domingo, 31 de julho de 2011


Reserva Ecológica em Capitão Enéas ameaçada pela Administração Cidade Viva


Moradores de Caçarema descruzaram os braços e levanta a bandeira da conscientização, e proteção ao meio ambiente. Em uma Ação Popular que foi ajuizada dia 27 de julho no Fórum de Francisco Sá, coloca a Administração Cidade Viva no banco dos réus.

A Prefeitura de Capitão Enéas pretende intervir na Lagoa Bom Sucesso, situada no Distrito de Caçarema, para realizar a queima, a remoção da vegetação remanescente e terraplanagem, com objetivo de destinar o leito deste bem ambiental aos promotores de uma festividade conhecida por Festa do Cavalo.

A lei Orgânica do Município, de acordo com o artigo 15 do Ato das Disposições Transitória cria áreas de reservas ecológicas ambientais do município quatro lagoas entre elas a Lagoa Bom Sucesso.

Afirmam os autores da Ação: “Tudo isso ocorre sem a atenção da Prefeitura Municipal de Capitão Enéas e seus agentes políticos, que têm o dever de empreender ações educadoras no sentido de conscientizar a Comunidade sobre a importância deste bem comum de todos e a necessidade de sua recuperação e conservação enquanto recurso hídrico essencial à Vida. Pode-se concluir que a anunciada intervenção na Lagoa Bom Sucesso em face da Festa do Cavalo, demonstra de modo inequívoco, o descaso e omissão do Poder Público Municipal na conservação dos recursos naturais”.
 
É preciso levar em conta a gritante ilegalidade da anunciada intervenção da Lagoa Bom Sucesso, na medida em que ela é uma reserva ecológica municipal com finalidade ambiental específica, portanto não pode ter sua destinação alterada como pretendida pela Prefeitura Municipal e os Patrocinadores do evento.

Leiam na íntegra, a ação proposta pelos moradores de Caçarema em: http://aquiondeeumoro.wordpress.com
Acompanhe o processo no link abaixo, se preferir, acesse o site WWW.tjmg.jus.br e digite o número do processo, somente os números. Precesso: 0020703-07.2011.8.13.0267.


sábado, 30 de julho de 2011

A dupla Caio Marques e Nataly faz show neste sábado na tradicional festa de Santana da Serra, em Capitão Enéas. Começa às 8h da noite.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO 50ºBPM


OPERAÇÃO POLICIAL NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO ENÉAS APREENDE 10 ARMAS DE FOGO:


Nesta quinta (28) a Polícia Militar desenvolveu uma grande operação na área do município de Capitão Enéas envolvendo o Destacamento PM daquela cidade e a 243ª Companhia de Recobrimento do 50º BPM, Comandada pelo 1º Ten PM Dailson.


Na operação foram empenhadas 05 viaturas e o efetivo de 30 Policiais Militares. Durante a operação foram apreendidas 10 armas de fogo, que foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia de Francisco Sá. Diversos veículos e pessoas foram abordados.


O resultado da operação repercutiu positivamente em toda a cidade de Capitão Enéas, aumentando a sensação de segurança da população do Destacamento PM comandado pelo Sargento Ângelo.




Fonte: Assessoria de comunicação do 50º bpm: www.pmmg.mg.gov.br/50bpm

sexta-feira, 29 de julho de 2011


O troca-troca de partidos políticos esta acirrada na pacata
Capitão Enéas


O troca-troca de partidos políticos esta acirrada na pacata Capitão Enéas e começam a definir os rumos das eleições 2012. O prefeito Reinaldo Landulfo Teixeira, eleito pelo PTB (14) na última eleição, a pedido do ex-ministro e presidente da agremiação em Minas o tão Conhecido Walfrido Mares Guia (envolvido no escândalo do mensalão), deve mesmo se transferir para PSB (40). Agora o PSB estar no comando de Orlando Amaral (orlandinho) e João Pereira Neto.

O PTB vai mesmo ficar com o vereador Binga. De acordo com a fidelidade partidária, o vereador Binga deveria perder o seu mandato a partir de 30 de setembro, porém neste caso não se trata de infidelidade partidária, porque ocorre justa causa conforme resolução 2.610/2007 do TSE que disciplinou quais seriam estas justas causas. No caso específico ocorre a desfiliação imposta pelo próprio partido político, ou seja, o que ocorre não é uma desfiliação voluntaria, mas uma desfiliação imposta pelo seu partido, no caso o PMDB que vai para Carlinhos Periquitão.

Fontes: TSE

quinta-feira, 28 de julho de 2011


Começa a corrida para as eleições 2012 - PRB quer lançar candidato em Capitão Enéas

A Câmara Municipal de Montes Claros sediou dia 26, o encontro regional do Partido Republicano Brasileiro (PRB). A reunião foi dirigida pelo deputado federal George Hilton, presidente estadual do partido, membros e presidentes do PRB de diversas cidades na região, entre eles o presidente do partido de Capitão Enéas o Sr. presidente Handerson Willians Da Silveira, mais conhecido como Deco Silveira.  Lideranças de outros partidos também estiveram presentes.

O encontro regional teve como objetivo discutir a reestruturação do partido e buscar candidaturas estratégicas para lançar candidatos majoritários na região, em 2012. - Vamos ouvir lideranças e já observar os possíveis candidatos - disse o deputado federal George Hilton.

Segundo o deputado, já está praticamente certo o lançamento de candidaturas majoritárias nas cidades de Contagem, Governador Valadares e BH. Já no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, foram citadas as cidades de Capitão Enéas, Buritizeiro e Pirapora.

O Tribunal Regional Eleitoral publicou nesta segunda-feira (25) a nova Comissão Provisória do PRB de Capitão Enéas que tem como presidente Handerson Willians Da Silveira (Deco Silveira).  A vice-presidência ficou com Carlos Antônio Matos Almeida (Carlinho Toras), e a secretaria com Luiz Gustavo Silveira. Ainda conforme a publicação, Mauro Sérgio Lopes de Almeida ficou como tesoureiro e Dimas de Jesus Oliveira Abreu como vogal. Vale ressaltar que o empresário Deco Silveira está em franca campanha como candidato a prefeito de Capitão Enéas.

quarta-feira, 27 de julho de 2011


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO 50ºBPM


POLICIAIS MILITARES DO 50ºBPM APRENDEM ARMAS DE FOGO EM CAPITÃO ENÉAS:


Na manhã desta terça (26), policiais militares de Capitão Enéas, sob o Comando do Sargento Ângelo, lograram êxito na apreensão de quatro armas de fogo durante Operação Batida Policial.


Os policiais receberam denúncia anônima que uma serralheria da cidade estava fazendo manutenção em armas de fogo.


Foram apreendidas uma garrucha de dois canos, marca Rossi, calibre.33, uma espingarda cartucheira calibre.32, uma espingarda polveira, uma garrucha de dois canos polveira e um cartucho intacto calibre.38.


O responsável pelo estabelecimento, Fernando Ferreira dos Santos foi preso e entregue na Delegacia de Polícia juntamente com as armas apreendidas.



Também foram apreendidas duas armas de fogo no Distrito de Caçarema após informações que caçadores estariam atuando na região. Foram localizadas duas espingardas que foram aprendidas e entregues juntamente com as demais apreendidas.




Fonte:Assessoria de Comunicação do 50º BPM: www.pmmg.mg.gov.br/50bpm

terça-feira, 26 de julho de 2011


Capitão Enéas não está participando do campeonato de Futsal InterTV?

A bola já está rolando pela 15ª Copa InterTV de Futsal. A pergunta de vários Eneapolitanos ao blog é o porquê que Capitão Enéas não estar participando do campeonato?  Infelizmente, caros leitores, não poderei responder esta pergunta. Bem que tentei!

Segundo o coordenador da Copa Intertv de futsal da filial em Montes Claros Sr. Hermenegildo, mais conhecido como Belezão, o motivo foi à falta de adesão ao evento por parte da Prefeitura Municipal de Capitão Enéas. Mas que ainda há tempo de participar da segunda fase do evento, mais informações pelo fone: (38) 3229-8054.

A prefeitura não se manifestou, respondeu que “Breve responderemos seu contato Via Web Site www.capitaoeneas.mg.gov.br”. Estamos aguardando! Assim como muitos outros.

Porém ao ver as imagens poderemos tirar nossas próprias conclusões.



domingo, 24 de julho de 2011


Cresce repasse médio do FPM no primeiro semestre do ano
No total, foram distribuídos entre as Prefeituras cerca R$ 32 bilhões



 Um levantamento da Receita Federal indica que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) cresceu 22,7% no primeiro semestre de 2011. O mês de junho fechou com um total de 5,5 bilhões, valor 17,7% maior do que o mesmo período do ano passado. Já em comparação com o mês de maio deste ano, o repasse teve uma queda de 9,7%.
Mas, de acordo com a estimativa da Receita Federal, julho será 22% menor do que o repasse do mês de junho. Diante deste quadro é necessário cautela e prudência para que os gestores possam continuar com suas contas em ordem.
Segundo o prefeito de Capitão Enéas e presidente da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco, Reinaldo Landulfo Teixeira, é necessário reunir forças
entre os gestores municipais para cobrar do governo a aprovação do piso do FPM. Com isso, cada município vai saber antecipadamente quanto será destinado para a Prefeitura.
Atualmente, os valores variam conforme a arrecadação. Quando o desempenho da economia não é favorável o dinheiro é menor, situação que prejudica muitas prefeituras que tem o fundo como principal receita. Em 2009 o governo chegou a anunciar a
criação do piso. Isso aconteceu depois do impacto provocado pela crise financeira de 2008, que provocou a desaceleração da economia.  No entanto, o estabelecimento do mínimo do FPM não se concluiu.
Como é definido o valor
Composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos
Industrializados, o FPM é distribuído conforme o número de habitantes. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. O mínimo é de 0,6 para Municípios com até 10.188 habitantes, e, o máximo é 4,0 para aqueles acima 156 mil. Os critérios atualmente utilizados para o cálculo dos coeficientes de participação dos municípios estão baseados na Lei n.º. 5.172/66 (Código Tributário Nacional) e no Decreto-Lei N.º 1.881/81. Do total de recursos 10% são destinados aos Municípios das capitais, 86,4% para os demais Municípios e 3,6% para o fundo de reserva a que fazem jus os Municípios com população superior a 142.633 habitantes (coeficiente de 3.8), excluídas as capitais.
Sobre o FPM da região
No site da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco, o interessado pode conhecer o histórico de repasse para os municípios da região. O endereço é www.ammesf.org.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011



POLICIAIS MILITARES DO 50ºBPM RECUPERAM MOTO FURTADA EM CAPITÃO ENÉAS:



Nesta quarta (20), policiais militares da cidade de Capitão Enéas, durante patrulhamento depararam com uma vítima alegando que sua motocicleta havia sido furtada em frente a um bar no centro da cidade.


Diante das informações, os militares realizaram um intenso rastreamento e localizaram a moto na Av. Pio Mineiro.


A motocicleta foi entregue a Delegacia de Plantão da cidade de Francisco Sá juntamente com o autor que foi autuado em flagrante.



Fonte: http://www.pmonline.com.br/modules/news/article.php?storyid=3720

Hoje dia 22 tem Arraia 
Chapéu de Palha 
Local: Escola E. Nossa Senhora da Guia, o arrasta pé  vai começar as 18:00 horas.
Contamos com sua Presença!!!!! 

quinta-feira, 21 de julho de 2011


Você certamente já ouviu dizer algo sobre a 
indústria da seca

Trata-se de um fenômeno político segundo o qual os gestores e seus aliados políticos nas diversas esferas de governo utilizam a seca para angariar recursos públicos a pretexto de combatê-la. Este mesmo argumento da seca é utilizado para não pagarem as dívidas contraídas. Desta forma, os recursos governamentais destinados ao combate à seca não atingem a população que é mais castigada, beneficiando às elites locais. Como conseqüência, políticas mais eficazes são proteladas, uma vez que é do interesse de muitos a eternização do problema. Junto à isto, está o voto de cabresto, no qual as mercadorias vindas do governo federal em prol da seca são desviadas e usadas pelos "industriais da seca", para comprar votos. 
Os “industriais da seca” se utilizam da calamidade para conseguir mais verbas, incentivos fiscais, concessões de crédito e perdão de dívidas valendo-se da propaganda de que o povo está morrendo de fome.
Assim a situação segue. Perpetuada antes pelo fenômeno político da chamada “indústria da seca” do que pelo fenômeno natural da “seca” em si, a tragédia que atinge grande parte da região nordeste brasileira e parte da região norte de Minas Gerais costuma ser utilizada (e supervalorizada) para justificar a fome e o subdesenvolvimento econômico e social da região que são, nada mais, do que o reflexo de uma administração duvidosa que faz fracassar qualquer tentativa de reverter este quadro com o intuito de fazer perdurar o modelo de poder vigente.

quarta-feira, 20 de julho de 2011


“A mesma Praça, o mesmo banco, as mesmas flores e o mesmo jardim...”


Foto: 20/07/2011



“As imagens que sempre ficam nas lembranças de um cidadão, são geralmente as mais belas, retratos gravados na memória de toda criança que encontra crescida”.  Embora, esta frase representa um sentimento pessoal, creio que de certa forma comunga o sentimento de muitos Eneapolitanos.

É Lamentável quando vemos parte da nossa história ser apagada das lembranças, as imagens se alternam entre passado e presente. É inevitável passar pelas praças da cidade e não sentir um saudosismo ou mesmo certa tristeza ao ver o descaso com as mesmas.

Sabemos que a época do ano contribui para a morte das plantas, mas esta situação poderia ser revertida se houvesse “vontade”. Acredito que providências podem ser tomadas neste sentido e apesar dos longos períodos de estiagem nossas praças podem se tornarem belas e agradáveis como devem ser. No seu ponto de vista, qual seria a solução para este problema? Dê sua opinião, participe!!! Afinal, sozinhos não somos nada.

TRE solicitará ao TSE revisão do eleitorado em 15 cidades de Minas

TRE solicitará ao TSE revisão do eleitorado em 15 cidades de Minas

Nesses municípios, foi constatado, na investigação por amostragem (correição) um índice de irregularidades no cadastro eleitoral superior a dez por cento.

O presidente do TRE-MG, desembargador Kildare Carvalho, irá solicitar ao TSE, nesta semana, autorização para que sejam realizadas revisões eleitorais, com identificação biométrica do eleitor, em 15 municípios mineiros que passaram por correição do eleitorado entre 16 de maio e 16 de junho. 

Nesses municípios, foi constatado, na investigação por amostragem (correição) um índice de irregularidades no cadastro eleitoral superior a dez por cento. Serão solicitadas revisões em Espinosa, Galiléia, Santa Rita do Itueto, Santo Antônio do Rio Abaixo, Umburativa, Santa Efigênia de Minas , Coimbra , Estrela Dalva, Faria Lemos, Bom Jesus do Amparo, Mata Verde, Marmelópolis, Cachoeira Dourada, Divinésia e Araporã.

Nas cidades de Cajuri, Capitão Enéas, Itamogi e Palmópolis, os trabalhos de correição feitos pela Justiça Eleitoral local não apontaram a necessidade de uma revisão eleitoral, segundo a Corregedoria Eleitoral.Após decisão do TSE a respeito dessas solicitações de revisão com biometria, deverão ser feitos pelo TRE o detalhamento e o cronograma dos procedimentos, incluindo o prazo de convocação dos eleitores para que comprovem o vínculo com o município onde votam (domicílio eleitoral).

Novas correições, no eleitorado de 28 municípios, estão sendo feitas em Minas Gerais, com previsão de término no final de julho, e poderão concluir pela necessidade de revisões em outros municípios. Todas as correições foram determinadas pela Corregedoria do TRE, que vem avaliando os relatórios finais para que sejam recomendadas ou não as revisões gerais dos eleitorados locais.

Segundo o corregedor do TRE, desembargador Brandão Teixeira, “pela minha vivência como magistrado, percebo que, quando a notícia de fraude começa a crescer, a intranquilidade é muito grande nos municípios, e a situação só se acalma quando há uma revisão ou outra medida de maior impacto”.
Fonte: TRE.MG

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PM PROCURA ESTELIONATÁRIOS AGINDO NA ZONA RURAL DE CAPITÃO ENEAS E JANAÚBA.

A PM está à procura de informações que possa identificar e prender um cidadão infrator que se apresenta com o nome de Geraldo Magela. Segundo as vítimas, este infrator está em um veículo Gol, cor preta, placa HAV – 1084, apoiado por outro veículo Picape.
Este infrator está usando cheques em nome de Sandra Palhares Campos, faz compras de diversos utensílios nos comércios e paga com os cheques sem fundos. Vários comerciantes da zona rural já foram vítimas do golpe. O Sargento Leonardo do Destacamento de Caçarema pedi as pessoas que ainda não registraram o BO fineza procurá-lo para confeccionar o relatório, pois a PM e a PC estão no encalço do cidadão infrator. Telefone 3235-1190

sábado, 16 de julho de 2011

O Deputado Federal Gabriel Guimarães em Capitão Enéas



O Deputado Federal Gabriel Guimarães, esteve durante o dia 15 de julho (sexta-feira) visitando Capitão Enéas, durante um almoço na casa de César Emílio, na companhia de vários amigos. Passou a tarde em um ótimo clima de amizade e descontraidamente falou de sua satisfação de ver o desenvolvimento, chegar à região.

Em uma entrevista ao nosso blog ressaltou que não é simples acaso o grande número de investimentos e programas do governo federal em Capitão Enéas e em toda região. “O governo Petista sempre idealizou uma política voltada para o bem estar do cidadão, mudando a velha forma de governo que há muito tempo no Brasil era voltada para os grandes centros”, ressaltou.

Com um ar de satisfação o deputado citou vários programas de âmbito nacional que o nosso município tem sido beneficiado, programas esses que fazem toda a diferença em uma gestão local entre eles; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PET, Programa Acesso à Alimentação, Programa de Atendimento Habitacional através do Poder Público – PRÓ-MORADIA, Programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto,  Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, Programa Caminho da Escola, Programa de Conservação de Bacias Hidrográficas – PROBACIA, (revitalização da Bacia do São Francisco), Programa Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Programa de Integração das Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda, no Âmbito do Sistema Nacional de Emprego – SINE, Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem, Programa Minha Casa, Minha Vida e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) entre outros. Mais informações por meio do Portal de Convênios – Sicon. “As obras do PAC, tem transformado a região em um verdadeiro canteiro de obras, e o PAC II vem para complementar esta era de desenvolvimento do Brasil iniciada pelo Lula e continuada por Dilma”.
                                                             
O Governo Federal reafirma a importância da continuidade da relação de respeito e diálogo com os prefeitos(as) municipais, construída ao longo dos últimos anos, e que muito contribuiu para a criação e fortalecimento de um espaço de debate federativo denominado Comitê de Articulação Federativa, que acompanha os temas e projetos de interesse dos municípios brasileiros. Afirma que o sentimento de progresso é vivido em âmbito nacional.

Por fim, o Deputado Gabriel Guimarães fala do carinho que sente pelo Norte de Minas, especialmente pela pessoa do Eneapolitano César Emílio, e confirma a reciprocidade que nutre entre eles, companheiros de lutas. E espera poder juntos levar Capitão Enéas há um futuro mais próspero e sólido.

Ainda na oportunidade, o Deputado agradece aos eneapolitanos o apoio da ultima eleição e coloca-se a disposição de todos.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Alunos de Capitão Enéas são contemplados com o Programa Caminho da Escola

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.


A presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participaram da solenidade de doação 30 mil de bicicletas e capacetes escolares do programa Caminho da Escola a 81 municípios de todo o país.

Capitão Enéas e Franciscopolis foram os únicos municípios contemplados pelo programa federal em todo o estado de Minas Gerais. Nosso município recebera 250 bicicletas, sendo 100 modelos aro 20 e 150 modelos aro 26.

Quanto à entrega das bicicletas, o ministro Fernando Haddad destacou que o programa Caminho da Escola tem avançado em módulos. “No primeiro, tivemos o ônibus escolar; agora é a vez da bicicleta”, disse. Haddad também ressaltou a preocupação com a segurança das crianças, que receberão capacetes, e a necessidade de se criar uma cultura de ciclismo no Brasil.

Estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constatam número significativo de estudantes que percorrem a pé distâncias entre dois e 12 quilômetros de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar. Eles vivem em localidades que não apresentam condições de tráfego para veículos automotores. Nesses casos, o uso de bicicletas ajuda a reduzir o tempo e o esforço daqueles que percorrem pequenas e médias distâncias.

Os município terá que desenvolver projeto-piloto para avaliar os diversos aspectos dessa modalidade de transporte. O projeto trará subsídios para a definição de critérios de atendimento aos beneficiários, modelo de gestão e indicação das situações em que a bicicleta possa efetivamente servir como meio capaz de facilitar o acesso e a permanência dos alunos na escola. 
O termo de adesão ao programa já chegou para município. Os nossos alunos já receberam do Programa dois ônibus escolares. 

Fonte de informações: MEC

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Plano Territorial de Qualificação contempla 
Capitão Enéas

Segundo a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) vai oferecer 2.350 vagas para cursos de qualificação profissional em 23 municípios mineiros, a qual Capitão Enéas será atendida. Os cursos fazem parte do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ), do Ministério do Trabalho e Emprego, e é executado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e apoio da Sete. O objetivo é a qualificação social e profissional de pessoas para sua inserção no mercado de trabalho. 

O Plano Territorial de Qualificação afirma que entre os novos cursos ofertados haverá, por exemplo, oportunidades para atendente de lanchonete, auxiliar de contabilidade, azulejista, bombeiro hidráulico, camareira, carpinteiro, cortador de calçados, costureiro industrial, eletricista, garçom, marceneiro, operador de caixa, pedreiro de acabamento, pintor industrial, preparador de calçados, promotor de vendas, recepcionista e soldador.

 Anuncia a Plan TeQ que as pessoas interessadas devem se informar na prefeitura sobre datas de inscrição e início das aulas. Os cursos serão realizados de acordo com a demanda das empresas parceiras, responsáveis pela qualificação.  Os candidatos selecionados recebem material didático, vale-transporte, lanche e certificação de conclusão. A idade mínima para participação nos cursos é de 16 anos completos.
 

Embora tenha buscado informação na prefeitura, não foram satisfatórias, como data, horário, e local de inscrições.  Por telefone o Sr. Darci (Chefe de gabinete) informou que os cursos já estão acontecendo, que turmas já se formaram e que não sabe previsão de novas turmas. Os interessados além da prefeitura, poderão buscar mais informações pelo fale conosco do Sine /MG por meio do link: http://www.sine.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=108

O PlanTeQ busca atender às demandas por qualificação, levantadas pelas  Unidades de Atendimento ao Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine)  ou pelas empresas interessadas e setores econômicos. A prioridade é qualificar aqueles que se encontram desempregados. Todo trabalhador pode participar dos cursos de qualificação, sendo a prioridade do público de baixa renda, de menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. 


Serviços  advocatícios em nossa Cidade

Nesta semana, a divulgação do novo número de reprovados no Exame da OAB/2010, considerado o pior da história, onde apenas 01% dos candidatos foram aprovados, tornou a vitória do Eneapolitano Delssi Durães Oliveira ainda mais evidente por ter sido aprovado, no dito exame, antes mesmo de sua formatura. Estudante de Escola Publica foi contemplado com uma Bolsa do PROUNI, por esse motivo esteve os últimos cinco 05 anos fora do nosso município juntamente com sua família (esposa e filhos) com o objetivo de estudar.

Órfão de Pai aos 06 anos de idade, e um pouco mais tarde sua mãe contrai um novo casamento e muda de cidade deixando com apenas 10 anos de idade, teve que aprender fazer muitos serviços braçais para sua sobrevivência. “trabalhei como diarista na lavoura de alho no município de Francisco Sá, aos 14 anos de idade em carvoeira ‘cortava de motosserra’, fui frentista, estagiei na Rima industrial, me aventurei como comerciante, aos meus 21 anos de idade, fui técnico de informática, ao chegar em Ipatinga trabalhei na área da USIMINAS. Professor de informática, e por ultimo estagiário da Advocacia Geral da União, junto a Procuradoria do INSS”. “Esse foi o meu caminho, do qual não me envergonho”! Afirma o então Advogado.    

“Sempre fui uma pessoa muito decidida, não me deixo abater, nada na vida é permanente. Traço metas e luto por elas. Descobrir que o segredo é a persistência. Voltar para Capitão Enéas era inevitável, meus planos estão cravados aqui no norte do estado. Tenho muitos planos e sonhos para o futuro, mas agora no presente realizo parte deles”.

Hoje atente diariamente em seu escritório na Avenida Presidente Costa e Silva, centro de Capitão Enéas, às quartas-feiras no município de Francisco Sá. Onde tem feito questão de atender a nossa gente da melhor maneira possível. Até então não cobra consulta, prestando solidariedade a todos que necessitam.


Um pouco mais de seu perfil:

A Pessoa deste tipo, procura alcançar resultados de maneira lógica, sistemática e precisa. Adora atividades mentais. Pensar lhe faz exercitar os “músculos” do cérebro. Introspectiva, gosta de buscar soluções para os problemas, sozinha e a partir da análise lógica das situações. Se alguém lhe dá sugestões ela diz: “Comprove. Prove-me que é verdade, dentro de um raciocínio lógico”. Ela não admite possibilidades de erro. Afinal, já pensou em todas as probabilidades. Gosta de situações desafiadoras, mas antes de agir, a coleta de informações e pesquisa de dados são de extrema importância. Possui uma abordagem reservada e questionadora. É cauteloso e não toma decisões impulsivas. É assertiva, independente, ativa, empenhada, inquisitiva e arrojada, e com um desejo congênito de precisão e correção. Deverá, também, ter uma necessidade constante de ser bem sucedida e é incansável na busca do sucesso.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O que tem no meio da rua?

Se você respondeu que é “U” errou!!!! Aqui na cidade das avenidas tem um poste mesmo! Diga-se de passagem, que está quase soprando velinhas! É de assustar! Mas cuidado ao chegar à cidade mais planejada do Norte de Minas, devem redobrar a atenção! Ainda ficou um poste no meio da rua.

O poste já virou piada: “Anastásia ao discursar em Rio Pardo de Minas no mesmo dia que visitou a nossa cidade, perguntou para um de seus assessores como chama mesmo aquela cidadezinha do POSTE? O assessor, sem perceber que havia um microfone ligado ao lado, respondeu: MARLUVA”.

Mas agora é papo sério, vamos deixar as piadas de lado. Qual será o motivo que deixaram um poste, há quase um ano, no meio de uma via que dar acesso a toda cidade?  Preocupados os motoristas que passam pela via alertam o perigo que o poste representa para todos.

Enquanto as autoridades competentes não se manifestam e retiram o perigo, é bom redobrar a atenção para evitar acidentes. Esperamos uma ação urgente. Nunca é demais lembrarmos que serão totalmente responsabilizados caso ocorra o inevitável. 

segunda-feira, 4 de julho de 2011



Por onde anda Cesar Emílio


O Eneapolitano Cesar Emílio, forte candidato a Prefeitura da Cidade, ocupa hoje um notável cargo junto ao governo federal. Como chefe de gabinete da Secretaria de Comercio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (MDIC), tem desempenhado um reconhecido trabalho em prol do desenvolvimento no setor, além de buscar novas experiências profissionais e solidificar o seu senso de liderança que é nato deste Eneapolitano. Em Brasília tem buscado aliança que fortalece a sua vida política que, sem duvidas no futuro fará diferença.

Na sua recente missão, compôs uma comissão técnica que visitou Portugal, e reuniu com o Instituto dos Registros e do Notariado (IRN) para conhecer o processo de simplificação e desburocratização implantado pelos portugueses no registro de empresas.

 A busca de soluções aplicadas por Portugal na abertura e legalização de empresas pode ser aplicadas também no Brasil. A comissão afirma que melhorar o modelo atual é necessário, mas não suficiente. É preciso inovar e transformar. A quebra de paradigma deve ser a expressão de ordem. É necessário construir um Brasil empreendedor, capaz de gerar oportunidades de geração de emprego e renda.

Sempre cordial e atencioso Cesar Emílio, mantém um dialogo aberto e franco com os conterrâneos e deixa evidente o seu amor pela terra natal. E sonha uma mudança inovadora para o município no âmbito político. 





Missão técnica do MDIC em reunião com representantes entidades empresariais portuguesas. Crédito: Ascom/MDIC

Mais informações podem ser visualizadas nos links abaixo: 



Rei QUERENDO chamar atenção da mídia 

VENTOS & ATRAÇÃO
QUERENDO chamar atenção da mídia e dos holofotes da imprensa regional, o prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Teixeira, e ainda não empossado presidente da Ammesf, tem criado eventos quase todo mês, mas não tem conseguido atrair nem mesmo os prefeitos que
Fazem parte da sua entidade.

DECEPÇÃO
NO último evento, ocorrido nesta semana, no auditório Mário Ribeiro, Campus da Unimontes, apesar de contar com três membros do staff do governo mineiro podia se contar o número de prefeitos nos dedos das duas mãos. É lógico que a decepção pela falta da prefeitada ao evento ficou estampada nos rostos dos secretários que ali estavam.

SEDUÇÃO PELA BARRIGA
POR falar no Rei, informação de cocheira revela que como ela não está conseguindo reunir a prefeitada aos eventos em que sua entidade realiza, a nova maneira encontrada é tentar pegar a turma pela barriga. De acordo com a fonte, o Rei e a sua trupe estão articulando um jantar para
a prefeitada no próximo dia 14 de julho.

ANTES DO DIA
PARA quem interessar possa, o dito jantar está previsto para acontecer um dia antes da reunião do Dia do Governo nos Gerais, na sede da Amams, evento que contará com a presença do governador Anastasia e mais seis integrantes do seu staff. A reunião foi agendada pelo presidente da Amams, Valmir Morais de Sá, com o governador Anastasia.

JANTAR DA AMAMS
MAS como o presidente da Amams, Valmir Morais de Sá, não é de dormir no ponto e já sabendo da provável atitude do Rei e da sua trupe, vai oferecer um lauto jantar para os 65 prefeitos filiados à entidade e para os outros que não fazem. É jeito Valmir Morais do toma lá e dá cá.