Portas são fechadas para evitar calote durante incêndio com mais de 200 mortos
Uma festa universitária na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul terminou em tragédia com mais de 200 mortos na madrugada deste domingo (27). O comandante Guido do Corpo de Bombeiros afirmou em coletiva que o que matou foi o pânico e a inalação de fumaça. Ainda segundo ele, a polícia investiga a afirmação de que as portas da boate foram fechadas pela segurança durante a confusão para evitar calotes, o que dificultou a saída das pessoas.
Uma pessoa que estava na festa afirmou à GloboNews que as portas foram fechadas, por que a direção do estabelecimento estava exigindo que as pessoas pagassem as comandas antes de sair da boate. Segundo ela, as poucas pessoas que conseguiram sair, estavam perto da área VIP.
O número de pessoas que estavam na boate no momento do incêndio ainda não foi confirmado pelas autoridades. As informações preliminares são de que o fogo teria começado por volta das 2h30 quando o vocalista da banda que se apresentava usou um sinalizador em uma espécie de show pirotécnico, as faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam causando pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência, antes que elas fossem fechadas pela direção do estabelecimento.
A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos. A polícia e o Corpo de Bombeiros fazem o trabalho de rescaldo no local, checando as circunstâncias do fogo e retirando corpos da área.
Vítimas – Por volta do meio dia deste domingo (27) a informação é que 248 pessoas morreram e 48 ficaram feridas na tragédia. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Universitário de Santa Maria e o Hospital de Caridade. As duas unidades pedem ajuda de voluntários da área médica para ajudar no atendimento. Além disso, ao menos seis casas de saúde da região receberam vítimas do incêndio.
O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, que tem uma unidade especializada em queimaduras, também receberá feridos. “Estamos mobilizando todo o estado. Temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar. De Canoas, Santo Ângelo, Santa Cruz, enfim. Todos estão colaborando para oferecer o melhor atendimento possível. Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande”, disse o Secretário Estadual da Saúde Ciro Simoni, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Repercussão – Diante da tragédia, a presidente Dilma Rousseff cancelou três reuniões bilaterais com Argentina, Letônia e Bolívia, que teria neste domingo (27) no Chile e seguiu para Santa Maria. Logo cedo ela telefonou para o governador gaúcho Tarso Genro (PT) e ofereceu "toda ajuda necessária" para lidar com a situação e determinou a todos os ministros que deem apoio em suas respectivas áreas, segundo informações da assessoria de imprensa do Planalto.
Já Tarso Genro manifestou seu pesar pelas mortes provocadas pelo incêndio ocorrido na madrugada através do Twitter e afirmou que se deslocará até a cidade para acompanhar o trabalho dos Bombeiros e da Polícia Civil, que realizam a retirada e a identificação dos corpos. “Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã”, escreveu o governador. Em entrevista à Rádio Gaúcha mais cedo neste domingo, o secretário de Segurança Pública do RS, Airton Michels, afirmou que todas as forças de segurança pública do estado já foram acionadas para se deslocarem até Santa Maria.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, o ministro Alexandre Padilha está em São Paulo nesta manhã e vai para o Rio Grande do Sul em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) verificar que tipo de apoio na área da saúde pode ser dada. Segundo o ministério, uma área técnica do ministério verifica quais são as necessidades na cidade.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa Marisa Letícia divulgaram nota manifestando solidariedade a amigos e familiares das vítimas. “O Brasil inteiro está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria. Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis. Nossos sentimentos”, diz a nota.
Pelo Mundo – A tragédia repercutiu na imprensa internacional em jornais e agências de notícias que estão acompanhando o fato e publicando reportagens sobre o assunto. O jornal espanhol El País traz a tragédia como manchete da edição online: “Dezenas de mortos em incêndio de uma discoteca no sul do Brasil”, diz a publicação.
Já a rede britânica BBC informou que “dezenas” de pessoas morreram no incêndio, e pediu relatos de testemunhas. O jornal estadunidense New York Post deu destaque para o ocorrido em sua página na internet, relatando as dezenas de mortes. O inglês Daily Mirror divulgou imagens da fachada da boate no Rio Grande do Sul junto com relatos sobre as mortes.
Fonte: http://brasiliaempauta.com.br/artigo/ver/id/1467/nome/Portas_sao_fechadas_para_evitar_calote_durante_incendio_com_mais_de_200_mortos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.