sábado, 23 de junho de 2012

Operação Mascara da Sanidade, uma ação em busca de Justiça
A corrupção realmente precisa ser combatida, no Norte de Minas Gerais uma verdadeira força tarefa tem sido executada nesse sentido. Estima-se um desvio de cerca de 100 milhões de reais, um rombo aos cofres públicos em mais de 30 prefeituras do Norte de Minas Gerais.

Na operação batizada como “Máscara da Sanidade”, a PF em conjunto com o Ministério Público Federal e Estadual, Receita Estadual e Federal, Poder Judiciário e Tribunal de Contas do Estado têm tentado amenizar esse quadro de corrupção que assola nossa região.

A expressão “Máscara da Sanidade” é referência ao primeiro estudo sobre sociopatas publicado em 1941, com o livro The Mask of Sanity, de autoria do psiquiatra americano HERVEY CLECKLEY, onde relata casos de pacientes que apresentavam um charme acima da média, uma capacidade de convencimento muito alta e ausência de remorso ou arrependimento em relação às suas atitudes. A psiquiatra ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA, autora do livro “Mentes Perigosas”, afirma que apesar de toda pobreza existente há em nosso meio “profissionais, camuflados de executivos bem-sucedidos... trabalhadores, pais e mães de família, políticos” que, acobertados pela máscara da sanidade, desviam e/ou apropriam-se de recursos públicos, em muitos casos, destinados às necessidades mais elementares da população carente.

O objetivo da operação, segundo o chefe da PF, Marcelo Eduardo Freitas é apurar crimes de formação de quadrilha, peculato, desvio de recursos, fraude de verba pública e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, eram três os tipos de fraudes. Em muitos contratos as obras eram feitas com funcionários e material comprado pela própria prefeitura e o dinheiro que deveria custear os projetos era rateado entre a “organização criminosa e funcionários públicos corruptos”. Em outros casos havia superfaturamento e a execução era repassada para pequenas empresas ou empreiteiros locais. Outro expediente era executar a obra de modo diverso do previsto no projeto original, com material de qualidade inferior, em conluio com a administração municipal, mas receber o valor previsto em contrato.

Boa parte das obras eram patrocinadas com recursos de emendas parlamentares e convênios firmados com os governos federal e estadual. Prefeitos e deputados votados na região também são suspeitos de participação no esquema, mas os nomes estão sendo mantidos em sigilo pelo MPMG, que terá de fazer uma investigação à parte envolvendo esses agentes políticos, que têm foro privilegiado. De acordo com o delegado Marcelo Freitas, chefe da PF em Montes Claros, no primeiro momento o alvo das investigações foram os chefes da organização criminosa e servidores envolvidos, mas já há provas da participação de pelo menos 10 prefeitos. “As investigações vão continuar e não está descartada a possibilidade de mandado de prisão contra prefeitos envolvidos”, ressaltou.

Em vários momentos, o delegado frisou a necessidade de se combater a corrupção no Brasil. Disse não ter dúvida de que os 100 milhões desviados poderiam ser usados para combater a pobreza em várias cidades. “Muito se fala em violência, porém, mais violento que o tráfico de drogas é a ação da corrupção e a sangria aos cofres públicos. O mesmo grupo que é lesado pelas fraudes é o mais prejudicado e é o que menos reage à corrupção”.

Segundo a PF, o esquema de fraudes em licitação acontecia em várias cidades, entre elas Capitão Enéas. Em todas as prefeituras a Polícia Federal recolheu documentos a partir de 2005.

O dito esquema funcionava da seguinte maneira: três empresas pertencentes a um mesmo grupo participavam de licitação, combinando entre si os valores do serviço a ser prestado. Assim que venciam, elas recebiam auxílio de servidores públicos e até de prefeitos para emitirem notas de serviços que não teriam sido executados, ou que foram executados com o dinheiro do município e não do governo federal.

Obras como cascalhamento, construção de ponte e postos de saúde foram apontados pela PF como algumas das 46 que foram lesadas. “As empresas do mesmo grupo se articulavam para apresentar licitações e ajustavam valores apresentados com envolvimento dos servidores públicos. Apenas determinadas empresas saíam vencedoras. Assim, elas passavam a emitir notas inidôneas para justificar obras não executadas ou executadas com recursos do município, quando deveriam ser executadas com recurso do governo federal e ou estadual. Quando eram executadas as obras eram feitas em qualidade e quantidade inferior”.

Na investigação do esquema, que vem ocorrendo a cerca de seis meses, a Polícia Federal pediu a quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados, bem como fez o monitoramento telefônico dessas pessoas. Foi assim que os policiais também descobriram a participação de 10 prefeitos no esquema.

“Não temos dúvida que o inquérito será desmembrado para investigação em relação à participação de prefeitos. Vamos apurar a verdade. Começamos a investigar a empresa, e no grampo telefônico pegamos cerca de 10 prefeitos. Focamos a investigação nos funcionários do segundo escalão, pois ainda não tínhamos histórico dos envolvidos. Houve monitoramento de dois meses e os prefeitos caíram no grampo”, explicou o delegado.

Durante a prisão do acusados, um servidor público confirmou o esquema e se dispôs a colaborar com a investigação policial para obter delação premiada. O nome desse funcionário não foi passado para a imprensa”.

Apesar de nenhum prefeito ter sido preso na operação de ontem, eles não estão livres de serem penalizados. Nesse período, vários prefeitos foram identificados negociando diretamente com os suspeitos de encabeçarem as fraudes. A participação de outros chefes de executivos municipais, não citadas nas escutas, não está descartada. Para que os prefeitos sejam detidos, é preciso que sejam denunciados pelo Tribunal Regional Federal ou Tribunal de Justiça de Minas. Antes é preciso avaliar se os recursos desviados pertencem ao governo federal ou ao Estado. “As provas não foram utilizadas nesse momento, mas, certamente, novas operações vão acontecer”, garantiu. Ele explicou o motivo que forçou o adiamento da prisão dos prefeitos.

“A investigação para ter início precisa ter parâmetro de trabalho. Primeiro, o foco foi nas empresas. O histórico dos servidores e agentes políticos foi detectado durante esse processo. A partir daí, aqueles que não possuem foro privilegiado foram detidos. Mas os prefeitos certamente vão ser investigados, a partir de agora, de maneira intensa”. Ainda não há um prazo para a realização de novas intervenções. Apesar da possibilidade, o delegado evitou dar detalhes sobre o caso.

A próposito o MG tv 2ª edição de (22/06/2012), anuciou que algumas prefeituras já foram denuciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em Montes Claros, por apresentarem situações suspeitas que necessitam serem averiguadas, dentre elas temos a Prefeitura de Coração de Jesus, a de Montes Claros, a de Guaraciama e a prefeitura de nossa querida Capitão Enéas, segundo o telejornal supracitado, o Prefeito Reinaldo Teixeira disse que não tinha nada a declarar, pois, ainda não havia sido informado de nada, ou seja, notificado.

Endereço da imagem:

E agora ???
Será que quem defende a corrupção ou os corruptos não tem coração para se sensibilizar com os milhares de Brasileiros que passam fome e que vivem as margens da mais pura miséria? Será que a dor dessas pessoas injustiçadas pela deslavada cara de pau destes “Sem Coração”  que roubam nossos direitos, não mexe com o sentimento dos eleitores que ensistem em estenderem a mãos e encistem em defende-los? que tipo de pessoa e que tipo de sentimento tem  você,  que vota e acredita em corrupto?  Que tipo de gente você é? Que gosta de sustentar as luxuria destes vermes em quanto sua família passa por todas as privações causadas pelo desvio de personalidade dessa gente? Quem é você, que se presta a esse papel? Será que você merece ter a família que você tem? Se todas essas interrogações não fez você refletir, quem sabe quando você precisar de um hospital para salvar sua vida ou de alguém de sua família e se ver sem as condições para isso, você possa lembrar da canalhice que você sustentou e aplaudiu de perto.

34 comentários:

  1. Cuidado, secretários e funcinários, ao acompanhar a lista de preços em outros sites só deu os peixe pequenos.

    ResponderExcluir
  2. Saiba quem foi preso pela PF até o dado momento…

    Estão presos temporariamente: Evandro Leite Garcia, dono da construtora, é acusado de liderar a quadrilha, Maria das Graças Gonçalves Garcia, esposa de Evandro, Elizângela Pereira da Fonseca, irmã de Maria das Graças e sócia de uma das empresas do grupo criminoso. Segundo apurações, Elizângela representa as demais empresas em determinados processos licitatórios. Também foram presos: Ivan Borges Dias - tem participação de sócio nas empresas de licitação, Sinara Leite Rodrigues - sobrinha de Maria das Graças, Ernani Freitas Gomes - uma das pessoas responsáveis pela execução das obras públicas destinadas às empresas do grupo, Sebastião Filogônio Dias - secretário administrativo da prefeitura de Glaucilândia, Ady Wesley Silveira Dias - proprietário da construtora Potencial e segundo consta, participa, juntamente, com Evandro em algumas licitações públicas em cidades do Norte de Minas, Edílson Renato Caldeira - funcionário da prefeitura de Olhos D’água e responsável pelas medições de obras executadas por Evandro Garcia naquele município, Heloísa Maria Duarte Oliveira Botelho - secretária de educação de Claro dos Poções, Luiz Eduardo Fonseca Mota - seria lobista do grupo e executor das obras de Evandro em Montes Claros (ex-secretário de finanças em gestão anterior, do atual gestor municipal) , Romilson Fagundes Cunha - servidor da prefeitura de Montes claros e trabalha no setor de licitações, José dos Reis Pereira de Paula - servidor público e compõe a Junta de Programação Orçamentária e Financeira da Prefeitura de Montes Claros, Edaise Luciana Rodrigues Chaves - chefe do setor de licitações do município de Santa Cruz de Salinas, Manoel Teixeira da Cruz - vereador no município de Santa Cruz de Salinas e irmão do atual prefeito da cidade e Edineti Xavier dos Santos - secretária de educação de Santa Cruz de Salinas. Os 16 acusados ficarão a disposição da justiça por até 5 dias. Eles estão preso temporariamente, no Presídio Regional de Montes Claros.

    ResponderExcluir
  3. "Ainda ontem, o MPF impetrou duas ações, uma contra um prefeito e outra contra um ex-prefeito. As denúncias são em função do desvio de verbas públicas em Lagoa dos Patos e em Capitão Enéas, devido à fraude em processos licitatórios...
    ...
    A outra ação impetrada pelo MPF diz respeito a uma fraude no processo licitatório no município de Capitão Enéas. As obras eram de uma quadra poliesportiva, e a denúncia envolveu o atual prefeito da cidade, Reinaldo Landulfo Teixeira, só que relativa a seu mandato anterior, de 2005 a 2008."

    Isso quer dizer que a PF e o MP não estão nem aí para as outras irregularidades??? Não acredito???

    ResponderExcluir
  4. O PREFEITO EMPREENDEDOR DEVE TER COMPRADO ATÉ O PREMIO DE SEBRAE, INVESTIGUEM ISSO TAMBEM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa limpa este veneno que vc esta babando o homem e o cara aceitam e melhor para todos

      Excluir
  5. Que vergonha! Burarama só aparece nas páginas policiais, caraca....

    ResponderExcluir
  6. EU TAMBÉM QUERO UM PRÊMIO, MAS DE PRODUTIVIDADE, QUE TAL!

    ResponderExcluir
  7. CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO,CORRUPÇÃO, É SÓ O QUE SE VÊ EM CAPITÃO ENÉAS.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza ele comprou o premio sebrae tb, vc ainda tem duvida...todo mundo ja desconfiava;;

    ResponderExcluir
  9. Em se falando de corrupção, licitações fraudulentas, ladroagem, etc... eu gostaria de saber o porque que até hoje as casas do bairro Manoel Vaqueiro não foram concluídas e entregues àquelas pessoas carentes que tanto precisam, será se vão entregar na época da eleição? estou até com dó deles pois muitos vão estar na cadeia. Pelo que sei e tenho visto as mesmas foram construídas pelo(a) J.P. (vocês sabem quem é né?) Estamos ferrados com esse tipo de gente corrupta administrando uma cidade tão carente...

    ResponderExcluir
  10. Ele acha que dinheiro compra tudo, mas compra imbecil, gente da qualidade dele, mas um dia esse dinheiro vai acabar, a mentira chegará ao fim, a enganação vai acabar. Graças a Deus, ele só tem mais 06 meses pra ficar enganando os outros, porque a justiça será feita...

    ResponderExcluir
  11. Ele foi na rádio justificar o injustificavel, a merda já ta pronta e agora vai espirrar em muita gente... quem não tem medo não teme.Justiça neles...

    ResponderExcluir
  12. Ah! meu Deus bateu o desespero... o prefeito não sabe o que faz disse que a culpa é do P.T. Esse P.T tá forte hein!!! denunciou 36 prefeituras...calma comandante porque a sua hora vai chegar. O povo não é besta e vai dar a resposta nas urnas.

    ResponderExcluir
  13. Engraçado o P.T achar que é forte, forte é Deus porque a justiça divina será feita. O REI será salvo das algemas mas... justiça divina...é justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forte é Deus , poderoso é Deus,e a justiça divina está ai, para todos ver e ouvir
      esses bandidos todos do nosso municipio e do norte de minas que tanto tira dos menos favorecidos cadeia,cadeia neles...

      Excluir
  14. tÁ PODEROSA EM AMIGA, TA MANDANDO ATE NA POLICIA FEDERAL, FOI ISSO QUE O REINALDO DISSE NA RÁDIO. KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. Fico lendo os comentarios, e vejo mais uma tentativa de enganar as pessoas, foi na radio, pq não abriu as peguntas ao povo, pois o povo quer saber Sr prefeito, já que a culpa é de administrações anteriores? Pq apareceu o seu nome vinculado a denunicia feita pelo MPF e não como a de lagoa dos patos? O Povo quer saber. Foi o ex-gestor ou o Sr que assinou o contrato e os aditivos feitos pela construção da quadra a empresa que está sendo alvo de denuncias? Sei que o sr é leitor assiduo deste blog, responde ai. Publique os contratos na internet para resguardar seu nome. Como o Sr tem a coragem de dizer que a escola da santana da serra vai começar a funcionar? Obra essa que tem prazo de execução de 180 dias e já está completando 4 x 365 = 1460 dias é brincadeira? O povo não é besta mais? Chega......A se o prefeito não poder responder quem sabe a procuradora do municipio possa? Sei que ela é mais uma que lê as noticias neste blog.

    ResponderExcluir
  16. Eu vou fazer asfalto no bairro Sapé, Santo Antônio, engraçado ficou oito anos e não fez, agora que bateu o desespero vai fazer? Acorda povo sofrido de Burarama....Você deixou a comunidade cuspindo tijolo, agora diz que vai fazer? E aproveito para mandar um recado aos puxa saco, não é só o PT que sabem denunciar. Já ouviu falar em vereadores, comunidade, pessoas que não aguentam tanta desonestidade?

    ResponderExcluir
  17. Ai, adoro ver a policía federal fazendo um limpa na cidade....Adooooooooooooro. E tomem desespero, é desespero........................

    ResponderExcluir
  18. NOSSA PORQUE O DESESPERO? QUEM NÃO DEVE NÃO TEME....DEPOIS DISSO A MERDA FOI PARA O VENTILADOR AGORA QUEM NÃO SABIA, AGORA SABE DA MMMMMMMMMMM

    ResponderExcluir
  19. Quem pode, pode, quem não pode se sacode.E aonde vai o desespero?

    ResponderExcluir
  20. Operação Mascara da Sanidade.Operação Mascara da Sanidade.Operação Mascara da Sanidade.Operação Mascara da Sanidade.E o desespero.

    ResponderExcluir
  21. Quem pode, e tem oportunidade, deve falar sempre a verdade como esse blog tem feito. Abraços blog da verdade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa?
      tenho um peninha de voces

      Excluir
  22. Alguém pode me esclarecer o que é essa tal JP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa muito me admira voces não saberem voces (corja) se diz tão inteligentes kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  23. E o direito de resposta na rádio! tem ou não tem?

    ResponderExcluir
  24. Pra vc que fez a Pergunta não seria JP a empresa do laranja João Pimenta? Acho que sim Será?

    ResponderExcluir
  25. A tal J.P é mais uma empresa vinda do empreendedorismo do prefeito, comandada pela cunhada de João Pimenta, que venceu licitações na nossa cidade em quase 2 milhões de reais, essa também tá na mira... aguardem...

    ResponderExcluir
  26. eta blog bom danado moço quem não gosta de tomar uma pinguinha boa e comer uma carninha assada quáquer dia ou quáquer hora pergunta eu prefiro as 13 horas só o prefeito atual que não gosta mais os parente dele gosta e gosta muito e la nas esferas dele tem gente que gosta mais ainda isso não e apologia a bebida com álcool mais o nosso amigo prefeito disse na sua fala ontem que macaco enrola o rabo e fica falando da vida dos outros sera que ele pensou bem em falar de bebida olha só o seu vice amigo rabo preso hem

    ResponderExcluir
  27. É da conta de quem se eu bebo e como. Não vivo de desviar verba de ninguém para isso.

    ResponderExcluir
  28. Eu sabia que um dia ia aparecer alguma coisa de corrupção dessa administração. Mentiras tem perna curtas. Nada escondidido que não venha a ser revelado. A justiça deDeus tarda mas não falha. Estava na hora dessa corja norte mineira ir para o chilindró, ou ser desmarcarados, chega de enganação, se vcs achão que o povo é besta ai que se enganam.Parabéns á Policia federal que para descubrir algo tinha queser a federal porque a mineira é comprada e bem paga por estes bandidos.

    ResponderExcluir
  29. acho que o povo de capitao gosta muito e de fofoca penssa na vida dos outros tantas coisas pra ser feita povo sem noçao e dificil eeeeeeeeeeee.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.