terça-feira, 27 de setembro de 2011


Santuário e Recanto de Espiritualidade Santo Antônio da Lapinha

São aproximadamente 30 a 35 quilômetros do trevo de entrada de Capitão Enéas, no Norte de Minas Gerais, até a Lapinha, um local onde há árvores, pedras, uma gruta, muita tranqüilidade, paz de espírito e que foi mais abençoado e inaugurado como Santuário e Recanto de Espiritualidade Santo Antônio da Lapinha, no último domingo (18/09), em missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Monte Claros, dom José Alberto Moura.
Em uma entrevista com um fiel da comunidade, este ofereceu uma resposta que talvez seja a realidade da maioria dos moradores dali ao ser indagado quantas vezes visitou a Lapinha. “Não sei quantas vezes porque nasci e criei aqui”, testemunhou o fiel. O Santuário e Recanto de Espiritualidade Santo Antônio da Lapinha fica na Fazenda São João, em Santana da Serra, segundo distrito de Capitão Enéas, no Setor Leste Arquidiocesano e onde cemitério é chamado de “campo santo”.


Durante a celebração eucarística, os sacerdotes eram imensamente gratos ao casal José Augusto Ataíde, Geralda Pereira Rocha e a toda a família, parentes e amigos. “Acabamos de assinar essa doação e queremos agradecer de coração aos doadores senhor José Augusto e dona Geralda”, enfatizou o padre Jairo da Silva Queiroz, pároco local, e que trabalhou bastante no comando da organização para que a Lapinha fosse elevada à dignidade de Santuário e Recanto de Espiritualidade. Aqui passa a ser agora “lugar de devoção a Santo Antônio da Lapinha e ao Senhor Nosso Deus”, completou o sacerdote diocesano que lembrou também, na leitura do documento que transferia as terras para a Igreja, do agrimensor Floriano Neiva de Melo Franco. O documento data de 14 de setembro deste ano.

O professor de Geografia e Filosofia, Valdeir Rocha da Silva, 36 anos, casado, foi o guia do arcebispo metropolitano, que visitou pela primeira vez a Lapinha. Da Silva contou que sua ligação com Capitão Enéas, através dos parentes que tem na terra, o fez conhecer melhor a região. Desde criança que o professor tem contato com as histórias e com a vida da comunidade. Ele contou que a Festa de Senhora Sant´Ana é tradicional ali e é realizada sempre no final de julho. Já a Festa da Lapinha acontece em 13 de junho. “O pessoal da comunidade tem um respeito muito profundo por este lugar. Percebi isso faz 20 anos pra cá”, mencionou Da Silva ao citar a dedicação de pessoas, aliadas à força familiar, como seu José de Lita, Miguel Jair Brandão e João Eles de Souza. “Várias famílias que vinham assumindo” as celebrações aqui, reforçou a história da comunidade. As festas começavam logo cedo, com alvoradas, celebração de batizados, missas, barraquinhas e muito forró.

Uma das famílias que zelam pela Lapinha é a de João Eles de Souza, 47 anos, produtor rural. Ele esteve presente em toda a celebração solene de inauguração deste Santuário e Recanto de Espiritualidade. É uma daquelas pessoas que não deixam de passar religiosamente na Lapinha e conferir se o local está bem limpo. Nascido na região, João Eles de Souza ficou bastante emocionado durante toda a missa. Testemunhou que isso aqui é o sentimento de “uma cultura familiar, religiosa e de muita fé que vem de pai pra filho, e hoje chega pra mim”, completou o produtor rural ao falar sobre o que representava a Lapinha para ele.

4 comentários:

  1. Êta saudades desta terrinha onde moravam meus Avôs.
    Gerlice, parabéns pela reportagem, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gerlice.

    Parabéns pela matéria! Muito Legal.

    Que saudades da Festa da Lapinha do Santo, que infelizmente há anos não tive como frequentá-la. Diversos familiares meus residem aí em Santana. Na foto tem "Gi", Rosa, João Eles, "Lau" e Sinval. Na próxima festa vou fazer o possível para ir.

    Att,

    Luiz Andrei Gonçalves Pereira

    luizandreigoncalves@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. JESSICA CAMILLA RAMOS BARROS22 de fevereiro de 2012 às 17:02

    NA FOTO ACIMA ESTA MINHA TIA GI, MINHA VÓ ROSA, MEU TIO JOAO ELES,E ESTÃO DE PARABÉNS PELA FÉ E RELIGIOSIDADE QUE SEMPRE REPRESENTARAM NA REGIÃO DE SANTANA DA SERRA ONDE EU SEMPRE PASSO MINHAS FERIAS.

    BJS PARA TODOS OS FAMILIARES...

    JESSICA CAMILLA RAMOS BARROS

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.