sexta-feira, 28 de junho de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E PREFEITO CÉSAR EMILIO LANÇARAM HOJE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM CAPITÃO ENÉAS

O Programa do Governo Federal MAIS EDUCAÇÃO foi lançado pela Secretária de Educação Rita de Cássia juntamente com o Prefeito César Emílio na manhã dessa terça feira. Estiveram presentes diretores, professores e representantes de entidades ligadas a educação.

O município foi contemplado com o programa desde 2008, no entanto por falta de iniciativa e interesse de melhorar a educação municipal encontrava-se ENGAVETADO. Foi descoberto recentemente pela atual gestão e já está sendo colocado em prática.

“ Nós não podemos perder essa geração” enfatizou o prefeito César no seu discurso, segundo ele é por meio de uma educação de qualidade que será revertido o atual quadro de vida da população eneapolitana. Em sua fala a secretária Rita de Cássia destacou a importância de olhar para frente, “Não podemos ficar esperando a construção de escolas, temos que agir imediatamente, o povo merece muito mais que o que foi oferecido anteriormente” disse.


Mais informações no nosso informativo mensal.
“CAPITÃO ENÉAS UMA CIDADE DE TODOS”

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Povo Precisa Saber:
O Estado de Direito

Durante grande parte da história da humanidade, governante e lei foram sinônimos — a lei era simplesmente a vontade do governante. 

Um primeiro passo para se afastar dessa tirania foi o conceito de governar segundo a lei, incluindo a idéia de que até o governante está abaixo da lei e deve governar através dos meios legais.

As democracias foram mais longe criando o Estado de Direito. Embora nenhuma sociedade ou sistema de governo esteja livre de problemas, o Estado de Direito protege os direitos fundamentais, políticos, sociais e econômicos e nos lembra que a tirania e a ilegalidade não são as únicas alternativas.

·  Estado de Direito significa que nenhum indivíduo, presidente ou cidadão comum, está acima da lei. Os governos democráticos exercem a autoridade por meio da lei e estão eles próprios sujeitos aos constrangimentos impostos pela lei.

·  As leis devem expressar a vontade do povo, não os caprichos de reis, ditadores, militares, líderes religiosos ou partidos políticos auto-nomeados.

·  Os cidadãos nas democracias estão dispostos a obedecer às leis da sua sociedade, então, porque estas são as suas próprias regras e regulamentos. A justiça é melhor alcançada quando as leis são criadas pelas próprias pessoas que devem obedecê-las.

·  No Estado de Direito, um sistema de tribunais fortes e independentes deve ter o poder e a autoridade, os recursos e o prestígio para responsabilizar membros do governo e altos funcionários perante as leis e os regulamentos da nação.

·  Por esta razão, os juízes devem ter uma formação sólida, ser profissionais, independentes e imparciais. Para cumprirem o papel necessário no sistema legal e no político, os juízes devem estar empenhados nos princípios da democracia.

·  As leis da democracia podem ter muitas origens: constituições escritas; estatutos e regulamentos; ensinamentos religiosos e étnicos e tradições e práticas culturais. 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

BAIRRO MANOEL VAQUEIRO NA BOCA DO POVO
Diferente da administração passada, Cesar Emílio do Partido dos Trabalhadores (PT) começa as obras de trás pra frente na cidade.
 
Bairro Manoel Vaqueiro - Imagem Netto Rodriguez
 Há anos em que nossa cidade aparecia na mídia, como uma cidade bem planejada e desenvolvida. Aos de fora parecia que tudo era realmente assim, como mostravam a mídia, com finalidades de autopromoção política dos gestores anteriores.

 Mas era notável a indignação da população local com o descaso de décadas. O Bairro Manoel Vaqueiro e Sapé, os dois bairros mais populosos do município de Capitão Enéas, sempre ficaram em segundo plano. “Há mais de vinte anos, nosso bairro não vê uma pedra...” De forma simples, afirma um morador do local, na intenção de relatar que o bairro foi esquecido pelos administradores do passado.

“Quando a notícia que o asfalto ia chegar, não acreditamos muito, pois andávamos sem esperança. E logo as máquinas começaram a entrar em nossas ruas... Aí pensamos; a obra vai realmente começar. Mas será que termina? Pois estávamos acostumados com obras que nunca chegaram ao fim... Mas está ai pra todo mundo vê...” Relado de um morador.

 Cesar em apenas 06 meses tem mostrando que se importa com seus conterrâneos. Sempre presente cativa   ainda mais os moradores do Manoel Vaqueiro. Cumprindo com um compromisso de campanha onde deixou claro que não tinha medo dos problemas, e que estava preparado para enfrentá-los.

Em breve não vincularemos apenas a entrada da cidade de Capitão Enéas, mas locais como os das imagens abaixo, que por anos nunca foram mostradas, por motivos óbvios. É sempre bom lembrar que nesta região não existem fábricas, grandes comércios, mas existem PESSOAS. O que é mais importante. 
Bairro Manoel Vaqueiro - Imagem Netto Rodriguez
Bairro Manoel Vaqueiro - Imagem Netto Rodriguez
Bairro Manoel Vaqueiro - Imagem Netto Rodriguez

sábado, 8 de junho de 2013

ADOLESCENTES RENDEM FUNCIONÁRIOS E ASSALTAM COMÉRCIO EM CAPITÃO ENÉAS
Segundo a PM, os menores, de 17 anos, são de Montes Claros. Eles foram surpreendidos pela polícia quando deixavam o local.
Dois adolescentes de 17 anos assaltaram um supermercado em Capitão Enéas (MG). Segundo informações da Polícia, os dois são de Montes Claros e foram até a outra cidade para cometerem o crime.
Ainda de acordo com a PM, um dos adolescentes estava armado. Ele rendeu os funcionários e trancou todos no escritório. Os adolescentes pegaram R$ 900 em dinheiro, um cordão de ouro, um relógio e quatro celulares.
A PM informou também que quando os menores saíram do supermercado, foram surpreendidos pela polícia. Os dois foram encaminhados para delegacia de Montes Claros.

terça-feira, 4 de junho de 2013

1200 PESSOAS ATENDIDAS NO MUTIRÃO DE DOCUMENTAÇÃO

A Secretaria de Ação Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, INCRA-MG e Polícia Civil e Cartório local, realizou no último sábado o 2º MUTIRÃO DE DOCUMENTAÇÃO em Capitão Enéas/MG.

 Foram atendidas cerca de 1200 pessoas durante os períodos da manhã e tarde do último sábado. A população aderiu a idéia e se mobilizou para regularizar seus documentos.


Além de documentação o mutirão também contemplou pessoas que precisavam resolver questões previdenciárias de aposentadoria.

A prefeitura Municipal ofereceu 04 ônibus para transporte do pessoal das comunidades rurais. Quem esperou na fila foi bem atendido pelos voluntários da Sec. de Ação Social, e Guarda Municipal.






A primeira dama Mércia, tem mostrado o seu lado acolhedor, sempre com palavras de coragem, e confirmado em suas ações a mulher lutadora que sempre foi. Como Secretária de Ação Social tem sido um dos destaques da administração do PT em Capitão Enéas.