segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Capitão Enéas quando resolverá questões ambientais tão antigas?
PARTE I
Lixão de Capitão Enéas - 16/01/2012
Aterro Controlado ou Lixão?
Verdades e Mentiras...

O problema do lixo é um dos fatores da vida moderna que mais geram discussões entre ambientalistas, governo e população em geral. Em Capitão Enéas, infelizmente o problema não é diferente.

Segundo dados do IBGE 2010, somos aproximadamente 14.206 eneapolitanos e deste total 11.520 compõe o que chamamos de população urbana, ou seja, mais de 80% da população eneapolitana reside na cidade.

Considerando que segundo pesquisas, cada brasileiro gera em média 0,73 kg de lixo por dia, Capitão Enéas gera apenas no perímetro urbano cerca de 8.4 toneladas de lixo por dia.

O aumento da população, somado a falta de compromisso de nossos gestores em conjunto com a falta de educação ambiental, dificulta as ações e o manejo dos resíduos que, na maioria das vezes, são destinados para locais impróprios.
Em Capitão Enéas, temos como alternativa de destinação dos resíduos sólidos -“lixo”, uma área localizada a aproximadamente 6 Km do centro urbano e as placas que lá se encontram, demonstram uma certa confusão dos termos técnicos utilizados pela legislação ambiental.

Afinal o que temos em Capitão Enéas? trata-se de um Aterro Controlado ou um Aterro Sanitário??? Ao que tudo indica, nenhum nem outro, o que temos em nosso município é o modelo de um típico lixão.

  OU

Segundo a NBR 8849/1985 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), aterros controlados são mais apropriados do que os lixões, mas menos adequados do que os aterros sanitários.



A diferença básica entre um aterro sanitário e um aterro controlado é que este último prescinde da coleta e tratamento do chorume, assim como da drenagem e queima do biogás (Por não ser obrigatória a implantação de sistema de coleta e tratamento de líquidos percolados- chorume e de sistema de drenagem de gases nos aterros controlados. É comum nestes locais haver contaminação de águas e do solo).  Portanto, o aterro controlado deve se uma alternativa paliativa mais urgente. O aterro sanitário é a melhor opção, já que neste o terreno é impermeabilizado, o material é compactado e todo o líquido é drenado e tratado. Observamos que, o aterro controlado deve ser construído e operado exatamente como um aterro sanitário.

Nos aterros controlados os resíduos sólidos também devem receber uma cobertura de solo ao final de cada dia, o que infelizmente constatamos não ocorrer em Capitão Enéas. As características de funcionamento do aterro dito “controlado” em Capitão Enéas são na verdade características de lixão.


A opção de utilizar a nomenclatura de aterro sanitário ou mesmo de aterro controlado é uma forma de “disfarce” das condições de recepção e tratamento dos resíduos, típica de municípios que não possuem uma verdadeira política de gerenciamento dos resíduos sólidos ou falta de conhecimento dos termos técnicos ambientais. 

15 comentários:

  1. sua idiota vc é que é mau informada. ignorante nosso rei é formado em engenharia ambiental. será que ele faria algo de tão errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso é horrível pra uma pessoa formada em engenharia ambiental.... o "seu rei" (kkkkkk essa foi ridículo), abandonou a cidade é um incompetente e vc? Vê se que é um Puxa Saco da pior espécie...

      Excluir
  2. É claro que faria cara mamada veja só o exemplo: ele teve o displante de liderar uma manifestação na br 251 em prol de uma melhoria na rodovia revidicando duplicidade e tapa buracos enquanto aqui na cidade que ele adminstra a avenida Pedro Mineiro e Adão Dacio Souto uma via só se tornou duas e os buracos minha filha, estes sem comentários, tá bom ou quer mais Kakakakakakakakakakakakkakakakakaka

    ResponderExcluir
  3. Anônimo acima: precisa primeiro aprender português.

    MAU é o contrário de bom, ex:lobo bom ou lobo mau.
    MAL é o contrário de bem, ex: passar bem ou passar mal.

    ResponderExcluir
  4. Se é formado não parece!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. VOCÊ ANÔNIMO IGNORANTE: Você sabe a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário? Aposto que não? vai pesquisar tonto...

    ResponderExcluir
  6. Querido (a) anônimo (a) que não tem coragem de se identificar esse seu rei que é formado em engenharia ambiental nunca exerceu o cargo para o qual formou pois a vida toda viveu de politica se fartando do dinheiro público, apresente-me um emprego do seu rei que não seja em prefeitura ou apadrinhamento em torno de poderes públicos voçê quetiona se ele seria capaz de fazer algo tão errado, pois eu afirmo que ele faria sim, simplismente pelo o que eu tenho visto ele fazer em sua adminstração e com os funcionários públicos municipais efetivos principalmente os pedreiros e motoristas.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,
    é possível que o "seu rei" tenha se ausentado das aulas nas quais o(a)professor(a) apresentou a matéria sobre áreas ambientalmente adequadas para implantação de aterros.... Se Você anônimo prestar atenção vai enxergar a placa informando se tratar de "projeto aterro controlado" e que tal projeto decorreu de um acordo com O Ministério Público do Trabalho, pois o “seu” engenheiro ambiental provavelmente estava ou ainda pode estar descumprimento a legislação aplicável.
    Anônimo, seja respeito, se quer defender o "seu rei", faço-o respeitosamente.

    ResponderExcluir
  8. tanta coisa pra preocupar, e vocês pensando em lixo! que vergonha isso prova que não tem mesmo o que fazer!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. E o lixo hospitalar? Meio Ambiente é coisa séria seu CURIOSO....TODOS NÓS TEMOS DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO( incluidos aí os lixões, aterros sanitários, eu mesmo já cansei de ver cidadãos lá catando algo, ficando totalmente expostos a todo tipo de contaminação..Aqui o transporte é feito de trator, os catadores ficam expostos ao mau cheiro, não tem roupa adequada...um absurdo! Mas gostaria de saber onde é dstinado o Lixo Hoospitalar, pois segundo sei, a coleta tem que ser feita em veiculo especial!...

    ResponderExcluir
  10. LIXO HOSPITALAR??? DE QUAL HOSPITAL??

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Gerlice o seu blog está cada dia mais acessado e vc conseguiu acabar com o folheto "A Folha da Mentirama" que era o único meio informativo de Capitão Enéas,ou seja do senhor prefeito e cia...

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Gerlise! A política em Capitão e no Brasil é um lixo. Só votando no PT p/ ver ser melhora alguma coisa, e largar essa corja de Aécio e cia, que privilegiam uns e esnobam outros.Da pra contar nos dedos os bons prefeitos que Capitão Eneas teve, nao enche uma mão.É um desmando total, alias uma "amamamentação" total nas tetas da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  13. É triste ver o que está acontecendo em Capitão Enéas, cidade tão amada e seus "FILHOS" tendo q largar suas famílias, em busca de um futuro melhor, por q infelismente ai não se pode conseguir...
    Tenho fé em um dia tudo possa melhorar, e eu poder voltar pra MINHA CIDADE, e principalmente voltar a ter orgulho em dizer: "SIM, EU SOU DE CAPITÃO ENÉAS."

    Parabéns Gerlice...belo trabalho q vc está fazendo....

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.