quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Troca-troca de Partidos em 
Capitão Enéas
Os últimos dias foram de intensa negociação político-partidária, pois a partir de amanhã, 30, faltarão apenas 07 dias para aqueles que desejarem concorrer nas eleições municipais de 2012 estarem filiados e com seu domicílio eleitoral inscrito junto à Justiça Eleitoral. Segundo a Legislação, o prazo de filiação partidária e de domicílio eleitoral é de um ano antes do primeiro domingo do mês de outubro de 2012, que neste ano cai exatamente no próximo dia 07.

Aliás, o que não faltaram nestes últimos dias de setembro foram conversações a respeito dos pré-candidatos à prefeitura do município de Capitão Enéas, bem como dos candidatos a vereadores.  Hoje (29) o vereador Binga pediu desfiliação do PMDB comandado por Carlos Pereira Pimenta (o Periquitão), mas o destino do vereador é incerto para seus eleitores, embora convenhamos, que o vereador já tem sua estratégia definida, com as seguintes possibilidades: A primeira é  pode está indo para o PTB(14), partido do atual prefeito Reinado Landulfo Teixeira que já está de malas prontas para o PSB(40) do tão conhecido Walfrido Mares Guia, neste caso ele perderia o mandato de vereador.  A outra possibilidade é o PSD (55) de Gilberto Kassab (prefeito Paulista) o mais novo partido criado esta semana, neste caso o vereador Binga não perderia seu mandato.  

O vereador Marquinhos Azedo cogita sair do PTB (14) para PPS (23). O Júnior Braga saiu do PHS (31) do vereador Zé coco para PV (43) de Humberto do Varejão Capitão. Mas o troca-troca de partidos não se resume apenas nestes três exemplos que são mais vistosos.

Hoje o município de Capitão Enéas tem 18 partidos políticos vigentes, com a possibilidade de até dia 07 de outubro esse número chegar a 22 partidos. Nesses últimos 07 dias várias mudanças podem acontecer, afinal ainda tem aqueles indecisos que não sabe se vai ou se fica.  

quarta-feira, 28 de setembro de 2011


Censura? Não contem jamais comigo!
Liberdade de Expressão



A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.

Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.

A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura.

Para um povo livre governar a si mesmo, deve ser livre para se exprimir — aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita.

O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido pela constituição de uma democracia, impedindo os ramos legislativo e executivo do governo de impor a censura.

A proteção da liberdade de expressão é um direito chamado negativo, exigindo simplesmente que o governo se abstenha de limitar a expressão, contrariamente à ação direta necessária para os chamados direitos afirmativos. Na sua maioria, as autoridades em uma democracia não se envolvem no conteúdo do discurso escrito ou falado na sociedade.

Os protestos servem para testar qualquer democracia — assim o direito a reunião pacífica é essencial e desempenha um papel fundamental na facilitação do uso da liberdade de expressão. Uma sociedade civil permite o debate vigoroso entre os que estão em profundo desacordo.

A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não é absoluto, e não pode ser usado para justificar a violência, a difamação, a calúnia, a subversão ou a obscenidade. As democracias consolidadas geralmente requerem um alto grau de ameaça para justificar a proibição da liberdade de expressão que possa incitar à violência, a caluniar a reputação de outros, a derrubar um governo constitucional ou a promover um comportamento licencioso. A maioria das democracias também proíbe a expressão que incita ao ódio racial ou étnico.

O desafio para uma democracia é o equilíbrio: defender a liberdade de expressão e de reunião e ao mesmo tempo impedir o discurso que incita à violência, à intimidação ou à subversão.

terça-feira, 27 de setembro de 2011


Santuário e Recanto de Espiritualidade Santo Antônio da Lapinha

São aproximadamente 30 a 35 quilômetros do trevo de entrada de Capitão Enéas, no Norte de Minas Gerais, até a Lapinha, um local onde há árvores, pedras, uma gruta, muita tranqüilidade, paz de espírito e que foi mais abençoado e inaugurado como Santuário e Recanto de Espiritualidade Santo Antônio da Lapinha, no último domingo (18/09), em missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Monte Claros, dom José Alberto Moura.
Em uma entrevista com um fiel da comunidade, este ofereceu uma resposta que talvez seja a realidade da maioria dos moradores dali ao ser indagado quantas vezes visitou a Lapinha. “Não sei quantas vezes porque nasci e criei aqui”, testemunhou o fiel. O Santuário e Recanto de Espiritualidade Santo Antônio da Lapinha fica na Fazenda São João, em Santana da Serra, segundo distrito de Capitão Enéas, no Setor Leste Arquidiocesano e onde cemitério é chamado de “campo santo”.


Durante a celebração eucarística, os sacerdotes eram imensamente gratos ao casal José Augusto Ataíde, Geralda Pereira Rocha e a toda a família, parentes e amigos. “Acabamos de assinar essa doação e queremos agradecer de coração aos doadores senhor José Augusto e dona Geralda”, enfatizou o padre Jairo da Silva Queiroz, pároco local, e que trabalhou bastante no comando da organização para que a Lapinha fosse elevada à dignidade de Santuário e Recanto de Espiritualidade. Aqui passa a ser agora “lugar de devoção a Santo Antônio da Lapinha e ao Senhor Nosso Deus”, completou o sacerdote diocesano que lembrou também, na leitura do documento que transferia as terras para a Igreja, do agrimensor Floriano Neiva de Melo Franco. O documento data de 14 de setembro deste ano.

O professor de Geografia e Filosofia, Valdeir Rocha da Silva, 36 anos, casado, foi o guia do arcebispo metropolitano, que visitou pela primeira vez a Lapinha. Da Silva contou que sua ligação com Capitão Enéas, através dos parentes que tem na terra, o fez conhecer melhor a região. Desde criança que o professor tem contato com as histórias e com a vida da comunidade. Ele contou que a Festa de Senhora Sant´Ana é tradicional ali e é realizada sempre no final de julho. Já a Festa da Lapinha acontece em 13 de junho. “O pessoal da comunidade tem um respeito muito profundo por este lugar. Percebi isso faz 20 anos pra cá”, mencionou Da Silva ao citar a dedicação de pessoas, aliadas à força familiar, como seu José de Lita, Miguel Jair Brandão e João Eles de Souza. “Várias famílias que vinham assumindo” as celebrações aqui, reforçou a história da comunidade. As festas começavam logo cedo, com alvoradas, celebração de batizados, missas, barraquinhas e muito forró.

Uma das famílias que zelam pela Lapinha é a de João Eles de Souza, 47 anos, produtor rural. Ele esteve presente em toda a celebração solene de inauguração deste Santuário e Recanto de Espiritualidade. É uma daquelas pessoas que não deixam de passar religiosamente na Lapinha e conferir se o local está bem limpo. Nascido na região, João Eles de Souza ficou bastante emocionado durante toda a missa. Testemunhou que isso aqui é o sentimento de “uma cultura familiar, religiosa e de muita fé que vem de pai pra filho, e hoje chega pra mim”, completou o produtor rural ao falar sobre o que representava a Lapinha para ele.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011


A CAPITÃO ENÉAS QUE NINGUÉM GOSTA DE VÊ E QUE A “ADMINISTRAÇÃO VIVA CAPITÃO ENÉAS” NUNCA MOSTRA.

A atual administração tem ao longo dos anos demonstrado um grande descaso com as avenidas da nossa cidade, em especial nas duas avenidas que dão acesso aos bairros Sapé e Santo Antônio. As avenidas Adão Dácio Souto   e a Pedro Mineiro estão em uma condição nunca vista, praticamente intransitáveis para qualquer tipo de veículo, exceto para veículos de tração animal.

Moradores dos dois bairros manifestam grande indignação com a situação retratada nas fotos abaixo. Afirmam que a obra de saneamento básico executada pela Planex não é o motivo da precariedade das vias.

Mesmo antes do inicio das obras, já se encontravam em péssimas condições. Diz um morador: “As obras de saneamento passaram por muitas outras vias, inclusive pelo centro da cidade, onde foram recuperadas pela empreiteira logo após a passagem da canalização”.

Mães relatam que a maioria das  crianças dessas mediações estão sofrendo com problemas respiratórios. “Não sabemos o que é pior, se é a poeira que tomam conta das nossas casas, trazendo vários problemas de saúde ou se é a enorme quantidade de lama deixada pelo carro pipa. Tenho vergonha de receber visitas em minha casa”, relata uma dona de casa com muita indignação!

Como é do conhecimento de todos, a Câmara Municipal já autorizou o Prefeito a contratar empréstimo na ordem de  aproximadamente R$ 3.000.000,00 (Três milhões de reais), para execução da obra de pavimentação. Tem ainda os recursos do SOMMA na ordem de 5.000.000,00 (Cinco milhões )  de reais, também para pavimentação das vias, que será financiado pelo BDMG.

Mas como todos sabem como funciona a politicagem nas Buraramas de Minas, se o Executivo realmente resolver fazer estas obras, elas serão no próximo ano, que diga se de passagem, é ano eleitoral.

Por outro lado, é de bom alvitre, que as dívidas ficarão para a próxima administração, ou seja, o próximo prefeito herdará da “Administração Viva Capitão” uma dívida  com cifras de milhões de reais. Nada contra as obras que provavelmente serão realizadas com finalidade eleitoreira, mas que já podiam ou já poderiam ter sido executadas, beneficiando a população desde já. Abra o olho eleitores!


quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Bolsa Família em Capitão Enéas

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa integra o Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.

O Bolsa Família atende mais de 1.415 famílias no município de Capitão Enéas, totalizando no ano de 2011 o montante de R$ 1.071.600,00. A depender da renda familiar por pessoa (limitada a R$ 140), do número e da idade dos filhos, o valor do benefício recebido pela família pode variar entre R$ 32 a R$ 242. Esses valores são o resultado do reajuste anunciado em 1º de março e vigoram a partir dos benefícios pagos em abril de 2011.

O Programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
A gestão do Bolsa família é descentralizada e compartilhada por União, estados, Distrito Federal e municípios.

A fiscalização é uma forma de controle que visa garantir eficiência, eficácia, efetividade e transparência na gestão do Bolsa Família. Dessa forma, é assegurado que os benefícios cheguem às famílias que atendem aos critérios de elegibilidade do Programa, em conformidade com as normas vigentes.

Qualquer cidadão pode participar da fiscalização do Bolsa Família. Denúncias de possíveis irregularidades podem ser feitas pelo e-mail ouvidoria@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003. A Consulta Pública – Benefícios é um instrumento transparente e eficaz aberto ao público, com pesquisas em nível municipal.

A lista de todos os beneficiados do nosso município pode ser vista no link abaixo,os nomes estão ordenados de forma alfabética em 95 páginas, basta clicar em próxima para mudar os nomes:


Corrupção no governo Anastásia desvia 250 milhões dos mineiros.

Anastasia, privilegio na Polícia
Falsificação de documentos públicos e particulares; Falsidade ideológica; Corrupção ativa e passiva; Formação de quadrilha e lavagem de dinheiro dentro do governo tucano.
O governador Antonio Anastasia (PSDB) foi avisado sobre a operação da Policia Federal com antecedência a tempo de exonerar seu secretário, Manoel Costa, e os dois diretores do Instituto de Terra de Minas Gerais, um dia antes da operação. Os atos do governador foram enviados para ser publicados no Minas Gerais, diário oficial do estado, nesta segunda-feira. Perguntada se o vazamento pode ter comprometido a ação de busca e apreensão na casa do secretário, horas depois, a PF preferiu não comentar.
A operação, batizada de Grilo, resultou também afastou toda a da cúpula do Instituto de Terras do Estado de Minas (Iter-MG), na apreensão de dez carros e no bloqueio de R$ 35 milhões em contas e aplicações bancárias. Os mandados foram expedidos pelos juízos das Comarcas de São João do Paraíso e de Salinas, no Norte de Minas Gerais.
O secretário Manoel Costa chegou a ser levado para prestar depoimento por causa de um revólver sem registro encontrado em sua casa. Costa disse ter sido surpreendido pela ação da polícia e também por sua exoneração. Ele chamou a operação de "nazi-fascista" e "estapafúrdia", por não ter sido informado sobre o motivo das buscas em sua casa nem ter tido chance de se defender.
Dois prefeitos do DEMo suspeitos de integrarem o esquema criminoso
O Ministério Público pediu o afastamento dos prefeitos de Indaiabira, Marcus Penalva Costa (DEMo) e de Vargem Grande do Rio Pardo, Virgílio Penalva Costa (DEMo). Ambos são suspeitos de integrarem o esquema.
250 milhões desviados dos mineiros
Segundo a Polícia Federal, que atuou na operação em conjunto com o Ministério Público e a Polícia Militar, os suspeitos atuam há vários anos, de forma impune, no Norte do estado. Para negociar as terras, o grupo usaria de uma série de mecanismos, como falsificação de documentos públicos e particulares, corrupção ativa e passiva. Todos são acusados de falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
De acordo com Castro, até o momento já se sabe que Minas Gerais perdeu R$ 250 milhões com os desvios das terras que foram vendidas para a mineradora Vale.
- As investigações vão continuar e queremos saber exatamente a quantidade de terras que foram utilizadas no golpe - afirma o promotor.
Somadas, cumulativamente, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam os 30 anos.
Fonte:
http://albertobouchardet.blogspot.com/2011/09/corrupcao-no-governo-anastasia-desvia.html

quarta-feira, 21 de setembro de 2011


"Na verdade, ser vereador honesto é sofrimento”, declara formando em Fé e Política

Durante a tarde do último sábado (10/09), o 10º Módulo da Escola de Formação em Fé e Política da Arquidiocese de Montes Claros incentivou uma troca de ideias entre estudantes que já exercem ou exerceram cargos políticos, ou mesmo que tiveram a experiência de participarem do processo eleitoral. Um dos destaques desse relato coletivo de experiências foi Laurentino Ferreira de Brito (VEREADOR LAU PT), indicado pelo pároco da Paróquia São Sebastião de Capitão Enéas, padre Jairo da Silva Queiroz, no Setor Leste Arquidiocesano, para cursar esta Escola. LAU nasceu em 16 de outubro de 1951. Mora na zona rural de Capitão Enéas - Comunidade de Poço do Pedro. É engajado na Pastoral Familiar, na Pastoral Catequética, na Associação Comunitária de Poço do Pedro e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), além de ser vereador agora.

Laurentino Ferreira de Brito (LAU) é filiado ao Partido dos Trabalhadores. É daqueles petistas tradicionais, que acreditam e praticam, com convicção, os ideais que fizeram, na década 1980, o partido ser aproximado com o trabalho das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). “O PT faz parte de minha vida, mas não quer dizer que acho que o PT só tem gente boa”, ressalvou, com a humildade que lhe é peculiar, o vereador em seu relato. “Comecei a fazer política foi na Igreja, nos Círculos Bíblicos, nas Cartilhas de Natal. Eu gostei demais! Ajudei as pessoas a fazer mutirão, a construir casas, mesmo de adobe”, contou LAU que, além da participação nos 10 módulos da Escola, fez os seis trabalhos intermodulares repassados pela Coordenação da Escola e sentiu-se inspirado a escrever poesias sobre a realidade da região em que vive.

O fiel da Paróquia São Sebastião de Capitão Enéas observou, em seu relato de experiências, que aprendeu muito com as CEBs. Ele declarou que ”onde tem associação tem igreja e tem sindicato, tem Prefeitura”. “Aí que eu me responsabilizei mais, me orientei mais" e fui evangelizando. Citou a influência, em sua formação, do padre Antônio Alvimar Souza e do monsenhor Geraldo Marcos Tolentino. E, claro, não poderia deixar de mencionar a Pastoral da Juventude. “Mas é, através do Sindicato, que fizemos alguma coisa”, afirmou ao lembrar a época em que “lá [Capitão Enéas] era extensão de bairro de Francisco Sá”. Enfatizou as parcerias com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Articulação do SemiÁrido (ASA). “Temos um trabalho muito bonito na zona rural”, como “as cisternas”, sublinhou o vereador que tem experiência como presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Capitão Enéas.


MISSA DE FORMATURA - Laurentino Ferreira de Brito cumprimenta arcebispo metropolitano
de Montes Claros, dom José Alberto Moura, após receber diploma de conclusão do curso.

“A gente luta por isso aí: melhorar a vida do povo. Já é a quarta vez que me candidato e só agora me elegeram. Mas tinha pessoas que falavam que eu tava atrapalhando elas de vencer”, confidenciou o formando da 1ª Turma (2009-2011) da Escola de Formação em Fé e Política Arquidiocesana. “Meus votos foram aumentando aos poucos...”, completou e revelou. “O que falta é consciência, consciência cristã, saber votar... Na verdade, ser vereador, ser vereador honesto é sofrimento”, indicou. O 10º Módulo da Escola de Formação em Fé e Política da Arquidiocese de Montes Claros enfocou o tema "Plano de Ação - orientações de uma campanha, mandato e assessoria cristã".


FORMADO MEMORÁVEL - D. José Alberto Moura e Laurentino Ferreira de Brito posam
para a foto de recordação do álbum da primeira turma da Escola. 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011


POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
DÉCIMA PRIMEIRA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO 50º BPM


POLICIAIS MILITARES DE CAPITÃO ENÉAS PRENDEM ENVOLVIDOs COM TRÁFICO NA CIDADE:


Após recebimento de denúncia anônima (15/09) de que estaria ocorrendo tráfico de drogas em um bar situado no Centro de Capitão Enéas, policiais militares, sob o comando do Sargento Ângelo, de posse de um mandado de busca e apreensão foram até o local e averiguaram a denúncia.


Durante buscas no local, forma apreendidas noventa e oito pedras de substância semelhante à crack debaixo do colchão da autora Nilza Soares Santos, irmã do denunciado. Na presença de testemunhas, o autor Natanael Francisco Filho assumiu ser o proprietário da droga. Ainda com o autor foi encontrada a quantia de R$ 940,00(novecentos e quarenta) reais, em dinheiro.


Testemunhas acompanharam toda a abordagem. Os autores foram presos e entregues na Delegacia de Francisco Sá juntamente com todo o material apreendido.


O fato repercutiu na cidade e foi aplaudido pela população pela prisão de mais traficante.







CONHECENDO PROGRAMAS FEDERAIS

EM
 CAPITÃO ENÉAS

Programa Federal Caminho da Escola

O Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.


O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.
Portal Transparência 
Capitão Enéas foi um dos 3.096 municípios beneficiados no ano de 2010, foram 7190 ônibus em todo Brasil, mais de R$ 1.259.911.450,00 foram investidos na aquisição dos ônibus, recursos estes oriundos dos nossos impostos. Portanto a obtenção de ônibus escolar neste caso não é méritos da prefeitura Local.

O Programa vai entregar nos próximos dias mais 250 bicicletas para alunos da rede municipal que moram na zona rural, é obrigação de cada cidadão Eneapolitanos fiscalizar para que os alunos que realmente necessitam sejam beneficiados. (conforme matéria em primeira mão aqui no blog, http://capitao-eneas.blogspot.com/2011/07/alunos-de-capitao-eneas-sao.html).

quinta-feira, 15 de setembro de 2011


II Encontro da Agricultura Familiar
de
Capitão Enéas


Feira da Agricultura Familiar
Apresentações Artísticas e Desenvolvimento Cultural
Shows
Comidas Típicas

"Unindo o Campo e a Cidade"

Dia: 17 de Setembro 2011
Horário: 08:00h às 23:00h
Próximo da Igreja Matriz no Centro da Cidade
Realizações: Sindicato dos Trabalhadores Rurais

quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Escola Estadual Norte Mineira de 2ª Grau fica acima da média estadual e nacional no Enem2010


Saiu neste mês o resultado geral do Enem realizado no ano de 2010, a Escola Estadual Norte Mineira de 2º Grau obteve pontuação acima da média nacional, superando a média do ano de 2009. Esperamos que este resultado positivo ocasione maior motivação aos alunos e professores, que possam prosseguir melhorando os resultados.

Confiamos no corpo docente, sabemos que enfrentam varias dificuldades na estrutura física da Escola e nos baixos salários, no entanto não podemos deixar de reconhecer um resultado positivo.

Parabéns aos professores, diretores e alunos!

Acompanhe os dados da Escola Norte Mineira:

REDE: Pública
PARTICIPANTES NA PROVA OBJETIVA: 35
PARTICIPANTES NA REDAÇÃO: 35
MÉDIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: 486,74
MÉDIA EM CIÊNCIAS HUMANAS: 552,45
MÉDIA EM MATEMÁTICA: 517,85
MÉDIA EM LINGUAGENS E CÓDIGOS: 524,88
MÉDIA NAS OBJETIVAS: 520,48
MÉDIA NA REDAÇÃO: 627,86



MÉDIA DA ESCOLA NORTE MINEIRA
PONTUAÇÃO - MÉDIA TOTAL EM 2010: 574,17
TAXA DE PARTICIPAÇÃO: 21,00
MÉDIA EM 2009: 489,81

MÉDIA NACIONAL E ESTADUAL
  Na cidade: 574,17
  No estado: 557,66
  No país: 537,04

Fonte: Mec

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

DÉCIMA PRIMEIRA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO 50º BPM

POLICIAIS MILITARES DE CAPITÃO ENÉAS RECUPERAM MATERIAIS ROUBADOS EM UMA ESCOLA E PRENDEM/APREENDEM AUTORES:


Na manhã desta segunda (12), durante uma Batida Policial realizada na cidade de Capitão Enéas, policiais militares, sob o comando do pelo Sargento Ângelo, atenderam a uma denúncia e lograram êxito em recuperar aparelhos subtraídos em uma escola, conforme boletim anterior.

Foram recolhidos, teclado, caixas de som, um estabilizador, um monitor, uma unidade (CPU) de computador, um DVD e um ventilador. Os materiais foram entregues na Delegacia de Polícia. A ação repercutiu positivamente na cidade.


Fonte: http://www.pmonline.com.br/modules/news/article.php?storyid=3912

terça-feira, 13 de setembro de 2011


Capitão Enéas receberá cisternas flexíveis

Reforço contra a seca - Municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha recebem cisternas flexíveis para minimizar os impactos provocados pela estiagem prolongada


Nesta quarta-feira, 14/09, municípios mineiros mais atingidos pela estiagem prolongada, que afeta principalmente o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha, começam a receber de cisternas flexíveis, como parte integrante do Plano de contingência para minimização dos impactos provocados pela seca, realizado pelo governo do Estado.

Atualmente, 105 municípios da região do semiárido mineiro já decretaram situação de emergência em virtude dos problemas causados pela estiagem. O Programa foi lançado em junho pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e, neste ano, está investindo R$ 9.828,00 milhões no atendimento das demandas das localidades mais afetadas pela seca.

Num primeiro momento serão entregues 685 cisternas flexíveis a 54 municípios, em encontros com lideranças que a Cedec realizará quarta-feira em Montes Claros e, dia 20, em Araçuaí, o Vale do Jequitinhonha. Os encontros contarão com a participação do coronel Luis Carlos Dias Martins, chefe do Gabinete Militar do governo do Estado e coordenador estadual da Defesa Civil. Com as cisternas, as famílias conseguem se estruturar melhor para enfrentar o desafio da estiagem prolongada. De lona e de fácil montagem, as cisternas flexíveis são instaladas em um dia e passarão a armazenar água distribuída através de caminhões-pipa.

Em Montes Claros o encontro da Cedec com lideranças norte-mineiras acontecerá a partir das 10 horas no auditório do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (Avenida dos Militares, 1.991, bairro Nossa Senhora de Fátima).

Nesta nova etapa de distribuição de cisternas serão contemplados 34 municípios: Bocaiúva, Brasília de Minas, Buritizeiro, Capitão Enéas, Catuti, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Engenheiro Navarro, Francisco Sá, Gameleiras, Grão Mogol, Icaraí de Minas, Itacambira, Jaíba, Janaúba, Japonvar, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Lassance, Luislândia, Mirabela, Montes Claros, Montezuma, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Santa Fé de Minas, São Francisco, Urucuia, Vargem Grande do Rio Pardo, Várzea da Palma, Botumirim, Cristália, Juramento e Ubaí.

Em Araçuaí o encontro da diretoria da Cedec com as lideranças do Vale do Jequitinhonha será no dia 20 de setembro, às 10 horas, no Colégio Nazaré, sediado à Rua Dom Serafim, 435, Centro. Naquela região a distribuição das cisternas contemplará inicialmente 20 cidades: Águas Vermelhas, Araçuaí, Capelinha, Cachoeira do Pajeu, Chapada do Norte, Coronel Murta, Curral de Dentro, Divisópolis, Fruta de Leite, Indaiabira, Jequitinhonha, Mata Verde, Ninheira, Rubim, Salinas, Turmalina, Veredinha, Itambacuri, Novo Cruzeiro e Taiobeiras.

AÇÕES

Entre os investimentos previstos no Plano Seca 2011, mais de R$ 5,5 milhões estão destinados à contratação de 1.075 caminhões-pipa para abastecimento de comunidades. Também já foi concluída licitação, no valor de R$ 1,2 milhão, originando a compra de 754 cisternas, com a capacidade de armazenar oito mil litros de água, que estão sendo distribuídas nos municípios mais afetados pela seca. Entre 2006 e 2010, o Governo do Estado distribuiu 4.981 cisternas de vinil em comunidades do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri.

O Plano Seca 2011 também está contemplando a compra de 71.596 cestas de alimentos que estão sendo 
distribuídas para os moradores dos municípios mais afetados pela estiagem.