quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Preto no Branco
por Aldeci Xavier

CANDIDATO AO SENADO
Em conversa com este jornalista, o presidente do Grupo Coteminas, Josué Gomes, deixou escapar que poderá aceitar a missão de ser o candidato do PMDB mineiro ao Senado. Primeiro, Josué comentou que Clésio Andrade é até agora o único pré-candidato do partido ao Governo de Minas. Num segundo momento, frisou que é um soldado do partido e estaria disposto a ser candidato ao cargo se este for o desejo da agremiação. Vale salientar que o deputado federal e ex-governador, Newton Cardoso, também manifestou interesse em disputar a vaga ao Senado. Correndo por fora, com poucas chances, está o ex-senador Hélio Costa que praticamente sumiu do mundo político.

JAÍBA
A última informação em relação à situação política do município de Jaíba é que a advogada de Belo Horizonte, Adrianna Belli impetrou mandado de segurança em favor do prefeito cassado, Jimmy Murça, e contra a presidência da Câmara que cassou o chefe do executivo. O processo foi distribuído à 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas e ao desembargador-relator Edgard Penna Amorim.  A expectativa é de que a qualquer momento ele retorne à chefia do executivo.

TRILHOS
Na quarta-feira da próxima semana (18), às 14 horas, na sede da ACI, a prefeitura estará discutindo com empresários e a população a retirada dos trilhos da área central da cidade ou sua utilização para implantação do sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A reunião contará com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

REAJUSTE DO IPTU
Havia a expectativa de que o plenário da Câmara de Montes Claros seria pequeno para receber a população por ocasião da audiência pública realizada na manhã de ontem (11) em que foi discutido o projeto de reajuste do IPTU que está tramitando naquela casa legislativa. O certo é que a audiência aconteceu com casa vazia. Resta saber se o motivo foi a falta de mobilização ou o desinteresse da população.

INVASÃO DE PREFEITOS
Nesta segunda-feira (10), o Salão Verde da Câmara e os corredores que dão acesso ao gabinete do presidente da Casa foram praticamente invadidos por dezenas de prefeitos que, aos gritos, foram cobrar providências da Casa em relação às finanças dos municípios. Seguiram em direção ao gabinete de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para reivindicar, principalmente, a aprovação de emenda que aumenta em dois pontos percentuais o total de recursos repassados pela União às prefeituras por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

OUTRAS QUEIXAS
Outra queixa apresentada pelos prefeitos foi de que o Congresso aprova projetos que criam despesas para as prefeituras, sem apontar as fontes de receitas, como foi o caso do piso do magistério, já em vigor. Outro temor das prefeituras é que o Congresso aprove o piso salarial dos agentes comunitários de saúde, que teria forte impacto financeiro nas contas municipais. O governo federal financia a construção de unidades básicas de saúde, mas as despesas com médicos e toda equipe do posto são de responsabilidade da prefeitura.

NOVA FERROVIA
Terão início no primeiro semestre do próximo ano as obras de implantação da nova malha ferroviária ligando Belo Horizonte a Salvador, passando por Montes Claros e com um ramal para Ilhéus.  Para atender o transporte de grande volume de carga será utilizada a chamada bitola larga (1,60m). O transporte de passageiro também será utilizado, ficando Montes Claros responsável  por uma das estações. Os recursos para implantação serão oriundos de parceria entre Governo Federal e a Vale do Rio Doce. Em reunião com a direção da ANTT, o prefeito Ruy Muniz, o presidente da ACI e Edilson Torquato conseguiram convencer os técnicos do Governo a mudarem o trajeto, afastando a linha férrea, seis quilômetros da área central de Montes Claros.

ENCONTRO DOS JORNALISTAS
Hoje (12), a companheira Vanda Gonçalves iniciou a distribuição das camisas e dos convites aos jornalistas e parceiros que estarão neste sábado, a partir das 12 horas, no Clube da Sociedade Rural, participando do Encontro da Imprensa.

12 de dezembro de 2013
Preto no Branco
Publicação de quinta-feira, 12 de dezembro de 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.