quarta-feira, 21 de setembro de 2011


"Na verdade, ser vereador honesto é sofrimento”, declara formando em Fé e Política

Durante a tarde do último sábado (10/09), o 10º Módulo da Escola de Formação em Fé e Política da Arquidiocese de Montes Claros incentivou uma troca de ideias entre estudantes que já exercem ou exerceram cargos políticos, ou mesmo que tiveram a experiência de participarem do processo eleitoral. Um dos destaques desse relato coletivo de experiências foi Laurentino Ferreira de Brito (VEREADOR LAU PT), indicado pelo pároco da Paróquia São Sebastião de Capitão Enéas, padre Jairo da Silva Queiroz, no Setor Leste Arquidiocesano, para cursar esta Escola. LAU nasceu em 16 de outubro de 1951. Mora na zona rural de Capitão Enéas - Comunidade de Poço do Pedro. É engajado na Pastoral Familiar, na Pastoral Catequética, na Associação Comunitária de Poço do Pedro e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), além de ser vereador agora.

Laurentino Ferreira de Brito (LAU) é filiado ao Partido dos Trabalhadores. É daqueles petistas tradicionais, que acreditam e praticam, com convicção, os ideais que fizeram, na década 1980, o partido ser aproximado com o trabalho das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). “O PT faz parte de minha vida, mas não quer dizer que acho que o PT só tem gente boa”, ressalvou, com a humildade que lhe é peculiar, o vereador em seu relato. “Comecei a fazer política foi na Igreja, nos Círculos Bíblicos, nas Cartilhas de Natal. Eu gostei demais! Ajudei as pessoas a fazer mutirão, a construir casas, mesmo de adobe”, contou LAU que, além da participação nos 10 módulos da Escola, fez os seis trabalhos intermodulares repassados pela Coordenação da Escola e sentiu-se inspirado a escrever poesias sobre a realidade da região em que vive.

O fiel da Paróquia São Sebastião de Capitão Enéas observou, em seu relato de experiências, que aprendeu muito com as CEBs. Ele declarou que ”onde tem associação tem igreja e tem sindicato, tem Prefeitura”. “Aí que eu me responsabilizei mais, me orientei mais" e fui evangelizando. Citou a influência, em sua formação, do padre Antônio Alvimar Souza e do monsenhor Geraldo Marcos Tolentino. E, claro, não poderia deixar de mencionar a Pastoral da Juventude. “Mas é, através do Sindicato, que fizemos alguma coisa”, afirmou ao lembrar a época em que “lá [Capitão Enéas] era extensão de bairro de Francisco Sá”. Enfatizou as parcerias com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Articulação do SemiÁrido (ASA). “Temos um trabalho muito bonito na zona rural”, como “as cisternas”, sublinhou o vereador que tem experiência como presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Capitão Enéas.


MISSA DE FORMATURA - Laurentino Ferreira de Brito cumprimenta arcebispo metropolitano
de Montes Claros, dom José Alberto Moura, após receber diploma de conclusão do curso.

“A gente luta por isso aí: melhorar a vida do povo. Já é a quarta vez que me candidato e só agora me elegeram. Mas tinha pessoas que falavam que eu tava atrapalhando elas de vencer”, confidenciou o formando da 1ª Turma (2009-2011) da Escola de Formação em Fé e Política Arquidiocesana. “Meus votos foram aumentando aos poucos...”, completou e revelou. “O que falta é consciência, consciência cristã, saber votar... Na verdade, ser vereador, ser vereador honesto é sofrimento”, indicou. O 10º Módulo da Escola de Formação em Fé e Política da Arquidiocese de Montes Claros enfocou o tema "Plano de Ação - orientações de uma campanha, mandato e assessoria cristã".


FORMADO MEMORÁVEL - D. José Alberto Moura e Laurentino Ferreira de Brito posam
para a foto de recordação do álbum da primeira turma da Escola. 

4 comentários:

  1. PARABÉNS Lau! Esse não é o seu primeiro, nem será o último diploma, com certeza. Eu mesma tive a honra de, como professora, colocar em suas mãos o certificado de conclusão da 8ª série na EJA (Educação de Jovens e Adultos)que você, com muito esforço, muita garra e muita capacidade conquistou. Orgulho-me de você, um dos meus ex alunos mais queridos. Sempre acreditei em vc, por isso não me surpreende ve-lo hoje como o melhor vereador da Câmara Municipal de Capitão Enéas. Meu abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo o bravissimo Vereador LAU pelo seu trabalho e dedicação aos trabalhadores de nosso Município. Abraços Lau.

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER PARA ONDE VAI O DINHEIRO QUE OS PRODUTORES RURAIS APOSENTADOS PAGAM AO STR DE CAPITÃO ENÉAS, VC SABIA QUE DEPOIS QUE APOSENTA O PRODUTOR NÃO PRECISA MAIS CONTRIBUIR COM O SINDICATO, E PORQUE SO AQUI EM CAPITÃO ENEAS É COBRADO, PORRRRRR QUUUUUEEEEEE SERÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE VOCE NÃO SABE É PQ NUNCA FOI AO SINDICATO

      Excluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.