sexta-feira, 8 de julho de 2011

Plano Territorial de Qualificação contempla 
Capitão Enéas

Segundo a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) vai oferecer 2.350 vagas para cursos de qualificação profissional em 23 municípios mineiros, a qual Capitão Enéas será atendida. Os cursos fazem parte do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ), do Ministério do Trabalho e Emprego, e é executado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e apoio da Sete. O objetivo é a qualificação social e profissional de pessoas para sua inserção no mercado de trabalho. 

O Plano Territorial de Qualificação afirma que entre os novos cursos ofertados haverá, por exemplo, oportunidades para atendente de lanchonete, auxiliar de contabilidade, azulejista, bombeiro hidráulico, camareira, carpinteiro, cortador de calçados, costureiro industrial, eletricista, garçom, marceneiro, operador de caixa, pedreiro de acabamento, pintor industrial, preparador de calçados, promotor de vendas, recepcionista e soldador.

 Anuncia a Plan TeQ que as pessoas interessadas devem se informar na prefeitura sobre datas de inscrição e início das aulas. Os cursos serão realizados de acordo com a demanda das empresas parceiras, responsáveis pela qualificação.  Os candidatos selecionados recebem material didático, vale-transporte, lanche e certificação de conclusão. A idade mínima para participação nos cursos é de 16 anos completos.
 

Embora tenha buscado informação na prefeitura, não foram satisfatórias, como data, horário, e local de inscrições.  Por telefone o Sr. Darci (Chefe de gabinete) informou que os cursos já estão acontecendo, que turmas já se formaram e que não sabe previsão de novas turmas. Os interessados além da prefeitura, poderão buscar mais informações pelo fale conosco do Sine /MG por meio do link: http://www.sine.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=108

O PlanTeQ busca atender às demandas por qualificação, levantadas pelas  Unidades de Atendimento ao Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine)  ou pelas empresas interessadas e setores econômicos. A prioridade é qualificar aqueles que se encontram desempregados. Todo trabalhador pode participar dos cursos de qualificação, sendo a prioridade do público de baixa renda, de menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.