sexta-feira, 25 de julho de 2014

Rondonistas iniciam atividades em Capitão Enéas


260 jovens universitários realizarão oficinas e palestras em 13 municípios da região
 
As equipes de rondonistas da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), do Rio Grande do Sul, e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), de São Paulo, chegaram nessa segunda-feira (21) no município de Capitão Enéas, no Norte de Minas, onde serão desenvolvidas as atividades das equipes durante a Operação Catopê.

“Está sendo maravilhoso. A recepção foi calorosa, o que me deixa com as melhores expectativas. Estou muito contente com essa oportunidade de compartilhar nossos conhecimentos, trocar experiências e conhecer culturas diferentes”, avaliou a estudante de direito da UNICRUZ, Gabriele Marques.

O acolhimento dos moradores foi, segundo a estudante de enfermagem da UNICRUZ, Natana da Rosa, um diferencial. “Fomos bem acolhidos aqui, e a expectativa é a melhor possível, já tem dois anos que venho me preparando para o Projeto, o que me faz sentir bem preparada”, disse.

Nesta terça-feira (22), o grupo realizará a divulgação e inscrição de moradores para as atividades que serão desenvolvidas até o dia 03 de agosto na cidade.

Segundo o coordenador da Operação Catopê, coronel Victorio, “essa movimentação é muito positiva, pois traz alegria para a cidade”.

Capitão Enéas fica localizada a 486 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais,  e a 68 km de Montes Claros. A cidade norte-mineira possui, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14.894 habitantes.

Serão 10 dias de muita atividade. Cursos e palestras estão sendo ministrado nos distritos de Santana da Serra, Caçarema e Orion neste final de semana. Não há limite de inscrições. Todos podem e devem participar.



Rondonistas da Unicruz iniciam atividades em Minas Gerais

     A Universidade de Cruz Alta participa mais uma vez das ações nacionais do Projeto Rondon.  A Operação Catopê ocorre no norte de Minas Gerais, região com os menores Índices de Desenvolvimento Humano do estado. A equipe da Unicruz, composta por dois professores e sete alunos, partiu de Cruz Alta no sábado (19). Em Montes Claros (MG), os rondonistas foram recebidos pelos militares do 55º Batalhão de Infantaria, unidade do Exército Brasileiro que presta apoio às atividades da Operação. Além da equipe da Unicruz, outras 25 universidades de diversos estados brasileiros participam da Operação Catopê.
 
Sete alunos e dois professores integram o grupo da Unicruz
     O deslocamento para o município de Capitão Enéas ocorreu na segunda-feira (21). Durante 12 dias, a equipe da Universidade de Cruz Alta desenvolverá ações nas áreas de saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça, enquanto a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) desenvolverá atividades nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.
 
Unicruz e EESC-USP serão responsáveis pelas ações na cidade de Capitão Enéas-MG
     A equipe da Unicruz é formada pelos professores Diego Eduardo Dill e Fabiana Haag, pelos acadêmicos do curso de Enfermagem João Guilherme Chaves Parizotto, Graziani Zanardo e Natana da Rosa, acadêmicas do curso de Biomedicina Amanda Spring e Luana Junges, acadêmica do curso de Direito Gabriele Marques e pela acadêmica do curso de Pedagogia Rubia Rigotti.
Texto: Diego Dill, professor do curso de Jornalismo da Unicruz e rondonista

Manifestantes de assentamentos ocupam prédio da Cemig em Montes Claros

Manifestantes ocuparam saguão da agência da Cemig em Montes Claros
(Por BRUNA CARMONA) Cerca de 100 manifestantes que integram o Movimento dos Sem Terra (MST) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocupam o saguão da agência da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), no centro de Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar (PM), o grupo chegou ao prédio por volta das 9h da manhã desta quinta-feira (24) e impediu o atendimento dos clientes. Não há previsão para que o prédio seja desocupado.
Os manifestantes são moradores de assentamentos das cidades de São Francisco, Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Capitão Enéas e Montes Claros, e pedem a instalação de energia elétrica nas casas. Eles querem que representantes dos movimentos sejam recebidos pelo presidente da Cemig e recebam uma previsão de quando a energia será ligada nos assentamentos.
Há protestos com o mesmo objetivo ocorrendo em Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde 30 pessoas tentaram entrar no Castelinho da Cemig, no centro da cidade, e também em Varginha, no Sul de Minas, onde 40 manifestantes se reuniram na porta da agência da companhia, no centro. Nas três cidades, as manifestações ocorrem de maneira pacífica.

Atendimento
Em Montes Claros, de acordo com a PM, os atendimentos da agência da Cemig foram transferidos para a Unidade de Atendimento Integrado do bairro Edgar Pereira e acontecem normalmente.
Em Juiz de Fora e Varginha não houve interrupção nos serviços.
A Cemig, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que aguarda a desocupação dos locais onde há manifestantes e, só então, deve recebê-los para conversar sobre a pauta de reivindicações.

terça-feira, 15 de julho de 2014

7 pessoas são presas com armas furtadas de fazenda em Capitão Enéas

Armas estavam com registro vencido e dono da fazenda também foi preso. 
Oito armas foram apreendidas pela Polícia Militar.

Michelly OdaDo G1 Grande Minas
Armas apreendidas pela Polícia Militar (Foto: Divulgação / Polícia Militar)Armas apreendidas pela Polícia Militar (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
Policiais de Capitão Enéas e Francisco Sá (MG) prenderam oito homens nesta segunda-feira (14). Sete dos envolvidos, com idades entre 18 e 40 anos, foram detidos por furto e posse ilegal de armas, e homem de 57 anos foi preso por posse de armas com registro vencido.
A PM recebeu uma denúncia de que duas pessoas teriam comprado diversas armas em Capitão Eneás. Com uma delas foram apreendidas uma espingarda e um rifle. Durante a abordagem, os policiais foram avisados de que um homem de 57 anos foi até o quartel afirmando que várias armas da propriedade dele haviam sido furtadas; ele acabou preso.

O outro envolvido mencionado na informação recebida pelos policiais foi encontrado e disse que teria repassado as armas para cinco pessoas, que também foram localizadas.
De acordo com a PM, foram apreendidas mais seis armas, entre elas dois rifles e uma escopeta. Três foram apreendidas em Francisco Sá e o restante em Capitão Enéas. Como o registro das armas estava vencido desde 2010, o homem de 57 anos também foi preso.

Alguns dos envolvidos que estavam com armas tinham passagens por posse ilegal de armas e furto.