quinta-feira, 23 de junho de 2011

As heranças políticas ainda deixam marcas na cidade das avenidas


Atual prefeito diz que trouxe para Capitão Enéas uma nova forma de fazer política.




O Prefeito da cidade de Capitão Enéas no Norte de Minas, Reinaldo Landulfo Teixeira, disse em entrevista que a cidade está passando por um processo de evolução e amadurecimento político, e que a perpetuação no poder por algumas famílias não foi interessante para o desenvolvimento da cidade.


Desde a emancipação política da cidade em 1963 até 2008, ano da última eleição, as famílias: Rocha, Mineiro e Teixeira se revezam na administração da cidade. Esse fato peculiar e curioso chama a atenção e a necessidade de aprofundar nessa história, que  grande parte da população desconhece a história da própria cidade. Para a historiadora, Edith Pimenta, que realizou um projeto de pesquisa que envolve diretamente a política eneapolitana “os nossos administradores sempre pensaram em benefício próprio, eu acho isso o ponto mais negativo da história da nossa cidade. Eles se esqueceram da população.”


Segundo a historiadora baseada em seus estudos, acidade foi criada para ser uma cidade modelo. Dispõe de traços bem planejados e modernos, que eram característica do ideal de desenvolvimento da época quando foi fundada. No entanto, o “ideal desenvolvimentista foi ofuscado por inúmeros interesses políticos e a perpetuação do poder.” Diz.


O atual prefeito que está no segundo mandato faz parte de uma dessas famílias e já teve como antepassados no cargo seu pai que foi o primeiro prefeito da cidade e, posteriormente, seu irmão que também assumiu a prefeitura. Questionado sobre o assunto, ele destacou que o processo vivido na cidade aconteceu também em diversas cidades de Minas Gerais e de todo Brasil na mesma época. “Nós viemos de um período de força, período de
ditadura, e em Capitão Enéas não foi diferente”. O prefeito atribui ao período de ditadura vivido pelo país o fato de não ter ocorrido naquela época um desenvolvimento diferente. Ressaltou ainda que “se questões que eram privadas como política, economia, o social, a cultura e o meio ambiente, tivessem de fato ocorrido, a cidade já estaria há muito tempo vivendo um novo momento.

Há 64 anos morando na cidade, a professora aposentada ainda anseia por mudança, e muito emocionada disse que “só dá pra melhorar politicamente se entrarem outros elementos”. Mudança essa que segundo Reinaldo Teixeira já vem acontecendo desde 2005. Para ele, a forma de governar do passado já não existe mais.
Durante a entrevista com o atual prefeito, foram feitos vários questionamentos sobre a trajetória política da cidade, e em uma de suas respostas ele tentou dar enfoque a sua forma de administrar e diferir à de seus antecessores, “minha cabeça é outra, não sou diferenciado, sou um cidadão comum, mas tenho uma formação melhor, eu pude trazer para capitão Enéas uma nova forma de fazer política.”


No ano que antecede as próximas eleições municipais, pode-se perceber a comunidade eneapolitana pouco preocupada com o futuro político da cidade. Existe ainda assunto. Mas jovens, que não viveram parte dessa história já começam a pensar diferente. Para o estudante do Ensino Médio Danilo Rodrigues de 16 anos que em 2012 votará pela primeira vez                                               
“a mudança é de extrema importância, nós não podemos concordar com isso, ainda não mudou nada na cidade, e nós jovens temos que fazer essa diferença.”   

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CÓDIGO DE POSTURA MUNICIPAL - CAPITÃO ENÉAS


Na sexta feira passada (17/06/2011) aconteceu na Câmara Municipal uma audiência publica com a finalidade de apresentar o código de postura do município, o jurídico da prefeitura representado pela procuradora Drª Roberta Ramone, leu o projeto e fez suas explanações, passando a palavra para o sonhador prefeito que como sempre, bem enfadonho, teceu comentários sobre o mesmo. Mas pelo visto não foi convincente.
A votação do projeto de lei que aconteceria nesta terça feira (21/06/2011), conforme anunciado de plano pela vereadora Dona Ângela, não aconteceu. O que não foi nem uma surpresa, ficou claro que haveria de ter varias mudanças, o projeto, diga-se de passagem, já bem ultrapassado “quando se trata de venda de fitas cassete” não condiz com a realidade do nosso município e, ao mesmo tempo chega ao absurdo de ter “sanitários para cachorros”.
Hoje (22/06) pela manhã vários comerciantes manifestaram enfrente a Câmara Municipal e até o momento esperavam pela presença da procuradora municipal, no sentido de ter nova audiência pública com aqueles mais interessados, os prejudicados, é claro.
Parabéns ao legislativo pelo bom senso de ouvir a população antes de aprovar uma lei municipal e lutar pelos interesses do povo. Fica claro que o executivo já sonha com as vagas de empregos que serão criadas em função de fiscalização, serviços como o de coletas de resíduos (entulhos) da construção civil, e muitos outros, como multas e punições.
Claro que a cidade precisa de um código de postura, porém este deve ser bem pensado, bem elaborado e bem discutido, para não tornar mais uma dessas leis impossíveis de ser praticada em sua totalidade, dando margem para quem de direito manipular sua execução, hora favorecendo, hora punindo de acordo com os interesses políticos. 

Telecentro em Caçarema municipio de Capitão Enéas



Esta casa azul de porta e janelas fechadas é a casa que se pesquisada no endereçohttp://www.inclusaodigital.mg.gov.br/portal/index.php?sec=3&cidade=142 é onde funciona o Telecentro de Caçarema, Município de Capitão Enéas/MG.


No entanto, o aspecto de abandono contradiz com visão desta mesma casa azul quando o Telecentro era freqüentado pela COMUNIDADE. Via-se a porta e as janelas abertas, pessoas da Comunidade de Caçarema acessando a internet, chinelos à porta e até mesmo animal de estimação à espera de seu dono.
As imagens de hoje da casa azul dizem que o Telecentro da Comunidade de Caçarema, que foi criado pelo Governo para a INCLUSÃO DIGITAL, se tornou o DESCASO e a EXCLUSÃO DIGITAL desta mesma Comunidade. Isto ocorreu depois da implantação da internet privada.
 Não se entende é o porquê de o CASO e o DESCASO com a INCLUSÃO DIGITAL ter sido apoiado pelas mesmas autoridades representativas da Comunidade.
Afinal, o que ocorreu com o TELECENTRO de Caçarema?  A COMUNIDADE merece uma explicação pública, sem conversa de pé-de-ouvido.

BLOG DO TÁSSIO EMÍDIO: Tássio e Denílson visitam prefeito de Capitão Enéa...

BLOG DO TÁSSIO EMÍDIO: Tássio e Denílson visitam prefeito de Capitão Enéa...: "O vereador Tássio, juntamente com o vereador Denílson estiveram nesta semana visitando o prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Teixeira, onde estão tentando conseguir através do seu prestígio junto à  Marluvas, fábrica de sapatos de segurança instalada naquela cidade, através de sua competência e trabalho a admissão de pessoas de Francisco Sá, haja vista que a empresa oferecerá   em torno de 1200 empregos diretos até o final deste ano.

sexta-feira, 17 de junho de 2011



Motorista de 38 anos, a esposa e um bebê - filho do casal - foram rendidos por três assaltantes, armados, dentro de casa, na rua Itamaracá, bairro Nova Morada, às 22h40 de ontem. Os ladrões bateram no portão e um deles se identificou como “Charles”, mas não foram atendidos. Então, aguardaram o dono da casa chegar e o renderam, assim que abriu o portão. Os ladrões amarraram o casal no banheiro, reviraram a casa e fugiram com aparelho dvd, maquina fotográfica, dois celulares, chinelos e 1.800 reais. 
MOTOCICLETASNo bairro Alterosa, casal de namorados foi surpreendido por três assaltantes, às 23h de ontem, ao chegar em casa, na rua da Concórdia. A estudante A.M.A.S., de 19 anos, procurava a chave para abrir o portão quando os assaltantes chegaram. Fugiram levando a moto Honda preta, do namorado, dois capacetes e 10 reais. Ainda na noite de ontem, um rapaz de 20 anos que voltava de Capitão Enéas teve sua moto roubada na Estrada da Produção. Os assaltantes, armados, emparelharam a moto deles com a da vítima e anunciaram o assalto.
Fonte:http://montesclaros.com/noticias.asp?codigo=54340
Política Eneapolitana começa a ser articulada 
O petista César Emílio, segundo mais votado na disputa pela prefeitura de Capitão Enéas na última eleição, informou a coluna de que para a eleição do próximo ano o PT e o PMDB já fecharam acordo no sentido de caminharem junto. Emílio deve ser o nome natural deste entendimento. Outra possibilidade é que o vereador Binga, também pré-candidato a prefeito, faça parte dos entendimentos.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Educação Básica na rede municipal em Capitão Enéas


Ao conversar com servidores da rede municipal de educação, é lamentável ouvir tantas reclamações sobre o salário que o município de Capitão Enéas lhes pagam, afirmam receber menos de um salário mínimo. Varias manifestações foram feitas para melhoria do salário, mas sem resposta do executivo.
Embora dois dias antes da visita do Governador do Estado, tenham feito um acordo proposto pelo Sr. Reinaldo L. Teixeira com alguns professores que representavam a classe, acordo esse que não foi cumprido até então. Mas que alcançou o objetivo que era desestimular a manifestação durante a inauguração da Marluvas e demais obras.
Apenas duas funcionarias com uma faixa fizeram a manifestação, mas fica assim registrada a tão conhecida fabula do beija-flor que tenta apagar um incêndio na mata com apenas a água do seu pequeno bico. Não podemos disser que não fizeram a diferença.
 O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Este fundo é formado por vários impostos e transferências constitucionais, e financia a educação básica pública. Pelo texto constitucional uma porcentagem dos recursos de cada estado, município, do Distrito Federal e da União, deve ser aplicado na educação. Acontece que muitos administradores públicos não fazem assim.

Do FUNDEB, 60% é para ser usado no pagamento da remuneração de profissionais do magistério em efetivo exercício, como professores, diretores e orientadores educacionais. O restante serve para despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, o que compreende uma série de ações: pagamento de outros profissionais ligados à educação, como auxiliares administrativos, secretários de escola, merendeiras etc.; formação continuada de professores; aquisição de equipamentos; construção de escolas; manutenção de instalações, transporte escolar dente outros.

Abaixo os valores repassados para o município de Capitão Enéas no ano de 2010  e até abril de 2011:


Município: Capitão Enéas
UF: MG
Mês
Ano
FPM
ITR
IOF
LC 87/96
FUNDEF
FUNDEB
Total
01
2010
448.577,33
462,26
0,00
1.993,45
0,00
290.863,09
753.101,59
02
2010
547.680,57
34,98
0,00
1.993,45
0,00
283.482,85
833.191,85
03
2010
406.847,88
145,55
0,00
1.993,45
0,00
272.054,12
681.041,00
04
2010
487.464,80
0,00
0,00
1.993,45
0,00
269.445,25
770.181,47
05
2010
600.168,45
7,76
0,00
1.993,45
0,00
265.662,30
867.831,96
06
2010
520.869,86
108,59
0,00
1.993,45
0,00
273.203,03
796.174,93
07
2010
383.015,65
0,00
0,00
1.993,45
0,00
253.163,34
647.812,04
08
2010
513.317,47
251,89
0,00
1.993,45
0,00
300.504,07
816.066,88
09
2010
428.500,43
198,05
0,00
1.993,45
0,00
331.499,15
772.750,31
10
2010
461.275,70
10.626,42
0,00
1.993,45
0,00
266.030,77
772.931,97
11
2010
552.960,94
1.955,15
0,00
1.993,45
0,00
269.569,44
826.478,98
12
2010
1.027.173,97
1.406,86
0,00
1.993,45
0,00
320.722,75
1.361.856,26
01
2011
674.241,58
533,38
0,00
2.182,65
0,00
330.893,10
1.019.691,80
02
2011
726.396,44
67,96
0,00
2.182,65
0,00
316.335,63
1.044.982,68
03
2011
474.206,37
750,87
0,00
2.182,65
0,00
281.754,89
758.894,78
04
2011
628.559,02
81,98
0,00
2.182,65
0,00
278.896,75
921.580,23
05
2011
721.454,22
49,47
0,00
2.182,65
0,00
291.125,41
1.014.811,75
53.282.187,63
230.337,88
0,00
653.851,05
7.290.597,15
12.305.573,29
74.326.581,27

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/municipios.asp

REPASSES DO GOVERNO FEDERAL PARA CAPITÃO ENÉAS


https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx
Clique na foto ou no link acima e Confira os repasses do Governo Federal para CAPITÃO ENÉAS. Ao escrever o nome da cidade não use acentos.