terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Operação Catopê, do Projeto Rondon
RONDON

O Ministério da Defesa divulgou a lista de propostas aprovadas para integrar a Operação Catopê em mais uma edição do Projeto Rondon. A Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) fará parte da Operação no município de Capitão Enéas/MG juntamente com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC - USP). A Operação acontecerá entre os dias 20 de julho e 04 de agosto do ano que vem (2014).
A Unicruz será responsável pelo Conjunto A de ações, que abrange as áreas de cultura, educação, saúde, direitos humanos e justiça.

Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) que será responsável pelo Conjunto B ainda não divulgou em que áreas será sua atuação. Mas por ser uma escola de engenharia deverá trazer algum projeto de um dos seu 10 principais cursos de graduação (Aeronáutica, Ambiental, Civil, de Computação, Elétrica/Eletrônica, Elétrica/Sistemas de Energia e Automação, Materiais e Manufatura, Mecânica, Mecatrônica, Produção).

A relação completa das propostas vencedoras pode ser visualizada em http://projetorondon.pagina-oficial.com/sistema/index/vencedoras.

Como é a participação da prefeitura

O Projeto Rondon seleciona as regiões onde serão desenvolvidas as operações. Para a seleção dos municípios que farão parte da operação, um representante da Coordenação-Geral do Projeto Rondon fará uma visita ao município.
A prefeitura é um importante ator na realização das operações do Projeto Rondon. O interesse, a participação e o engajamento do prefeito e seus representantes constituem fatores determinantes na seleção do município e no sucesso das ações e do trabalho dos rondonistas.

Quais as contrapartidas da prefeitura

A contrapartida solicitada à prefeitura consiste em:
 1º – Designar um “representante”, responsável por realizar a ligação da prefeitura com as universidades e com a Coordenação-Geral do Projeto Rondon.
 2º – Alojar e alimentar adequadamente os rondonistas durante a permanência no município, fornecendo desjejum (café da manhã), almoço e jantar e prevendo condições satisfatórias de higiene e conforto.
 3º – Disponibilizar o transporte necessário para a realização dos trabalhos no município.
 4º – Colaborar com os rondonistas na execução dos trabalhos no município.

É importante ressaltar que os rondonistas realizam um trabalho voluntário e não recebem qualquer remuneração por suas atividades.
Por essa razão, o Projeto Rondon solicita à prefeitura verificar com especial cuidado os locais e as condições de hospedagem e alimentação das equipes, enquanto estas estiverem sob os cuidados e a responsabilidade do município.

Quais as responsabilidades da prefeitura

O representante da prefeitura possui três atribuições muito importantes para o sucesso do Projeto Rondon:
 1ª – Durante a realização da viagem precursora e junto com os professores-coordenadores das equipes, ele deve ajustar as ações que serão desenvolvidas no município, definindo o cronograma de atividades, a forma de divulgação, o público-alvo e as metas a atingir, de modo a aproveitar ao máximo o tempo disponível e tornar mais produtivo o trabalho dos rondonistas.
 2ª – Ajustar em conjunto com os professores-coordenadores das equipes, ainda durante a viagem precursora, o apoio logístico aos rondonistas e ao desenvolvimento dos trabalhos, definindo onde e como serão realizadas a hospedagem e as refeições dos rondonistas, a lavagem de roupa, o transporte das equipes para os locais de trabalho, o material de apoio etc.
 3ª – Durante a operação, proporcionar as condições necessárias para a realização dos trabalhos previstos, atuando como facilitador entre as secretarias e os órgãos públicos municipais, as lideranças da comunidade e as equipes de rondonistas.

Um comentário:

  1. Olá Gerlice, tudo bem? Faço parte da equipe B que atuará em sua cidade através do projeto RONDON em julho deste ano e gostaria de saber se você pode ser um dos nossos contatos na cidade, para opinar sobre as oficinas e as formas de atuação propostas. Por favor, entre em contato através do e-mail rafaelafressa@gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.