segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Norte de Minas optou pela renovação política

Levantamento feito pelo EM mostra que os prefeitos conseguiram ser reeleitos ou fazer o sucessor em apenas 36% dos 86 municípios da região. Suspeitos de corrupção perderam



Publicação: 04/11/2012 16:17 Atualização:

O Norte de Minas, que tradicionalmente sempre foi governista, com grupos políticos se perpetuando no poder, apresentou um resultado bem diferente este ano: levantamento feito pelo Estado de Minas mostra que em 86 municípios, a oposição saiu vitoriosa em 53 cidades (63,85%). De 34 chefes de executivos do Norte que concorreram à reeleição, apenas 12 conseguiram o segundo mandato (35,3%). Outros 47 prefeitos lançaram candidatos, mas somente 16 (34,04%) elegeram seus sucessores. Segundo estudos da Associação dos Municípios da Área da Sudene (Amans), em 2004 e 2008, 70% dos prefeitos que tentaram a reeleição obtiveram sucesso.

Em junho, a Polícia Federal e o Ministério Público Estadual realizaram a Operação Máscaras da Sanidade, para investigar um grupo de empresas apontado como líder de um esquema de desvio de recursos públicos, por meio de fraudes em licitações de obras e serviços de prefeituras. Durante a operação, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em 35 prefeituras do Norte e duas no Vale do Jequitinhonha. O levantamento do
Estado de Minas mostra que das 35 cidades do Norte onde ocorreu a investigação, em 28 (80%) a oposição foi vitoriosa nas urnas, derrotando o prefeito que tentou a reeleição ou o candidato apoiado por ele. Já nas duas cidades do Vale do Jequitinhonha investigadas na operação, a oposição venceu em uma: Itamarandiba. Em Capelinha, o prefeito Pedro Vieira da Silva (PSDB) foi reeleito.

Em praticamente todos os municípios, o fato de agentes da PF entrarem na prefeitura para apanhar documentos, independentemente do resultado das investigações – foi explorado na campanha. Prefeitos investigados que não conseguiram se reeleger ou fazer os sucessores não acreditam, contudo, que as operações da PF possam ter influenciado o resultado das urnas, alegando que teriam comprovado que são inocentes. É o caso de Januária, onde o prefeito Maurílio Arruda (PTC) tentou a reeleição, mas foi derrotado por Manoel Jorge (PT). “Acho que a Operação da Polícia Federal não teve nada a ver com o resultado da eleição na nossa cidade, pois, durante o meu mandato, não houve nenhuma obra suspeita de irregularidade no nosso município e as pessoas perceberam isso”, afirmou Arruda. Para ele, a derrota se deve ao fato de ter feito o que chamou de “governo técnico”, que impossibilitou a comunicação com os moradores da zona rural, onde seu adversário foi vitorioso. “Montei um secretariado técnico – e não político. Quando algum dos meus assessores chegava na zona rural e era questionado sobre alguma coisa, dava uma resposta técnica e não política. Isso não agradou ao eleitorado”, argumentou Arruda, que é advogado e, partir de janeiro, pretende voltar a trabalhar como consultor jurídico de prefeituras da região.

Boatos O prefeito de Manga, Joaquim Oliveira Sá (PPS), o Quinquinha, que está no segundo mandato, fez uma gestão bem-avaliada, mas não conseguiu eleger seu sucessor. Para ele, assim como em outras cidades da região, um fato que teria pesado em Manga foi a divulgação de pesquisas falsas, que teria favorecido o prefeito eleito, Anastácio Guedes (PT). Quinquinha também reclama dos boatos que afirmavam que se o PT não fosse vitorioso os benefícios do Programa Bolsa-Família seriam cortados. Outro administrador bem-avaliado e que não conseguiu fazer o sucessor foi Reinaldo Teixeira (PTB), de Capitão Enéas, também investigado durante a Operação Máscaras da Sanidade. “A repercussão política disso foi pequena, pois, investigaram coisas antigas, anteriores à minha gestão”, acredita ele. Teixeira entende que seu grupo político saiu derrotado por não ter se preocupado em preparar um candidato à sucessão. “Fiquei focado na administração. Acabei demorando a lançar um nome como meu candidato na disputa”, admitiu ele, que apoiou o vereador Werlyson Lopes, o Binga (PTB), derrotado por César Emílio (PT) por uma diferença de 311 votos. (g.n)

PMDB lidera
Apesar da “renovação”, o PMDB continua sendo o partido com maior número de prefeituras no Norte de Minas (13), seguido do PP (nove), PT (oito), PTB (seis) e DEM (cinco). O PT manteve o número de prefeituras (oito), mas dos atuais prefeitos filiados à legenda que tentaram um segundo mandato, apenas um se reelegeu: Jair Oliva, de Brasília de Minas. Por outro lado, os petistas conquistaram prefeituras importantes do ponto de vista regional, como Januária e Salinas. 

Tadeu Leite banido da propaganda

Em Montes Claros, cidade polo da região, o prefeito eleito, Ruy Muniz (PRB), que teve como companheiro de chapa José Vicente (PMDB), contou com o apoio discreto do prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB), cuja administração foi investigada pela operação. Depois de desistir de tentar a reeleição, Tadeu Leite sequer apareceu na propaganda eleitoral do candidato do seu partido. O apoio da máquina administrativa, contudo, foi fundamental para que Muniz vencesse Paulo Guedes (PT) no segundo turno.

Em Pirapora, o prefeito Warmillon Braga (DEM) elegeu o seu sucessor, Léo Silveira (PSB), numa disputa apertada: 52,29% contra 47,71% do empresário Indalecio Garcia (PSDB). Warmillon está no quarto mandato consecutivo como prefeito (antes de Pirapora, administrou o município de Lagoa de Patos em duas gestões) e responde a vários processos por denúncias de irregularidades, além de também ter sido investigado pela PF. Mas ele alega ser inocente em todos os processos, garantindo ser alvo de perseguição política.

Em Salinas, também investigada pela PF, o prefeito José Prates (PTB) não conseguiu eleger a professora Maria Seleide Gonçalves (PSB), derrotada pelo empresário Joaquim Neres Xavier Dias, o Quincas da Ciclodias (PT). “A nossa candidata foi prejudicada por ter ficado sub-judice durante a campanha devido a uma decisão judicial de primeira instância, só sendo liberada faltando dois dias para a eleição”, argumentou ele.

18 comentários:

  1. Como assim, como asim "....investigaram coisas antigas, anteriores à minha gestão" ???? Mas o investigado não é o próprio Reinaldo Teixeira??? Como seus atos podem ter acontecido antes de sua gestão??? kkkk só os bobos acreditam nisso...Que mentirinha mais fulera...Atos cometidos no seu 1º mandato isto sim!!!

    ResponderExcluir
  2. Se a próxima administração que entrar na prefeitura for neste ritmo,festas para poucos, fico triste, já começa mal, o povo está cansado disso...........

    ResponderExcluir
  3. É... parece que a panelinha da próxima administração já está pronta né? Pior é que a maioria é gente que não presta.

    ResponderExcluir
  4. Minha preocupação aumenta a cada dia, assim não tem jeito...
    Minha CIDADE querida...quando jovem aqui mesmo meus sonhos foram enterrados por falta de oportunidades e incentivo.
    Quero ver a coisa mudar...JÁ.
    Se acredito?
    Sim, por que não?
    Quero ver tudo mudar, pra melhor, ou melhor, MUITO MELHOR.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Como se não bastasse todo a baixaria que o Paulo Guedes fez durante sua campanha atacando os outros candidatos,o barraqueiro ficou incoformado por ter perdido de virada as eleições em Montes Claros além de sair na Tv dizendo que duvida que Ruy Muniz fara uma boa adminstração ele hackeou a pagina oficial do Ruy desacatando o prefeito eleito, que coisa feia, isso é coisa de PT.

    ResponderExcluir
  6. A maior carreata da historia de Capitão Enéas foi só pra conseguir votos,despois que ganhou não teve festa nehuma pro povo,toma Eneapolitanos isso é apenas o começo.

    ResponderExcluir
  7. ISSO QUE DIFERENCIA CESAR DO ATUAL PREFEITO, O POVO NÃO PRECISA DE FESTAS E SIM DE UM ADMINISTRADOR QUE TRABALHE PARA TODOS MOSTRANDO SERVIÇO SE ACOSTUMEM COM ISSO BEZERRADA DESMAMADA!!!! E TOME 13!!!

    ResponderExcluir
  8. De festa o povo está cheio, precisamos é de empregar o dinheiro do povo com saúde , educação, dentistas, medicamentos etc..............................

    ResponderExcluir
  9. A politica do pão e circo acabou, graças a DEUS.Agora deixa César trabalhar, montar um governo competente e mostrar como é que se faz e não governar pra uma meia dúzia afinal a população de minha querida capitão mereçe. Em se falando de carreata foi a maior da história e quando o povo quer não tem jeito, a esperança venceu o medo e a mentira.

    ResponderExcluir
  10. Acabou a era de fazer festas pra lavagem de dinheiro do ministério do turismo,agora voces vão ver como que se faz festa para o povão tudo com clareza, acabou a mamata de alguns que ha oito anos está de papo pro ar.

    ResponderExcluir
  11. Paulo Gueses fez história em Montes Claros, derrubou os tucanos do galho e o velho gagá Humberto Souto, já no primeiro turno. Mas esperem, logo vocês verão a volta dele, porque 4 anos passa rápido, e Moc terá um grande homem à frente da sua administração.

    ResponderExcluir
  12. A panela tá pronta com água fervendo pra lavar a sujeira que vocês deixaram, e meter o ferro naqueles que usaram o erário público para o bem próprio, doa a quem doer.Já tem gente que nem dorme mais,pensaram que isso não ia acabar nunca, toma quatozão.

    ResponderExcluir
  13. CHUPA CATOZÃO É 13 NELES!!!!!! PODE CABEAR....

    ResponderExcluir
  14. E a Gerlice Mãe dos pobres conseguiu um lugarzinho pra ela??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem não sabe, a Gerlice sempre teve seu lugar. Diga-se de passagem uma linda casa, localizada na Rua Presidente Costa e Silva, 360-F, no fundo do Escritório de Advocacia do Dr. Delssi (esposo da Gerlice). É uma casal de muita garra. Juntos são imbatíveis. Ele formado em Direito e ela em Administração.

      Excluir
  15. uuuuuuuuuuuuuuffffffffffffffffffff.vamoa ver.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. E eu que pensava que tinha muito casais bem sucedidos na cidade,agora fala que eles sao imbatíveis.Este casal ta podendo, séra que está "linda casa" é mais bonita que a casa rosada da Xuxa? Se este casal for mesmo imbatível deveria entrar para o Guinness.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do BLOG. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O BLOG poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.