sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Prefeito de Salinas toma posse como presidente do Cisrun

Está é a primeira vez que Joaquim Neres Xavier ocupa o cargo. 
Samu Macronorte atende a 1,5 milhão de pessoas em 86 municípios.

Do G1 Grande Minas
Kinca (Foto: Jerúsia Arruda/Assessoria Samu)Joaquim Xavier tomou posse nesta sexta-feira (27)
(Foto: Jerúsia Arruda/Assessoria Samu)
A cerimônia de posse de Joaquim Neres Xavier Dias presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que administra o Samu, foi realizada na sede operacional, no Bairro Santo Antônio, em Montes Claros (MG). 

Várias autoridades estiveram presentes, entre elas os secretários estaduais Paulo Guedes e Tadeu Martins Leite, e o deputado federal Newton Cardoso Júnior.

O Samu Macronorte atende a mais de um milhão e meio de pessoas, em 86 municípios, e tem 40 unidades de suporte básico e sete de suporte avançado e 36 bases descentralizadas.
"Temos que priorizar a ampliação da rede, com o aeromédico, mais três unidades de saúde avançada e três bases, para que possamos levar o Samu para mais perto dos municípios, para que, quando o cidadão discar 192, o atendimento seja ágil e rápido", fala Joaquim Nerex Xavier, que também é prefeito de Salinas (MG).
O Cisrun foi criado em 2010 e é o primeiro consórcio desta natureza criado no Brasil. Tadeu Martins Leite, secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, diz que as parcerias entre os Governo Estadual e Federal é importante para que novos investimentos sejam feitos no sentido de diminuir o tempo de resposta para prestar o atendimento ao cidadão.

Já Paulo Guedes,  secretário estadual de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, afirma que o grande desafio na saúde no Brasil é a aplicação correta dos recursos. "O dinheiro é pocuo e a demanda é muita. Como a gente consegue resolver isso? Com organização. Temos que restruturar os sistema, há algumas distorções que precisam ser corrigidas, assim conseguiremos melhorar o atendimento à população."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.