terça-feira, 17 de julho de 2012


Como mudamos? Por que mudamos? Por que precisamos mudar? E se eu não mudar?

Um dos assuntos mais abordados em todo livro de autoajuda, de comportamento é a mudança. Como mudamos? Por que mudamos? Por que precisamos mudar? E se eu não mudar?
É fato: mudar causa dor e sofrimento. Aprendi que mudar é muito difícil; tentar mudar os outros é praticamente impossível.
Como adoro pessoas, adoro gente com brilhos nos olhos, ainda que diante de toda dificuldade do mundo, procuro instalar centelhas na mente das pessoas da necessidade de mudança. Mas não as engano, revelo rapidamente que mudar causa dor e sofrimento.
Quem fuma, por exemplo, sofrerá e muito ao tentar parar de fumar. Quem é viciado em algum entorpecente vai sofrer dramaticamente ao tentar se livrar do vício. Mudar causa dor e sofrimento.
Mas porque então mudar?
Mudar é necessário, mesmo que sintamos dor e soframos. Mudar causa dor e sofrimento – temporários; não mudar causa dor e sofrimento – permanentes. É isso que todo ser humano precisa compreender para então se envolver com as mudanças. É isto: você só vai mudar se desejar ardentemente a mudança, se firmar um compromisso consigo mesmo.
As pessoas não mudam pela dor ou pelo prazer. Elas simulam mudanças quando sentem dor ou quando sentem prazer. A verdadeira mudança só acontece quando nosso “eu” interior encontra o comprometimento necessário, sobretudo, quando encontramos nossa vocação, nosso chamado, quando mantemos contato com o ser humano grandioso que há dentro de cada um de nós.
Enquanto não existir esse empenho, as mudanças serão efêmeras, meramente para agradar um ou outro amigo, chefe, parceiro.
Adoro pessoas que compreendem o sentido da vida. Elas reconhecem a necessidade de mudar e, mais que isso, sabem exatamente o motivo pelo qual irão mudar suas ideias, pensamentos, comportamentos, crenças e ações.
Sugiro que você mude. O ser humano só se sentirá plenamente feliz quando se encontrar consigo mesmo, preenchendo o vazio existencial que nem mesmo montanhas de diamante são capazes de preencher.
Mude, evolua. Pague o preço das mudanças, pois não mudar causa dor e sofrimento eterno. Acredito que você não se sentirá feliz caso não tenha uma resposta plausível ao Criador, quando se encontrar com Ele e ouvir a seguinte pergunta: “E aí, como é que foi lá, cumpriu sua missão?”
Amo de paixão pessoas que são capazes de mudar, de notar que a vida não é para ser vista da platéia, mas sim, que devem atuar lá do palco, como protagonista da existência.
Seja capaz de mudar, comprometa-se em mudar. Será extraordinário poder olhar Deus nos olhos e dizer: “Sim, fui capaz de continuar sua mais bela criação”.


3 comentários:

  1. Eu vou mudar! quero um prefeito capaz de fazer o novo, gente nova capacitada, sem demagogias e mentiras...que conhece os caminhos, onde buscar os recursos a nível estadual e a nível federal chega desse tipo de politico trapaceiro que por traz de uma pele de cordeiro carrega uma onça faminta capaz sei lá............. e também os vereadores vamos mudar tudo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. 2013 é o ano do 13.................
    É o ano da mudança geral.
    Parabens a Reinaldo Teixeira que fez uma boa administração.
    Precisamos de vc como DEPUTADO.
    Mas, precisamos de Cesar como Prefeito.

    Mas, precisamos mudar.
    E mudaremos com o 13.
    Quém viver verá.

    ResponderExcluir
  3. Vai ser difícil escolher em quem votar, eles podem ter força política apoio e tudo mas não tem nenhum candidato a prefeito competente este ano.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.