segunda-feira, 29 de abril de 2013


REUNIÃO ENTRE O IFNMG-CAMPUS MONTES CLAROS, A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPITÃO ENÉAS E EMPRESÁRIOS DO SETOR PRODUTIVO



Em reunião no dia 22, no município de Capitão Enéas, representantes do IFNMG - Reitoria eCampus Montes Claros, da Prefeitura de Capitão Enéas e empresários do setor produtivo pactuaram a oferta de cursos do programa Bolsa-Formação do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada).

Foram pactuadas sete turmas com os seguintes cursos: Auxiliar Administrativo, Eletricista Industrial, Mecânico de Máquinas Industriais, Costureiro Industrial do Vestuário, Costureiro de Calçados, Ajudante de Obras e Pedreiro de Alvenaria. A previsão do IFNMG é de que cerca de 280 alunos sejam matriculados nesses cursos que serão ofertados a partir do segundo semestre deste ano. Para atender esta demanda de cursos haverá necessidade de abertura de novos editais para seleção de profissionais, internos e externos, para atuarem nas funções de supervisor, orientador, professor e apoio das atividades acadêmicas e administrativas.
Fonte:www.ifnmg.edu.b

terça-feira, 23 de abril de 2013


Capitão Enéas recebe maquinário para recuperar estradas
Retroescavadeira e patrol, conseguidas pelo prefeito de Capitão Enéas, César Emílio, junto ao PAC, vai recuperar acessos no município

O prefeito César Emílio (PT) entregou hoje à população de Capitão Enéas uma retroescavadeira e uma patrol, equipamentos de última geração que servirão para recuperar as estradas vicinais do município. O maquinário faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e chegam apenas uma semana depois que a presidenta Dilma Rousseff anunciou o investimento, com a presença do prefeito, em Belo Horizonte. A inclusão de Capitão Enéas entre os municípios beneficiados é resultado do esforço de César Emílio junto ao governo Federal, com o apoio do deputado federal Gabriel Guimarães (PT).
A patrol e a retroescavadeira, cuja operação demandou treinamento especializado, vão trabalhar na recuperação dos 500 quilômetros de malha viária do município. Quando assumiu, o prefeito encontrou as estradas rurais em condições precárias. “Se tivesse chovido no período elas estariam totalmente intransitáveis. Vamos começar o serviço imediatamente, pois nossa meta é recuperar todas as estradas ainda neste ano”, informou César Emílio.
Dotar a malha de boas condições de tráfego foi um dos compromissos do prefeito. O serviço começaria de imediato, mas não havia nenhuma máquina para iniciar os trabalhos. A frota estava completamente sucateada. Ele lamenta o fato de não ter encontrado nem mesmo caminhão pipa e caçamba, que poderiam ser utilizados no socorro às comunidades e em pequenos serviços na zona rural e na cidade.
O péssimo estado de conservação das vias tem impacto negativo na economia e na frequência escolar. Por causa da dificuldade de acesso e de escoamento da produção, nos dois últimos anos muitos produtores de frutas e café acabaram abandonando a atividade. Os mais prejudicados são justamente os pequenos produtores rurais, responsáveis pelo fomento da agricultura familiar, cuja cadeia produtiva beneficia e emprega diversos segmentos em Capitão Enéas.
A evasão escolar é outro efeito maléfico da falta de estradas em boas condições, pois prejudica o transporte dos alunos às escolas da zona rural.
Demanda de 30 anos - As obras de recuperação e conservação da malha viária incluem a antiga estrada Beira-Rio, que margeia o Rio Verde. A via aguarda uma intervenção há quase 30 anos. Ao longo desse tempo, seu abandono praticamente inviabilizou a atividade produtiva às margens do rio. Agora, será totalmente recuperada.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Família morre atropelada na MG-657, perto de Capitão Enéas
Filho de seis anos andou mais de um quilômetro para buscar ajuda. Condutor do veículo estava em alta velocidade e fugiu sem prestar socorro.
Casal e filho de 2 anos morreram em acidente a 30 metros da entrada da fazenda onde moravam (Foto: Nicole Melhado / G1)

Um casal de produtores rurais e o filho de dois anos morreram atropelados na noite deste domingo (14), na MG-657, perto do trevo de acesso à cidade de Capitão Enéas, no Norte de Minas Gerais.

O acidente aconteceu por volta das 19h20 quando o casal, um homem de 35 anos e uma mulher de 33 anos, voltavam em suas bicicletas, com os dois filhos, um de seis e outro de dois anos, da casa de amigos, na comunidade de Peri-Peri.

O único sobrevivente, o filho do casal de apenas seis anos, caminhou por mais de um quilômetro para buscar ajuda na fazenda vizinha. “O menino correu para me chamar, mas quando cheguei não pude fazer nada pelos pais e o bebê. Ele estava muito assustado, mas apenas com escoriações nas costas”, conta Paula Barbosa de Souza, amiga da família.
Segundo testemunhas, o condutor e o passageiro fugiram por um matagal sem prestar socorro às vítimas.

“A perícia ainda não terminou os trabalhos, mas pela distância que os corpos foram jogados, é possível perceber que o carro estava em alta velocidade”, afirma cabo Vieira Reis, da Polícia Militar Rodoviária.

José Marcos dos Santos, primo das vítimas, conta que a família andava sempre de bicicleta, mas fazer aquele trajeto a noite não era habitual.

Carro foi encontrado abandonado às margens da
MG-657 (Foto: Nicole Melhado / G1)
“Nós reconhecemos o carro, o motorista é conhecido na cidade. Não vai ser difícil para a polícia encontrá-lo. Queremos que ele responda pelo crime que cometeu”, diz ainda Santos.

A criança de seis anos foi levada para a Santa Casa de Montes Claros (MG), recebeu alta no fim da noite e está sob os cuidados de parentes. A direção do hospital informou que ele passará por acompanhamento psicológico.


quarta-feira, 10 de abril de 2013


O HOSPITAL SANTA CASA AGORA É DE RESPONSABILIDADE MUNICIPAL

O Prefeito Cesar Emílio juntamente com o secretário de Saúde Alder, não tem medido esforços para garantir aos eneapolitanos atendimento no Hospital da Santa Casa.

Como é de comum conhecimento da população e muitas vezes por mim abordado neste blog, o descaso e a falta de gerencia do Hospital, levou a uma situação precária.

O prefeito Cesar Emílio decretou a intervenção do hospital, creio que não havia outro caminho, que não fosse à intervenção. A Prefeitura repassa, há anos, a subvenção para a Santa Casa que, no entanto, não atende nossa população da forma adequada.

Em uma linguagem bem simples o processo de intervenção se resume em “a administração do Hospital agora é de responsabilidade exclusivamente do município”. Por meio do Decreto foi nomeado um interventor, um profissional qualificado em gestão hospital.

Que de acordo com a decisão, o interventor vai ser responsável, durante 01 ano, da gestão do contrato, de relatórios trimestrais sobre todas as atividades executadas no hospital e da viabilização administrativa e financeira para que o serviço funcione.

As mudanças em curto espaço de tempo já podem ser sentidas pela população, ao visitarem o local. O hospital consta com cobertura total de médicos com plantões de 24 horas.

O convênio com prefeitura já esta estabelecido, isso legaliza a transferência de valores para o pagamento dos funcionários que encontra em atraso, compra de insumos diversos e hospitalares para o funcionamento. 

Cesar Emílio foi em toda a história política de Capitão Enéas o único prefeito que teve realmente a coragem de assumir 100% a responsabilidade do Hospital. No mínimo um ato de tremenda ousadia e coragem. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013


Municípios mineiros contam com reforço na Saúde e na Educação

Os municípios foram contemplados por meio de emendas parlamentares do deputado federal Antônio Roberto, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais.

Os municípios de Capitão Enéas, Itabirito, João Monlevade, Pedro Leopoldo, São Francisco e contagem foram contemplados com uma ambulância e um ônibus escolar. 

Os veículos chegaram aos municípios por meio de emendas parlamentares do deputado federal Antônio Roberto (PV-MG). Os recursos para a compra da ambulância vieram da Secretaria de Estado de Saúde. Maca retrátil, ventilador e banco para dois acompanhantes são os itens da ambulância.


Já os ônibus são adaptados para pessoas com necessidades especiais e possui capacidade para transportar 48 pessoas. Antônio Roberto reconhece que a aquisição dos veículos irá gerar economia para os cofres municipais, como exemplo o caso do município de João Monlevade. 

“A Prefeitura passou a economizar cerca de R$10 mil mensais, a partir de fevereiro de 2013, com a locação de um veículo para atender a Escola Municipal Efigênio Mota”, 

terça-feira, 2 de abril de 2013


Notícia que eu gostaria de ler


... Não existem mais pessoas desempregadas, algumas poucas em trâmite para um emprego mais rentável, afinal a oferta é maior que a procura...

... As filas do SUS acabaram hoje o paciente agenda sua consulta via internet ou telefone e em 24 horas é atendido, acabando assim a superlotação dos prontos socorros...

... Todos os exames necessários são feito após a consulta, e a medicação aplicada diminuindo assim as internações...

 ... Crianças de 0 a 05 anos têm creches com alimentação balanceada, profissionais capacitados e uma infraestrutura que garante o crescimento saudável...

... A educação a cada dia caminha para a excelência, pois os professores têm condições adequadas para desenvolver a disciplina e recebem por seu desempenho...

  ... Os rios estão sendo recuperados, pois o esgoto estar 100% tratado e no lixo bem aproveitado por meio da reciclagem...

...Corrupção? É preciso olhar em um dicionário, pois faz tempo que não se vê o uso desta palavra...

 ... Mais um presídio fechado o local transformará em um centro cultural...

Opa!  Acordar...

Se não passaria o dia todo aqui sonhando...

(Gerlice Nunes)