O que Capitão Enéas precisa e merece
Sem medo de errar: Saúde é a segunda preocupação que nós, pais e mães temos com nossa família. Sendo alimentação a primeira, educação a terceira, e oportunidade de trabalho a quarta. Dados do IBGE atesta esta sequência de prioridades das famílias brasileiras.
Entre estas quatro necessidade básicas, Saúde é a que mais se destaca na lista das reclamações. Em Capitão Enéas não é diferente.
O município não tem um hospital que atenda as necessidade da população, um reflexo disso é o número de enepolitanos que leva para sempre em sua certidão de nascimento o nome de outro município, perdendo assim um pouco de nossa identidade, deixando de ser natural de Capitão Enéas para sermos naturais de Montes Claros.
Há anos não nasce um bebê em nosso município. Embora temos uma sala de parto toda equipada e UTI neonatal, não são feitos partos em nossa cidade. Não existe uma família que não tenha passado pelo sufoco de precisar de uma cesariana ou até mesmo um simples parto natural e ter que deslocar-se para Montes Claros. Pode ter sido uma esposa, uma filha, uma nora, uma cunhada, uma amiga...
Quem não mentiu nos hospitais de Montes Claros, para conseguir uma vaga de internamento, uma cirurgia ou exames? Tenho Certeza que não estou falando algo inverídico. O município de Capitão Enéas precisa de mudanças drásticas na área de Saúde!
Chega de remendos! Ajeitos políticos, para uns e outros enquanto muitos sofrem pelo descaso. Precisamos pensar coletivamente em nossa população. Chega de políticos que utilizam de subterfúgios e furam a enorme fila do SUS para beneficiar apenas seus supostos eleitores. Deixando muitos pacientes em estados graves e prioritários para atenderem indicados de políticos, afim de conseguirem votos para Deputados A ou B.
O problema não é mais grave porque temos muitos profissionais da Saúde comprometidos com nossa população e que fazem verdadeiros milagres para ajudar o povo.
É este tipo de solução que nossa população merece? Não! Queremos os exames aqui! Precisamos dos médicos especialistas aqui! Queremos a Policlínica aqui! Queremos os partos, os exames de próstata, o papanicolau, a mamografia, as pequenas cirurgias aqui!
Esses tipos de ações paliativas são frutos da falta de gestão de nossos recursos. Vamos pensar o que desejamos para nossos filhos, e não deixarmos nos encanar por bondades isoladas e individualistas. Temos que sonhar com uma Capitão Enéas onde todos nós tem os mesmos direitos, independentemente da religião, posição social, ou escolha política.
Capitão Enéas e todas as cidades pequenas do Brasil não podem ter um bloco cirúrgico nem procedimentos complexos porque a manutenção fica mais alta que a demanda dos usuários na cidade, por isso estabelece convênio com cidade polo no caso do Note de Minas é Montes Claros, está lei é nacional e determinada pelo SUS.
ResponderExcluirConvênios com hospitais de Montes Claros? Quais hospitais? a população precisa saber!
ResponderExcluirFala qual é o covênio porque sei de um ser humano que padece no bairro manoel vaqueiro, com cancer, anemia profunda e chagas ,porém sem qualquer assistência !!!
ResponderExcluirCapitão Enéas realmente deixa muito a desejar na assistência à saude, que poderia estar bem melhor, não fosse pela ingerência dos gestores (por falta de capacidade técnica, de vontade política e pela corrupção), mas até para criticar, precisamos conhecer.
ResponderExcluirO "hospital" em Capitão Enéas, nem deveria ser chamado assim, pois não funciona nem de longe como tal. Não é verdadeira a informação de que dispõe de sala de parto equipada e UTI neonatal.
O hospital dispõe de um cômodo que era utilizado como sala de parto, e ainda é, em situações de parto iminente, mas não é bem equipada, falta tudo, de oxigênio, a sabão pra lavar as mãos e compressa pra estancar o sangue.
Como todas as cidades com população pequena, o município dispõe de gestão plena da atenção básica e é responsável pela gestão somente dos PSFs. Nenhum município com uma população tão pequena é obrigado a manter esse tipo de assistência complementar, como partos ou procedimentos de maior complexidade, pois não existe recurso para tal.
O Ministério da Saúde financia apenas a atenção básica, por isso são feitas pactuações com municípios maiores, como Montes Claros. Nossos partos, por exemplo, deveriam ocorrer em Francisco Sá, mas a população, pelo hábito ou por comodidade, procura a cidade de Montes Claros.
E tenha certeza Gerlice, que você não gostaria de dar a luz a um filho natural de Capitão Enéas, pois não temos obstetra, anestesista ou pediatra 24 horas. Se uma criança nasce aqui e nasce bem tudo certo, mas se o recém-nascido ou sua mãe precisam de algum tipo de assistência de urgência, ela não será possível, aliás como não seria em nenhum município pequeno deste país, pois não é assim que funciona a assistência. Se você pretende ter filhos, reze para que seu parto não seja em Capitão Enéas. Não coloque a sua vida e de seu filho em risco.
Fala quem é esse senhor e onde mora? E vc como ser humano e cidadão não fez nada ? Fica só esperando pelo poder público? Não se acovarde diante dos problemas faça alguma coisa!!!!!!! Que tipo de ser humano é vc?????
ResponderExcluirnesta corrida pelos votos a cidade está abadonada,só o poeira ,aqui na morada do sol só poeira,perto do cras da dó de quem mora lá e tome peira.Da dó das crianças com as doenças alergicas ,e a pediatra ja arrumou as malas e tirou lincença maternidade ,nunca teremos outra tão cedo.Eles não temj corragem de jogar um balde dàgua.E querem continuar o trabalho deles,Até parece que trabalharam algum dia .E agora quem poderá nos defender ,Só o Deus Toda poderesoc no ,seu devido tempo e epocas.
ResponderExcluirDeus é fiel e sabe de nossos problemas,o tempo certo é e está na mão dele.Eu espero e confio nele.
ResponderExcluir