Federal, através do artigo 37, prega que os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência devem ser seguidos na contratação de funcionários no serviço público. Através deste artigo, fica explícito o caráter inconstitucional do nepotismo. No entanto, isso não impede que os municípios criem suas próprias leis para reforçar a proibição da prática.

 De acordo com a Constituição no Art. 37 - A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

ART. 44. O interventor, ou governador, e os prefeitos não podem conceder serviços públicos a parentes, de uns e outros, até o 4º grau, consangüíneos ou afins, ou com eles efetuar qualquer espécie de contrato, nem nomeá-los para função ou cargo público, salvo para funções temporárias de confiança imediata.

É importante ressaltar que nepotismo não é crime. Porém, quando fica comprovada a intenção da prática, o agente público fica sujeito à ação civil pública por ato de improbidade administrativa, o que inclui desde o ressarcimento integral do dano ao erário público até a perda da função e dos direitos políticos de três a cinco anos. 

Apresentação da denúncia:

A denúncia poderá ser apresentada das seguintes maneiras:

- Por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico de denúncia disponível abaixo.
- Por correspondência enviada para o seguinte endereço: Controladoria-Geral da União, SAS Qd.1, Bloco “A” – Edifício Darcy Ribeiro – Brasília (DF) CEP 70070-905 ou para uma das suas unidades regionais (veja os endereços de contato).

Se possível, deverá ser anexada documentação que ajude a comprovar os fatos denunciados, que poderá ser entregue pessoalmente, enviada por correspondência ou como arquivo digital anexo ao formulário de denúncia.

16 comentários:

  1. Lice,existe nepotismo ai?Vc sabe se alguem ja denuciou?

    ResponderExcluir
  2. irmãos, parentes de secretários é nepotismo? e filhos de vereadores? alguem pode me esclarecer?

    ResponderExcluir
  3. Nepotismo aqui em Capitão, da mais do que chuchu na cerca, é por isso que poucas pessoas em nossa cidade tem interesse em se qualificar acabam desestimulados. Sendo assim podemos entender o péssimo atendimento que recebemos dos órgãos públicos.

    ResponderExcluir
  4. Durante o período eleitoral,algumas pessoas estão sempre ao lado do candidato mais conhecidas como(puxa saco) para garantirem cargos na prefeitura, se o candidato ganhar.seria essa uma forma de nepotismo? Existe aqui uma cidade dominada por essa prática nogenta Tupaciguara MG. franciscoassis2930@hotmail.com Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  5. Acho que em capitão enéas isso nunca aconteceu NEPOTISMO? Será? Pior que isso é Vereador ser dono de Onibus de transporte escolar.

    ResponderExcluir
  6. Não se assuste minha gente, aqui em capitão eneas existem casos de familias inteiras ocupando cargos de secretarios, diretores de escolas, alugando carros para a prefeitura, ocupando cargos de chefia,e outros ao qual eles mesmos denominam de cargos que não fazem nada. saem de seus empregos como Rima, Estado e outras firmas de bom conceito para se apoiarem na prefeitura, essa prãtica não seria nepotismo pois não são parentes consanguineos do prefeito qual seria o nome para essa situação? me responda quem puder, pois busquei no Aurelio e não obtive resposta.

    ResponderExcluir
  7. aqui em cap eneas tem vereador com onibus na prefeitura filho e nora ganhando salario na prefeitura com carro novo desfilando com o nosso dinheiro ainda votando contra o povo esim votando no que prefeito manda e se nao votar e ameaçado perder os beneficio acorda capitao;;;;;

    ResponderExcluir
  8. Eu achei o significado! PARASITA!!!

    ResponderExcluir
  9. E se sobrar uma boquinha vcs estão dentro né, ipocrizia, estão doidos que o PT ganha né mais não vão ganhar porque o Cesar é contra o crecimento da nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que vc nao conhecer de quem vc esta falando, pois pelo que ouço falar por aqui neste blog, é que o Cesar tem lutado para que o municipio de capitão enéas seja beneficiado com recursos federais te toda ordem junto ao Deputado Gabriel Guimaraes, a principio foi o unico municipio norte mineiro a se beneficiar de um programa do FNDE de distribuição de bicicletas para os estudantes. Vc anonimo precisa conhecer para depois falar. E pelo que vemos vc deve fazer parte dos que ainda estão cegos, "O Transtorno é temporario" KKKKKKKKK. Acho que é temporario mesmo só faltam 10 meses para acabar.

      Excluir
  10. Conheçi este cara na minha infancia.Sempre percebi um fanatismo muito grande pelo partido dos trabalhadores,não pela causa em si.Será que o senhor Cesar defende causas que realmente importa a população ou luta por fartalecimento do seu partido.Em relação ao comentário do dia 19/02 ás06:00 AM,vejo um desconhecimento grandioso do anonimo sobre as pessoas que postam comentários neste blog que não tem interesses políticos.franciscoassis2930@hotmail.com Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  11. Na verdade quem é contra é você, pobre coitado não sabe o que progresso,vive no mundo do buraco, vê, tira as vendas dos olhos, eu sou professora e digo onde vai todo mês o FUNDEB?

    ResponderExcluir
  12. Será que vc tem certeza deste transtorno? KKKKK Ô COITADOOOOO..... Quem viver verás..... 14 de novooooooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Gerlice,

    Bem que vc poderia fazer uma matéria sobre a Lei de Maria da Penha, mas, não se esqueça de falar também de mulheres que batem em homem com garrafas. Certa vereadora de Cap. Enéas que deveria dar exemplo, quase deixa cego o seu namorado e também chefe de gabinete do Prefeito. Será porque encobriram tudo????

    ResponderExcluir
  14. Mas, isso é caso de Polícia. Eu vi o coitado com a testa toda costurada. 30 pontos. Ah! se fosse um pobre qualquer.................

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.