O que é uma eleição? Para muitos, a eleição tem pouco significado; para outros é um desperdício de recursos tanto privado quanto público e ainda, para outros, não significa nada já que não interessam ou gostam de política.
Porém, é importante termos consciência do que significa eleições por muitos motivos como:
1. A eleição é um recurso democrático aonde a sociedade escolhe aqueles os quais governarão seu país, estado ou município, como também determina aqueles que os representarão no legislativo por um determinado período.
2. A eleição proporciona a sociedade excluir representantes ou governantes que não estejam satisfazendo os anseios ou correspondendo com a função a qual foi eleita através do voto.
3. A eleição proporciona a sociedade excluir da vida publica governadores ou representantes (parlamentares) que cometem atos de corrupção, de improbidade administrativa, mas que, infelizmente, devido à justiça ser morosa, mantém-se no poder. Portanto, por meio do voto, o eleitor tem a oportunidade de fazer o julgamento e dar o veredicto através das urnas.
4. Eleições dão acesso a novas lideranças políticas, oferecendo oportunidade a todos que desejam ingressar na vida pública e política, renovando os políticos, bem como contribuindo para que a sociedade avance com novas propostas, com novas ideologias, ou seja, as eleições proporcionam a dinamização, por meio da renovação da classe política.
5. As eleições permitem a sociedade aprovar novos projetos seja na área econômica, social, cultural, pois a cada eleição o eleitor tem a oportunidade de alterar os rumos de seu país, estado ou município, optando por um novo projeto estrutural, administrativo, alterando prioridades, como também continuar reelegendo um mesmo grupo político.
6. As eleições proporcionam a alternância do poder, ponto fundamental, pois um grupo muito tempo no poder vicia, torna-se corrupto e aos poucos destrói democracia.
7. As eleições contribuem para que o eleitor possa ter uma visão dinâmica de governos passados, já que por meio das campanhas eleitorais, além dos candidatos apresentarem seus projetos políticos, também trazem a tona os feitos e desfeitos de gestões passada, cabendo o eleitor fazer um filtro para votar conscientemente.
Enfim, eleições é um enorme feito democrático que a sociedade possui, mas que, por ignorância não se dá conta. É neste sentido, que muitas entidades sérias procuram conscientizar a sociedade, educando o cidadão para ser um participante ativo, um protagonista com suas analises, sabendo escolher bem seus governantes e representantes (parlamentares), pois os rumos de um país, dos estados e das cidades dependem dos políticos os quais elegemos.
Muitas vezes, erramos ao votar num presidente, ou num governador, senador ou mesmo deputado federal ou estadual, pois estes estão longe de nós. Infelizmente, a grande maioria da sociedade não tem como ficar acompanhando noticiários ou saber o que os políticos estão fazendo sem seus bastidores. Normalmente, os votos em políticos nas eleições gerais são genéricos. Votos induzidos pelos marketeiros, pela mídia, pela força do poder econômico do partido ou do candidato. Votos conquistados através de meios ilícitos quando a Lei Eleitoral. No entanto, as eleições municipais são totalmente adversas, ou seja, os candidatos tanto a prefeitos como os vereadores são próximos de nós, são conhecidos; são pessoas que esbarramos no nosso dia a dia. São candidatos que conhecemos suas vidas, suas trajetórias pessoais, profissionais e políticas. São candidatos que muitas vezes, já participaram e participam da vida pública. Enfim, estes podemos votar conscientemente e assim, tornarmos responsáveis ao colocarmos no poder.
Portanto, a instituição da eleição deve ser vista como algo de suma importância, não como um “Dever”, mas como um “Direito” da sociedade e assim ser exercida com extrema responsabilidade, para que cada vez mais, a democracia possa ser solidificada e de fato, os políticos possam servir o povo e não ser servido pelo povo.
porque vcs do PT, que zelam tanto pela ética, pela não corrupção...,aceitam o Sr. Zílmio Rocha como aliado!tendo o mesmo que devolver dinheiro público por falcatruas!!!(fonte: o norte net).Sou contra qualquer tipo de corrupção.
ResponderExcluirQuem disse que Zilmio é aliado? Qual é o partido dele? Qual coligação ele pertence? Ora, ele não tem partido, não é candidato, não tem candidato. Ele é só um cidadão, eleitor comum, como qualquer outro. Perdeu todos os privilégios, por estes motivos que vc já assinalou. Logo ele não pode ser aliado do PT, ele apenas declarou que vota no PT, como muitos outros já declarou.
ExcluirVoce deve gostar de Zilmo rocha porque fica lembando dele, agora pior é ser apoiado pelo prefeito que esta cheio de processo e já nao sabe o que fazer com seus amigos?????
ExcluirPergunte aos professores municipais pode ser um parente ou amiga sua.
ExcluirQual prefeito pagou melhor sálario aos professores municipais? o zílmio ou o Reinaldo.
Ai você terá uma prova.Se o Zilmio foi o pior.
Amigos??? qual amigo o prefeito tem? ele tem é uma meia dúzia de puxa-saco lambendo... eu quero ver é depois de primeiro de Janeiro de 2013? pra onde voces vão bando de puxa sacos de quinta categoria... o prefeito tá na boa! e voces?
ResponderExcluirvamo ta na boa com ele , Ozama ,porque vc só fica tentando baixar o terror, de terroristas tamos fora.
ExcluirOZAMA PERDE PRA ESSA TURMA.. DEUS ME LIVRE DE VCS
ExcluirÉ engraçado, será se o melhor vice do candidato do prefeito era o ex-vice que só recebia o salário sem fazer nada, e ainda muito turrão e ignorante, chingando qualquer um que passasse na sua frente? e o jornaleco ainda dizia que tinham 15 candidatos...Agora ta levando umas boas respostas nas casas onde passa pedindo voto, toma bacana...
ResponderExcluirUIUIUI!!! o desespero bateu..... calma, tem muita coisa ainda pra ser falada. Quem planta ventos colhe tempestade.
ResponderExcluirZilmio não é candidato a nada! não venham distorcer as coisas estamos num processo eleitoral onde todos tem o direito de pronunciar, mas,querer mudar o foco da coisa aí nao! parece que o lado do prefeito só tem pessoas de bem, não vou citar nomes pois tenho a educação de respeitar as pessoas. Mas se for citar, uma página inteira é pouco.
ResponderExcluircalma turma do 14 a politica nem comecou ainda
ResponderExcluirGENTE IMAGINE A HORA QUE COMEÇAR.... UI UI UI
Excluirpra voces começou dia 06/10 /2008 porque a profissao do seu candidato e politica e se eu tiver mentindo cite apro fissao que ele exerce
ResponderExcluiros candidatos a prefeito e vice prefeito do PT e tudo que capitão Enéas precisa
ResponderExcluiro problema são os cabras eleitorais deles,que já tão até escolhendo seu próprios cargos na prefeitura até mesmo antes de ganhar a politica.
Cuidado companheiro CESAR isso pode te prejudicar!