quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


Município perde prazos e o financiamento Somma para urbanizar as nossas avenidas não acontecerá


No ano passado, o Prefeito Reinaldo Teixeira, levou à Câmara dos Vereadores uma proposta de um mega empréstimo, com a finalidade de asfaltar as ruas da cidade. Na época houve alguns comentários em razão da aprovação ou não pelos vereadores. Uma pequena parte era contra o empréstimo alegando que não havia mais prazo no mandato do Rei, para execução da obra, ficando assim a dívida para os próximos mandatos. Mesmo assim, como sempre, o pedido do Prefeito foi aprovado pela Câmara.

Diga de passagem o prazo para pagamento do financiamento era de 10 anos, com juros de 4% ao ano mais TJLP (Taxa de Juros ao Longo Prazo) e taxas de análise de Créditos. Ficando assim a dívida para município, colocando em risco outras áreas já bem deficientes como saúde e educação, considerando que como garantia do empréstimo o Banco pedia a caução de receitas de transferências constitucionais, principalmente o FPM. Se levarmos em consideração a atual situação do município não teríamos como pagar tal empréstimo, pois a folha de pagamento e despesas administrativas comprometem uma média de 95% da receita bruta gerada pelo município, ficando assim o pagamento do financiamento com as transferências constitucionais (dinheiro do governo federal e estadual para saúde, educação e outros).

Não é difícil para qualquer leigo em economia, entender que o prefeito estava assumindo um alto risco, o qual não seria ele o responsável para o pagamento. Mas, não podemos deixar de ressaltar que é de grande necessidade os consertos de nossas avenidas, porém precisamos de medidas bem planejadas. Ora, deixo uma pergunta a exemplo do serviço que tem sido feito na Av. Pedro Mineiro, será mesmo que teríamos um serviço de qualidade e dentro de um tão pequeno prazo? Ou teríamos uma futura divida apenas?

No dia 11/04/2011 A Associação dos Municípios da Bacia do São Francisco (Ammesf) onde o Sr. Reinaldo é presidente, organizou um evento para capacitar os prefeitos e seus funcionários para acessar os recursos do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). Esteve presente a equipe técnica do Banco com o objetivo de repassar conhecimento sobre o projeto Somma, mas o que parece, é que o Prefeito de Capitão Enéas e seus assessores não aproveitaram o treinamento, pois o município não conseguiu o financiamento, por não ter cumprido os prazos e documentação exigida pelo edital do Somma Urbanizar, deixando um exemplo negativo para os associados da Ammesf.

Segundo informações do Banco o prazo para encaminhamento da documentação era até dia 31/12/2011 o que não aconteceu, pois a documentação de Capitão Enéas não foi entregue dentro desse prazo. A Certidão do Tribunal de Contas da União (TCU), não ficou pronta e sem esta certidão era impossível prosseguir com o financiamento. O Banco propôs encaminhar o pedido de solicitação da certidão e o nosso prefeito recusou a ajuda, dizendo que eles mesmo faria o procedimento. O Tribunal é muito exigente e só emite a certidão se o parecer jurídico estiver totalmente de acordo com as informações da justiça. O Banco colocou outro financiamento a disposição do prefeito o Provia, mas ainda o BDMG não está habilitando os municípios, é apenas uma perspectiva para 2012.

A prefeitura abriu concorrência para pavimentação Asfáltica de uma área de 46.201,60 metros quadrados, e calçamento em blocos de uma área de 9.107,19 metros quadrados com recursos do Programa Somma Urbanizar, o dia da habilitação seria dia 12/01/2012, o que não ocorreu. Será mesmo que teríamos uma empreiteira habilitada para tal obra em nosso município ou dessa vez seria de fora?

Por fim, a solução para nossas avenidas será retirada do resto do asfalto e o cascalhamento, como já está acontecendo no bairro Santo Antônio, retroagindo assim a infra-estrutura de anos atrás. Ironicamente isto é uma contradição ao Marketing do Sr. Reinaldo Teixeira, que vende uma Capitão Enéas como exemplo de desenvolvimento, que não existe!. Será mesmo que somos um exemplo de desenvolvimento? Acorda meu povo!  

23 comentários:

  1. Será que a lei de responsabilidade Fiscal permite a contratação de operação de credito no ultimo ano de mandato? O caso de voltar ao passado é muito perigoso, alem do mais o cascalho que hoje esta na avenida do santo antônio, nem poderia estar lá, pois a poeira desse tipo de cascalho prejudica a saúde da população, pois pode provocar uma doença conhecida dos funcionários da rima a silicose. É melhor voltar para o toá.Vamos mudar de vez Burarama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que eu fiz, mudei desse lugar, passa anos e lugar não melhora nada, cruz credo!

      Excluir
  2. capitão éneas cidade viva kkkkkk viva de cavalos e bois e jumentos solto nas ruas emburacadas

    ResponderExcluir
  3. Um prefeito de prancheta. A imagem que tenho do político Reinaldo Landulfo é de um balão, desses de aniversário, grande e bonito, mas sem nenhum conteúdo sólido. Tudo indica que ele tem pretensões de galgar um cargo mais alto, como o de deputado, e talvez no legislativo ele possa se dar bem, mas no executivo é ¨Um pavão picado pela mosca azul¨.
    Nesses 2 mandatos deixou muitissimo a desejar, com uma assessoria ineficiente, mediocre mesmo.

    ResponderExcluir
  4. QUE BOM QUE ESTE DINHEIRO NÃO SAIU SERIA APENAS MAIS JOGADO PELO RALO, BASTA OLHAR O CALÇAMENTO AO LADO DO VAREJÃO COMO JÁ ESTAR, OU MELHOR NA FRENTE DA CASA DO VEREADOR. ESTA TUDO AFUNDANDO E A OBRA NEM FOI INAUGURADA.

    ResponderExcluir
  5. empreiteira? sim aqui em a Capitão o povão virou tudo empresários, você não sabia? Capitão é recorde de suco de laranjada!!!

    ResponderExcluir
  6. onde essa fulaninha pensa que vai chegar, deixa de ser ridícula mulher, vai cuidar de sua vida, Capitão Enéas não precisa de pessoas como você, que só sabe criticar, nosso rei ganhou o prêmio de prefeito empreendedor, basta visitar o endereço http://www.interjornal.com.br/noticia.kmf?cod=13060704. Viu sua critica como nossa cidade estar desenvolvida? e é realmente um modelo de desenvolvimento. Aqui quem manda é o nosso REI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus a monarquia foi extinta em 1889, de lá pra cá não existiu mais rei, ou está falando do rei do gado? "prefeito empreendedor", por acaso ele virou empresário?

      Excluir
    2. Esse prefeito estava protestando no movimento da BR 251, ele poderia tomar vergonha na cara e consertar as estradas da zona rural de Capitão enéas (Orion, Santana, Barreiro, Poço do Pedro, Baixão, Caçarema etc..., que é uma verdadeira porcaria. Esse amor do Rei provavelmente tem cargo na prefeitura.

      Excluir
  7. O prefeito vai mostrar o tamanho de seu prestigio com o governador, e em breve não haverá uma rua se quer sem asfalto, podem acreditar!!!!!

    ResponderExcluir
  8. ISSO ELE É MESMO, NINGUEM PODE NEGAR QUANTAS FORAM AS EMPREITEIRA QUE FORAM CRIADAS NOS ULTIMOS TEMPOS EM CAPITÃO, VOCÊS SABEM QUEM SÃO OS DONOS DELAS? NÃO? NÉM EU! MAS OS LARANJAS VOCÊS SABEM NÉ?

    ResponderExcluir
  9. issio é peseguição politica contra nosso amado prefeito, uma pessoa tão boa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acredita em papai noel? Parece que sim.

      Excluir
  10. Até agora o que foi feito não pode ser esquecido, porem ele é pago para fazer, O Prefeito é funcionário do povo tem que estar 24 horas a disposição da população, porque tudo o que foi realizado tem o incentivo do estado ou da união, com recursos municipais não se ver nenhuma ação demonstrada até agora. Abra as contas ao povo Sr Prefeito na Câmara com os empenhos e notas fiscais comprovantes de pagamentos os processos licitatórios.Ai o povo vai saber para onde estam indo o dinheiro do povo.Isso sim é TRANSPARÊNCIA

    ResponderExcluir
  11. Hô pessoar deixa o home trabaiar sucegado, tadim!!!

    ResponderExcluir
  12. Acho que o prefeito Reinaldo vai montar em breve mais uma fábrica, agora no bairro Santo Antonio que estava abandonado...Sabe de que? De silício metálico, só falta o cavaco e o carvão porque o quartzo já está espalhado todo nas ruas...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Valeu meu secretário de obras Darcy da Farmacia.....

    ResponderExcluir
  13. Espalharam muito quartzo nas ruas do Santo Antonio e Sapé Rei, mande seu secretário retirar pois a qualquer hora poderá ter um acidente mais grave, pois já caiu um professor de moto e um aluno de bicicleta, só o que sabemos.

    ResponderExcluir
  14. Para uma engenheiro ambiental sabe o quanto a poeira de quartoz(cascalho) pode fazer mau. Se fosse tão bom assim pensaria nas crianças e demais moradores antes de colocar cascalho na rua.
    a poeira do quartoz assenta nos pulmões provocando o endurecimento dos tecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz! Esqueceram da SILICOSE. Povo do sapé e Santo Antônio, o que parece ser um problema de infraestrutura, pode-se tornar num problema de saúde. Pesem nisso! A poeira do quartzo, cousa SILICOSE!!!

      Excluir
  15. DEPOIS DIZEM ASSIM: DEIXA O HOMEM TRABALHAR, ISSO É DE LULA, PRA QUEM ODEIA PT, É MUITO ENGRAÇADO!

    ResponderExcluir
  16. Comentando os quadrinhos em cima: O site da prefeitura (Palácio dos Teixeiras) está fora do ar (It works!). Será que também não pagou o provedor? O TARTESAL estava com a energia elétrica cortada, por falta de pagamento. Por isso não houve os leilões na semana passada.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. na prefeitura tem laranjas, bananas dá até pra fazer uma salada de fruta.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.